sábado, 31 de agosto de 2013

US Open 2013: Resultados 3ª ronda Torneio feminino

3ª Ronda

Serena Williams já está na 4ª ronda 

(5) Li Na vs (30) L.Robson 6-2; 7-5
(15) S.Stephens vs (23) J.Hampton 6-1; 6-3
(1) S.Williams vs Y. Schvedova 6-3; 6-1
(3) A.Radwanska vs (32) A.Pavlyuchenkova 6-4; 7-6
(24) E.Makarova vs (16) S.Lisicki 6-4; 7-5
(18) C.Suarez Navarro vs Jie Zheng 6-2; 6-4
(9) J.Jankovic vs K.Nara 6-4; 7-6
(8) A.Kerber vs (25) K.Kanepi 6-0; 6-4

US OPen 2013: (Dia 5) Hewitt vence Del Potro no encontro do dia

Dois ex-campeões do US Open ofereceram um belo encontro na sessão nocturna do 5º dia do US Open. Juan Martin Del Potro (8º cs) viu o australiano Lleyton Hewitt dar a volta aos acontecimentos e mandá-lo embora bem mais cedo  do que ele esperava para casa. Numa jornada em que todos os cabeças-de-série marcaram a diferença, sublinha-se as vitórias de Novak Djokovic (1º cs), Andy Murray (3º e detentor do título), e do checo Thomas Berdych (5º), isto para além de mais um brilharete de João Sousa em Flushing Meadows.

O "duelo" do dia

Num "duelo" de gerações, Juan Martin Del Potro e Lleyton Hewitt foram os protagonistas de um encontro fantástico que fechou a jornada esta sexta-feira em Nova Iorque. Num encontro que atingiu um nível de ténis fabuloso, o australiano começou muito bem o encontro, perdeu o 2º e 3º set mas fruto do seu espírito combativo deu a volta aos acontecimentos. Ao cabo de 4 horas e 03 minutos de encontro, o ex-nº 1 mundial venceu pelos parciais de 6-4; 5-7; 3-6; 7-6(2) e 6-1. Na próxima ronda, o vencedor do torneio em 2001 irá encontrar o russo Evgeny Donskoy que derrotou em cinco partidas o alemão Peter Gojowczyk, nº 146 ATP (6-3; 6-4; 3-6; 4-6 e 6-3), em mais uma maratona do dia.


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ITF $15.000 Bytom: Rui Machado derrotado nas meias-finais

Meias-finais

O tenista algarvio ficou-se pelas meias-finais (Foto Arquivo/Record)

Blaz Rola (Esl/1) vs Andriej Kapas (Pol) 6-4; 4-6; 6-4
Philip Krajinovic (Ser/2) vs Rui Machado (4) 3-6; 7-6(0); 6-4

Notas de Rui Machado na sua conta no facebook: Perdi hoje em 3 sets num jogo bastante duro. Tive as minhas oportunidades. Acabou a minha digressão pela Polónia, agora volto a casa para recuperar fisicamente e começar a preparar-me em piso rápido para a eliminatória da Taça Davis. Contente porque na próxima actualização do ranking, já devo sair no top 300. Devagar se vai ao longe. Vamos lá!


US Open: João Sousa na 3ª ronda do torneio

Mais um dia histórico para o ténis português. João Sousa, nº 95 da hierarquia mundial, assegurou a passagem à 3ª ronda de um evento do Grand Slam, feito só igualado no passado por Michelle Larcher de Brito (em Roland Garros), e por Frederico Gil no Austrália Open. Cinco parciais foram necessários para ultrapassar o (veterano) finlandês Jarkko Nieminen que ainda esteve a vencer por dois sets a um mas não conseguiu suster a irreverência do tenista vimaranense. 

Depois de ter derrotado na ronda anterior Grigor Dimitrov, cs nº 25, foi a vez do actual nº 41 ATP (já esteve no entanto no Top-15 mundial), Jarkko Nieminen, cair ás mãos do tenista luso. O encontro teve a duração de 2 horas e 54 minutos e terminou com os parciais de 1-6; 6-3; 3-6; 6-3 e 6-4. Na próxima eliminatória será a vez do tenista radicado em Barcelona enfrentar o actual nº 1 mundial, o sérvio Novak Djokovic. 

O Encontro - De desaire claro na 1ª partida à vitória final...

Jarkko Nieminen entrou melhor no encontro, muito por força da eficácia do seu serviço. Com 77% bolas colocadas no 1º serviço e 80% dos pontos vencidos nessas circunstâncias, o tenista nórdico criou enormes dificuldades ao tenista vimaranense que não aproveitou nenhuma das duas oportunidades de break que dispôs neste set, ao invés do finlandês, de 33 anos, que aproveitou 2 das 4 oportunidades. Ao cabo de 25 minutos, Nieminen fechou a primeira partida por um claro 6-1. A 2ª partida foi bem diferente. Jarkko perdeu um pouco de intensidade no seu saque ao invés de Sousa que elevou o nível não só do seu serviço como do seu ténis. Um break na única oportunidade para ambos os jogadores nesta partida foi decisiva, tendo a mesma terminada ao cabo de 36 minutos. 

A 3ª partida sempre importante na marcha do marcador foi novamente favorável a Nieminen. 37 minutos foi a duração da partida, decidida em pormenores. Um break novamente para o finlandês colocou-o apenas a um set da 3ª ronda, mas o tenista luso foi muito activo e não ficou na expectativa. A 4ª partida teve a duração de 39 minutos e uma vez mais o tenista português levou a melhor por 6-3.  

A 5ª partida o tenista português cedo forçou o ritmo, chegou a 2-0. Ainda assim, o seu oponente não desistiu e chegou à igualdade a dois. Todavia, os jogos de serviço foram-se mantendo até ao 9º jogo, momento em que João "quebrou" o saque do seu opositor e fechou logo a seguir a contenda. Uma grande vitória do tenista português que terá o prémio de defrontar na próxima ronda o nº 1 mundial, Novak Djokovic. Quem sabe na sessão nocturna no próximo domingo.... 


US Open 2013 (Dia 4): Resumo do dia - WTA

Numa jornada em que quatro cabeças-de-série rolaram em Flushing Meadows - de forma mais estrondosa da 4ª cs, a italiana Sara Errani (às mãos da sua compatriota Flavia Penneta), Serena Williams (1ª cs) e Victoria Azarenka (2ª) garantiram a presença na 3ª ronda. Para nós portugueses a eliminação de Michelle Larcher de Brito foi a novidade do dia, estando agora as cores lusas entregues a João Sousa na variante de singulares masculinos. 

Serena Williams, a defender o estatuto de melhor tenista da actualidade, fez da segunda ronda uma autêntica proforma, ao ultrapassar a casaque Galina Voskoboeva por um "simples" 6-3 e 6-0. Na próxima eliminatória a campeonissíma norte-americana irá encontrar nova competidora de leste - Yaroslova Shvedova. Um momentâneo "apagão" no 1º set, colocou Victoria Azarenka numa situação inesperada. A nº 2 mundial chegou a 5-0 diante de Ursula Radwanska, permitiu a recuperação da sua opositora para 3-5, mas acabou por mostrar quem mandava no court e fechou a contenda por 6-3 e 6-1. A segunda partida foi mais uniforme, e agora na próxima ronda a ex-pupila de Antonio Van Grichen vai defrontar a "carrasca" de Maria João Koehler no torneio - a francesa Alize Cornet (26ªcs). 

A italiana Sara Errani, que defendia o estatuto de semifinalista na edição de 2012 (derrota perante Serena Williams nas meias-finais), "caíu" aos pés da sua compatriota Flavia Penneta que demonstrou não ter desaprendido de mostrar um ténis de algo gabarito, e "despachou" autenticamente a 4ª cs pelos parciais de 6-3 e 6-1. Na 3ª ronda, Pennetta irá medir forças com ex-campeã deste mesmo torneio Svetlana Kuznetsova (27ª cs), que necessitou de três partidas para derrotar a chinesa Shuai Peng (6-1; 4-6 e 6-4). 

A desconhecida Kurumi Nara derrotou a romena Sorana Cirstea. A 19ª cs não confirmou as exibições bem conseguidas num passado muito recente e sucumbiu  em duas partidas (5-7 e 1-6). Elena Vesnina, 22ª cs, foi outra das desilusões da jornada desta quinta-feira e cedeu para a italiana Karin Knapp (1-6 e 4-6). A "armada alemã" perdeu mais uma das suas jogadoras, e depois de Julia Georges ter sido derrotada na ronda anterior, foi a vez de Mona Barthel (28ª cs) dizer adeus ao torneio norte-americano. A norte-americana Alison Riske superiorizou-se pelos parciais de 6-4 e 6-2. 

Entre as tenistas mais cotadas que estiveram em acção esta quinta-feira garantiram também a passagem à 3ª rondas a dinamarquesa Caroline Wozniacki (6ª cs), Petra Kvitova (7ª),  Angelique Kerber (8ª), Jelena Jankovic (9ª), Roberta Vinci (10ª) e Ana Ivanovic (13ª). Confira a seguir os resultados globais da jornada e o quadro actualizado. 


US Open 2013 (Dia 4): Resumo do dia - Torneio masculino

O dia em Nova Iorque surgiu bem mais soalheiro em relação aos três dias anteriores, permitindo à organização cumprir o calendário estabelecido. Com a ausência de chuva, o que se pode dizer é que os grandes favoritos seguiram em frente, tendo-se registado duas meias-surpresas, os desaires de Sam Querrey (26ª cs) e do australiano Bernard Tomic, este às mãos do "carrasco" de Kei Nishikori, o inglês Daniel Evans. Rafael Nadal (2ª cs), David Ferrer (4º), Roger Federer (7º), Richard Gasquet (8º) e Milos Raonic (10º) seguiram em frente, garantindo a presença na 3ª ronda. 

Comecemos pelas (poucas) surpresas do dia. E nesse particular, Daniel Evans (nº 179 ATP) está a assumir o protagonismo. Depois de ter ultrapassado o 11º cs na ronda inaugural (Kei Nishikori), o tenista inglês "despachou" o australiano Bernard Tomic em quatro partidas (1-6; 6-3; 7-6 e 6-3), ele que vem da fase de qualificação e apenas tinha participado por duas ocasiões na 1ª ronda do torneio de Wimbledon e sem sucesso. Com estas duas vitórias inéditas em torneios do Grand Slam, Evans irá encontrar agora na próxima ronda o espanhol Tommy Robredo (19º cs) que "despachou" em três sets o canadiano Frank Dancevic. Outro jogador que deu nas vistas foi o francês Adrian Mannarino que ultrapassou o 26º cs, e "anfitrião" Sam Querrey. O público estava do lado do "homem da casa", mas o actual nº 63 ATP venceu em quatro partidas (7-6; 7-6; 6-7 e 6-4), num encontro em que três sets foram apenas decididos no tie-break. Na 3ª ronda o tenista gaulês irá encontrar Roger Federer que não teve dificuldades para ultrapassar o argentino Carlos Berlocq, que só a espaços incomodou o ténis do suiço. Os parciais de 6-3; 6-2 e 6-1 mostram a superioridade do ex-nº 1 mundial que nem precisou de estar no seu melhor. 

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

US Open 2013: Michelle Brito derrotada pela 14ª cs

Michelle Larcher de Brito acabou derrotada pela 14ª cs, a ex-campeã do Portugal Open, Maria Kirilenko. A moscovita entrou bem melhor, quer na primeira partida quer no 2º set e "carimbou" a presença para a 3ª ronda. Esperava-se um pouco mais equilíbrio no encontro mas a tenista russa acabou por vencer pelos parciais de 6-3 e 6-1 ao cabo de 1 hora e 15 minutos de encontro. 

Na primeira partida, Kirilenko chegou rapidamente a 5-0. Todavia, Michelle evitou num primeiro momento a "bicicleta" mas quase que conseguia a reviravolta total no marcador. Três jogos consecutivos ainda fez sonhar a nº 1 nacional mas Kirilenko no 9º jogo (em que enfrentou break-point) acabou por fechar a primeira partida. 

No 2º set, a jogadora portuguesa cedeu logo o seu 1º jogo de serviço permitindo a Kirilenko chegar a 2-0. A partir daí a 14ª cs comandou sempre o encontro e ao fim de 31 minutos fechou a 2ª partida e com ela a vitória no encontro. 

US Open 2013: O último dia de James Blake na variante de singulares

J. Blake realizou o seu último torneio na variante de singulares - Foto Foxsports 

Esta quarta-feira em Nova Iorque ficou marcada pelo último encontro de James Blake na variante de singulares no circuito ATP. O actual nº 100 ATP, que conta com 33 anos, disputou assim pela última vez um torneio do circuito profissional ao sair derrotado no encontro da 1ª ronda diante do "gigante" croata Ivo Karlovic. Até entrou bem no "duelo" o ex-nº 4 mundial ao vencer as duas primeiras partidas mas depois o tenista croata deu a volta aos acontecimentos e venceu com os parciais globais de 6-7(2); 3-6; 6-4; 7-6(2) e 7-6(2). 

Breve Resenha da carreira

James Blake irá deixar saudades no circuito ATP. O tenista nova-iorquino "semeava" simpatia por todos no mundo da modalidade, mas à parte a sua personalidade, Blake demonstrou possuir um grande e admirável ténis. É certo que não "subiu" aos mais elevados patamares do ténis mundial (refiro-me principalmente a torneios de Grand Slam), mas foi um jogador que ultrapassou fases bem complicadas, sendo desde muito cedo não só assolado com várias lesões, mas também por problemas de saúde. Ainda, na adolescência foi diagnosticado uma escoliose grave (curvatura da coluna vertebral) sendo obrigado a usar uma cinta durante 18 horas por dia. No particular circuito das universidades norte-americanas terminou as temporadas de 1989 e 1999 como nº 1, saltando para o circuito ATP poucos meses depois. Desde 2003, realiza um evento de caridade anual para angariar fundos para a doença de câncer, objectivo que tem conseguido com enorme êxito. 

Na carreira puramente desportiva venceu 10 títulos ATP, curiosamente, sempre em Hard Court. Venceu o seu 1º título já no longínquo ano de 2002, em Washington,  tendo vencido pela última vez em 2007 em New Haven, torneio que já havia triunfado em 2005. Entre esse ano e 2007 conseguiu os 9 dos 10 títulos da carreira, metade deles vencidos em solo norte-americano. Nos torneios do Grand Slam o melhor que conseguiu foi os quartos-de-final no Austrália Open (2008) e no US Open (2005 e 2006). Registou o seu melhor ranking em 20 de Novembro de 2006, data que ocupou o posto nº 4 do ranking mundial. Para além dos 10 títulos, perdeu 14 finais, uma delas no Estoril (em 2009 diante de Montañes), mas sucumbiu em encontros decisivos em importantes torneios tais como Indian Wells, em 2006 (d. Federer), Queen´s, em 2006 (d. Hewitt), Shanghai, em 206 (d. Federer), Cincinnati, em 2007 (d. Federer), e a última final das quais na relva de Queen´s perante Andy Murray. Na variante de pares (o parente pobre do ténis), venceu uma prova do Grand Slam para além de 4 títulos. Um grande campeão, dentro e fora dos courts sem dúvida...

ITF $15.000 Bytom: Machado nas meias-finais

Rui Machado, nº 306 do ranking mundial, garantiu esta quinta-feira a sua oitava meia-final em torneios de categoria future do ano, ele que tem competido em eventos dessa categoria em sequência da sua lesão que o afastou durante vários meses dos courts de ténis. O tenista algarvio ultrapassou o letão Janis Podzus, nº 1390 mundial nos quartos-de-final do torneio polaco de Bytom. 

Um duplo 6-2 valeu ao "pupilo" de André Lopes a presença nas meias-finais onde vai encontrar o sérvio e 2º cs, Filip Krajinovic. O jovem tenista de 21 anos ocupa a posição nº 316 do ranking mundial e desembaraçou-se nos quartos-de-final, também hoje, do checo Robert Rumler em duas partidas (6-0 e 6-4). A outra meia-final será disputada entre o esloveno, cs nº 1, Blaz Rola e o polaco Andriej Kapas. 

US Open (Dia 3): Resumo do dia WTA

Numa jornada em que apenas oito confrontos se concluíram (já a contar para a 2ª ronda), o grande destaque vai para a vitória da chinesa  Zheng Jie perante a bi-campeã do torneio (2000 e 2001), Venus Williams. Num confronto marcado por uma intensidade infernal, a nº 56 do ranking mundial venceu no tie-break da terceira e derradeira partida. Os parciais de 6-3; 2-6 e 7-5(5) foram os moldes de uma vitória marcante para a ex-nº 15 mundial. 

Agniesnka Radwanska, cs nº 3, garantiu a passagem à 3ª ronda depois de ter vencido  sem problemas de maior a espanhola M. T. Torro Flor. Os parciais de 6-0 e 7-5 mostram a superioridade da tenista polaca. A chinesa Li Na, 5ª cs, ultrapassou também a 2ª ronda, esta à custa da sueca Sofia Arvidsson. A tenista asiática superiorizou-se em todos os capítulos de jogo, vencendo por um duplo 6-2. Além de Venus Williams, e com o encontro de Serena cancelado devido à chuva, o público norte-americano vibrou com o encontro de duas "anfitriãs". Sloane Stephens (15ª cs) ultrapassou a polaca Ursula Radwanska (6-1 e 6-1), ao passo que Jamie Hampton derrotou a francesa Kristina Mladenovic (7-5 e 6-4). Carla Suarez-Navarro, Anastasya Pavlyuchenkova, Laura Robson e Ekaterima Makarova foram as outras vencedoras do dia, como aliás pode comprovar já a seguir com os resultados globais da jornada: 



US Open (Dia 3): Conclusão da 1ª rodada

Mais um dia chuvoso em Flushing Meadows. Na totalidade 28 encontros foram adiados na globalidade. Entre os encontros concluídos, sublinha-se as vitórias de Andy Murray, que continua assim na senda da defesa do título, e do argentino Del Potro que necessitou de 4 partidas para ultrapassar Guilherme Garcia-Lopez. Mais três cabeças-de-série rolaram esta quarta-feira em Nova Iorque (Jurgen Melzer, Fabio Fognini e Benoit Paire), ao passo que James Blake colocou um ponto final na sua carreira de singulares (ao sucumbir em cinco partidas diante do "gigante" Ivo Karlovic), e Lleyton Hewitt continua no torneio à custa do norte-americano Brian Baker. 

A chuva apareceu pelo terceiro dia consecutivo em Nova Iorque, um "interveniente" sempre indesejado em Flusing Meadows. A defender o título, Andy Murray ultrapassou o francês Michael Llodra em três sets (6-2; 6-4 e 6-3). O nº 49 mundial, que conta com 33 anos no seu bilhete de identidade, esteve em court 1 hora e 38 minutos, mas nesse período de tempo não constituiu efectivamente um obstáculo ao vencedor do último torneio de Wimbledon.

Ex-campeão do US Open, Juan Martin Del Potro sobreviveu a uma longa batalha de 4 horas e 13 minutos perante um Guilherme Garcia-Lopez desinibido e sem nada a perder. Os parciais de 6-3; 6-7; 6-4 e 7-6(7) demonstram o equilibrio do encontro que teve momentos de ténis verdadeiramente espectaculares com jogadas bem gizadas de parte-a-parte. Na próxima ronda, Del Potro irá encontrar o ex-nº 1 mundial, Lleyton Hewitt que derrotou o norte-americano Brain Baker pelos parciais de 6-3; 4-6; 6-3 e 6-4.


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ITF $15.000 Bytom: Rui Machado nos quartos-de-final

OITAVOS-DE-FINAL

Rui Machado garantiu os quartos-de-final no torneio polaco

(4) Rui Machado vs Bastian Wagner (Ale/885) 

Janis Podzus (Let)   vs (5) Piotr Gadomski (Pol) 7-6(5); 7-6(4)

QUARTOS-DE-FINAL

(4) Rui Machado vs Janis Podzus (Let/1390)



US Open (Dia 2) - (F): Azarenka e Errani aplicam "bicicletas"; Stosur derrotada

O segundo dia do US Open ficou marcado pelas estreias da finalista da prova de 2012, Victoria Azarenka e da 4ª cs, da italiana Sara Errani, elas que aplicaram duas "bicicletas" às suas respectivas adversárias. A germânica Dinah Pfizenmaier, nº 99 mundial, e a australiana Olivia Rogowska (ela que foi derrotada na fase prévia por Maria João Koehler, e entrou no melhor quadro na condição de Luchy-loser) foram as vítimas. Numa jornada também marcada pelas estreias de Michelle Brito e Maria João Kohler, o desaire de Samantha Stosur, cs nº 11, foi outro dos realces do dia, este pela negativa, situação que Dominika Cibulkova também viveu. 

Victoria Azarenka não podia entrar melhor no US Open. Um duplo 6-0 diante da alemã Dinah Pfizenmaier, nº 99 mundial,  garantiu-lhe a passagem à 2ª ronda. O mesmo resultado registou a italiana Sara Errani, esta diante da australiana Olivia Rogownska, num embate disputado em sentido único. Num encontro atípico e marcado pelos muitos erros de Samantha Stosur, a norte-americana Victoria Duval protagonizou a surpresa do dia ao ultrapassar a cs nº 11 pelos parciais de 5-7; 6-4 e 6-4. 

Das principais cabeças-de-série, Caroline Wozniacki (6ª cs), Petra Kvitova (7ª), Roberta Vinci (10ª), Ana Ivanovic (13ª) e Maria Kirilenko (14º cs) garantiram a passagem à 2ª ronda à custa de Ying-Ying Duau, Johanna Larsson, Timea Babos, Anna Tatisvili e Yanina Wickmayer, respectivamente. Encontros em que as jogadoras mais cotadas em court com mais ou menos dificuldade conseguiram o seu objectivo, não acontecendo o mesmo com a 17ª cs, a eslovaca Dominika Cibulkova que saiu derrotada pela sua rival, a ucraniana, Elina Svitolina. 

US Open (Dia 2): Favoritos em frente; Almagro e Janowicz derrotados

O segundo dia do US Open, torneio masculino, foi algo morno. Para nós, portugueses, o dia até foi histórico com João Sousa a defrontar (e derrotar) Grigor Dimitrov, cs nº 25, mas na restante jornada as eliminações de Nicolas Almagro e do polaco (que bem esteve em Wimbledon) Janowicz foram aqueles resultados que saltaram mais à vista. Entre os "tubarões" nada a assinalar com vitórias fáceis de Novak Djokovic, Roger Federer ou Thomas Bardych... 

Finalista de 2012, o sérvio Novak Djokovic entrou bem no torneio ainda que o lituano Richard Berankis não tenha sido um opositor na verdadeira ascensão da palavra. O melhor que o nº 112 mundial fez foi roubar cinco jogos ao longo do encontro, saindo vencedor o nº 1 mundial pelos parciais de 6-1; 6-2 e 6-2. Por cinco anos vencedor do torneio, o suiço Roger Federer não deu oportunidades ao esloveno Grega Zemlja. Três parciais (6-3; 6-2 e 7-5), numa exibição algo económico do 7º cs que procura em Nova Iorque a revitalização da já por si brilhante carreira. A defender o estatuto de 5º cs, Thomas Berdych não sentiu dificuldades de maior para levar de vencida o italiano Paolo Lorenzi. Os parciais de 6-1; 6-4 e 6-1 foram os moldes de uma vitória sem mácula. 

As surpresas do dia foram mesmo as eliminações de Nicolas Almagro (este até relativa) e do polaco Jerny Janowicz. O espanhol foi derrotado pelo ubzeque Denis Istomin (6-3; 6-1; 4-6 e 6-3), já o tenista polaco não ultrapassou o argentino Maximo Gonzalez (6-4; 6-4 e 6-2).

terça-feira, 27 de agosto de 2013

US Open: Sortes diferentes para jogadoras portuguesas

Michelle Larcher de Brito e Maria João Koehler estiveram hoje em acção no segundo dia de competição do quarto e último Grand Slam da temporada, o US Open. Mas tiveram sortes diferentes. Não foi um triunfo tão mediático, como aquele que conseguiu frente a Maria Sharapova, em Wimbledon, mas foi certamente um triunfo importante. Michelle Larcher de Brito necessitou de 1 hora e 29 minutos para derrotar a grega Elena Daniilidou em duas partidas (6-4 e 6-3). 

Michelle Brito chegou na primeira partida a ganhar vantagem cedo, esteve no comando do marcador mas depois de ter chegado a 3-0 e 4-2, entrou-se numa fase de trocas de breaks. Ainda assim, a tenista luso segurou as rédeas do encontro e fechou a primeira partida ao cabo de 53 minutos (6-4). No segundo set, o equilíbrio foi novamente a nota dominante mas o 8º jogo acabou por ser decisivo com Michelle a fazer o 5-3, para logo a seguir fechar a partida. Na 2ª ronda, a russa Maria Kirilenko, cs nº 14 será a sua adversária. 

Menos sorte teve Maria João Koehler. A nº 2 nacional que disputou na presente temporada os quatro quadros principais dos torneios do Grand Slam não conseguiu suplantar a francesa Alize Cornet. Curiosamente, diante de uma adversária que a derrotou na terra batida de Roland Garros, a jogadora lusa cometeu um elevado número de erros não forçados para este nível de competição (47) e acabou por pagar caro. O encontro ainda assim foi algo equilibrado, terminando com os parciais de 6-3 e 6-2 favorável à tenista mais cotada em court, num "duelo" que teve a duração de 1 hora e 33 minutos...

US Open: João Sousa com vitória histórica

João Sousa, nº 1 nacional, conseguiu esta terça-feira a sua melhor vitória na carreira ao derrotar o 25º cs, o búlgaro Grigor Dimitrov. O jogador búlgaro apelidado no circuito como o "Little Federer", não conseguiu suplantar o ténis do tenista luso que venceu ao cabo de 5 duros parciais ao cabo de 2 horas e 51 minutos. Na próxima ronda, o tenista vimaranense radicado em Barcelona terá pela frente o finlandês Jarkko Nieminen. 

O primeiro set foi sempre comandado pelo namorado de Maria Sharapova que rompeu o 4º jogo do parcial no saque de Sousa e acabou por vencer a primeira partida em 26 minutos (6-3). O nº 95 ATP não desanimou, antes pelo contrário, chegou a 3-0 na segunda partida e embora tenha sido muito pressionado por Dimitrov segurou a vantagem. A sempre importante terceira partida foi bastante semelhante ao set anterior com o tenista luso a entrar de forma mais determinada, e chegar novamente a três jogos sem resposta. Em trinta e quatro minutos, Sousa venceu por 6-4 e ficou a um set de uma vitória importante. E tudo levava a crer que ao cabo de 4 partidas o tenista luso conseguia a sua melhor vitória da carreira, mas em vez de 5-2, Dimitrov recuperou no marcador, chegou a 4-3, primeiro, e depois igualou a 4 jogos. Numa fase crucial do encontro, a maior experiência de Dimitrov veio ao de cima e acabou por levar a decisão para a 5ª partida. 

No set decisivo, Sousa confirmou a melhor entrada no set (apenas não conseguiu na 1ª partida), chegou a uma vantagem importante (logo no 1º jogo quebrou o seu saque), confirmou o break, e rompeu por completo a réplica do búlgaro ao conseguir o 2º break no 5º jogo a 4-1. Com a manutenção dos respectivos saques, Sousa chegou a 5-2, e mesmo depois de ter desperdiçado dois match-points (um deles com uma dupla-falta), confirmou a grande exibição com uma vitória que certamente não esquecerá tão cedo. Para a história ficam os parciais (3-6; 6-3; 6-4; 5-7 e 6-2). 

US Open 2013 (Dia 1): Resumo do dia - WTA

Três jogadoras norte-americanas estiveram em foco na jornada 1 do torneio feminino, com perspectivas diferentes, é verdade, mas com um ponto em comum: a passagem à 2ª ronda. Isto num dia em que a 29ª cs, Magdalena Rybarikova e a belga Kirsten Flipkens (12ª) ficaram pelo caminho. No sentido inverso as favoritas Agnienska Radwanska (3ª cs), Li Na (5ª), Angelique Kerber (8º) ou Jelena Jankovic (9ª) lograram a passagem à 2ª ronda da prova. 

Venus Williams mostrou muito ténis em Flushing Meadows
Serena Williams, cs nº 1 e grande candidata ao título entrou com tudo no Grand Slam norte-americano. A ex-vencedora do torneio de Roland Garros, a veterana italiana Francesca Schiavone foi a sua opositora que o melhor que conseguiu foi estar em court 60 minutos vergada a uma derrota sem discussão (6-0 e 6-1). Demolidor... Entretanto, a sua irmã, Venus Williams mostrou não ter perdido a motivação em jogar ténis e derrotou a belga e 12º cs, Kirsten Flipkens. Se a primeira partida, Venus necessitou de 27 minutos para levar a melhor, a segunda partida foi mais discutida. Depois de ter vencido a primeira partida por 6-1, a ex-nº 1 mundial e actual nº 60 do ranking mundial assinou uma vitória pelos parciais de 6-1 e 6-2 ao cabo de 1 h 22 minutos de luta. A terceira norte-americana em foco foi Sloane Stephens, 15ª cs. A nova coqueluche do ténis norte-americano sobreviveu literalmente ao seu confronto com a luxemburguesa Mandy Minella, tendo necessitado do tie-break da 3ª partida para "carimbar" a presença na 2ª ronda num "duelo" que esteve muito perto de ser... derrotada. 

US Open 2013: (Dia 1): Resumo do dia

A chuva apareceu logo na primeira jornada a sério da edição 2013 do US Open, e com ela três "tomba-gigantes" no quadro masculino deram logo o mote para um Grand Slam que se espera de grande espectáculo mas também um dos mais imprevisiveis dos últimos tempos. Roger Federer viu o seu encontro da sessão nocturna adiado para hoje, ao passo que Rafael Nadal ultrapassou sem dificuldades o seu opositor. O britânico Daniel Brands, o austríaco Andreas Haider-Maurer e o croata Ivan Dodig foram os três tomba-gigantes do primeiro dia. 

O Grandstand foi um dos palcos de uma das três surpresas
no quadro masculino neste primeiro dia (Foto USopen.com)

Dado por muitos como o grande favorito ao título dado o seu momento, Rafael Nadal não deixou dúvidas no seu primeira desafio em Nova Iorque. O tenista espanhol que pode sair do Grand Slam norte-americano como nº 1 mundial conseguiu a sua 16ª vitória em Hard Courts na presente temporada ao derrotar o anfitrião e nº 97 mundial, Ryan Harrisson pelos parciais de 6-4; 6-2 e 6-2. "Rafa" esteve imperial no seu serviço, logrando vencer 82% dos pontos discutidos no seu primeiro saque. 


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

US Open 2013: R. Nadal ultrapassa com facilidade R. Harrisson...

O espanhol e 2º cs, Rafael Nadal já está na 2ª ronda do torneio do US Open. O mallorquino, que procura o seu 2º título nos Estados Unidos, e quem sabe o reassumir do posto de nº 1 mundial, ultrapassou sem grandes problemas o norte-americano Ryan Harrison, nº 97 mundial. Esta foi a 16ª vitória em Hard court para o espanhol nos últimos...16 desafios, vencendo com os parciais de 6-4; 6-2 e 6-2. "Rafa" que não disputou a edição do Open dos Estados Unidos o ano passado referiu no fim do encontro: "A chave para o sucesso é que este ano joguei menos no piso duro não é ?", brincou o espanhol.  "Estou jogando num grande nível, um ténis mais agressivo e confiante". 


Na próxima ronda, o nº 2 ATP encontrará o canadiano Vasek Pospisil, nº 40 mundial ou o brasileiro Rogério Dutra da Silva. 

domingo, 25 de agosto de 2013

US Open 2013 (WTA): Antevisão torneio feminino

Entre as senhoras, o torneio é rodeado de grande expectativa até depois daquilo que aconteceu na relva londrina de Wimbledon. As grandes favoritas irão querer demonstrar que o que se passou foi uma mera casualidade, e irão tentar tomar novamente as rédeas da modalidade. Depois de Marion Bartoli (entretanto reformada) e Sabine Lisicki discutirem o título na catedral do ténis mundial, estaremos perante uma luta a duas para nova final em 2013? Serena Williams, nº 1 do ranking mundial e detentora do título procura o 5º título em Nova Iorque (o primeiro já foi conseguido no longínquo ano de 1999), ela que joga perante os seus fidelizados adeptos. Do outro lado da barricada (por assim dizer) estará Victoria Azarenka, que depois de ter chegado à final do ano passado procura inédito título na cosmopolita cidade norte-americana. 

Sharapova out, Williams e Azarenka na reedição de nova final ? 

Com uma das grandes candidatas ao título de fora por lesão (Maria Sharapova), perfila-se uma final entre a campeoníssima Serena e a finalista do ano passado Victoria Azarenka, pelo menos em termos teóricos. É verdade que a teoria não é matemática, e as finalistas da edição 2013 deste ano estão a... duas semanas de distância. Pelo outro lado, à poucas semanas, em Cincinnati, no último grande teste antes de Flushing Meadows, Victoria Azarenka ultrapassou a actual nº 1 mundial num embate muito bem disputado e vencido pela ex-pupila de Antonio Van Griechen em três (equilibrados) sets. Mas se é verdade que outras "actoras" poderão chegar ao encontro decisivo,  para isso terão que ultrapassar a determinação da tenista europeia e a classe da irmã mais nova de Venus. Veremos... 

US Open 2013: Antevisão Quadro Masculino

Como é habitual, nos primeiros dias de Setembro são conhecidos os últimos dois vencedores do derradeiro Grand Slam da temporada, o típico mas sempre moderno torneio do US Open. Andy Murray e Serena Williams defendem o estatuto de campeões de 2012 mas serão eles os principais candidatos ao título?

O quadro masculino – Candidatos, expectativas e… Federer

O nível médio do ténis masculino está a um nível inédito, como se comprova nos últimos Majors, sendo de esperar logo a partir da 1ªronda desafios apaixonantes. E este ano em Flushing Meadows não vai fugir à regra...

O “Clube dos Quatro Mosqueteiros” exerce sobre todos os outros uma supremacia inequívoca mas o actual momento de forma de Roger Federer atira-o para um nível mas principalmente condição algo inédita. É certo que o suíço no Australian Open, Roland Garros e principalmente em Wimbledon não se exibiu ao nível que nos habituou, mas teme-se que não seja apenas uma quebra de forma mas sim o desgaste natural das coisas. A ver vamos... Pela primeira vez há muitos e muitos anos, o helvético aparece apenas na condição de 7º cs, e não se apresenta actualmente como um dos principais candidatos, ele que venceu em Nova Iorque por cinco ocasiões. Também não se poderá descartá-lo da decisão mas tudo fica mais difícil, ainda por cima com Rafael Nadal em rota de colisão nos... quartos-de-final. O helvético estreia-se frente ao esloveno Greg Zemlja e deverá defrontar na 3ª ronda o norte-americano Sam Querrey. Robin Haase ou Bernard Tomic, um deles deverá ser o adversário nos "oitavos", antes desse hipotético "duelo" com Nadal. 

Um trio no caminho directo ao... título

Se pedirem para indicarmos o "mais favorito" a tarefa não se assemelha fácil já que existem diversas e legítimas perspectivas. Novak Djokovic é o actual nº 1 mundial, e ainda que não tenha confirmado tal estatuto na terra batida parisiense de... Rafael Nadal, nem tão pouco na relva londrina de ... Andy Murray, o sérvio venceu o primeiro Major da temporada, o Australian Open e ostenta os predicados que o levaram de forma inequívoca a nº 1 mundial. É certo que nas últimas semanas não conseguiu os resultados que se esperava, nomeadamente na dupla cimeira de torneios 1000 antes deste US Open, mas o sérvio assume-se como um grande campeão nos momentos altos das temporadas. Estreia-se em Flushing Meadows perante o lituano Richard Berankis podendo encontrar na 3ª ronda o búlgaro Grigor Dimitrov ou quem sabe o nosso... João Sousa. Mas o caminho deverá estreitar a partir dos quartos-de-final onde deverá encontrar o argentino J. M. Del Potro (8º cs) ou quem sabe o veterano alemão a fazer uma grande temporada Tommy Haas. Procura o seu 2º título depois de 2011. Antes da eventual final, Andy Murray ou Thomas Berdych afiguram-se como o último obstáculo antes do encontro decisivo. 

sábado, 24 de agosto de 2013

WTA New Haven: Halep vence 4º título WTA

A romena Simona Halep, nº 23 do ranking mundial, mostrou uma vez mais a boa forma que atravessa no circuito. A tenista de 23 anos, que tinha até ao momento 3 títulos WTA - todos este ano -, (Nuremberga, ´s-Hertogenbosch e Budapeste), aplicou um duplo 6-2 na final do torneio norte-americano de New Haven à checa Petra Kvitova, 3º cs. Este foi o primeiro embate entre as duas no circuito profissional e teve a duração de 66 minutos. 

Nas estatísticas sublinha-se o melhor aproveitamento de break-points de Halep que concretizou 4 das 5 oportunidades que teve ao longo de toda a final, ao invès de Kvitova que não conseguiu traduzir qualquer break nas 4 ocasiões que teve para "quebrar" o saque da jovem romena de 21 anos. Pelo outro lado, a qualidade do 1º serviço foi outra das armas de Simona que venceu 78% dos pontos discutidos no 1º serviço, ela que conseguiu também uma elevada percentagem na entrada da primeira pancada: 74%. 

Pelo outro lado, a checa que ocupa actualmente o posto nº 9 do ranking mundial mantém os seus 10 títulos no circuito profissional feminino, entre eles o único troféu que conseguiu este ano: na circunstância no Dubai. 

ATP 250 Winston-Salem: Monfils abandona e entrega título a Melzer

O austríaco Jurgen Melzer venceu esta tarde o torneio de Winston-Salem, nos Estados Unidos, conquistando o seu 5º titulo ATP da carreira. O actual nº 32 da hierarquia mundial nem necessitou de fechar o encontro já que o seu adversário o francês Gael Monfils abandonou o encontro por motivos físicos. Ainda assim, a primeira partida foi bem disputada com Melzer a fechar o parcial em 54 minutos com o parcial de 6-3. Entre a conclusão do 1º set e o ínicio do 2º parcial, Monfils pediu a assistência médica do fisioterapeuta, queixando-se de dores no joelho. 

O ex-top 10 mundial e nº 43 ATP ainda voltou ao court mas quando já cedia por 1-2 com um break abaixo no 2º set acabou por desistir, levando mesmo a crer ter sentido uma nova lesão. Esta foi a primeira vitória do veterano tenista austríaco perante o tenista gaulês, sendo ainda desconhecida a verdadeira extensão da lesão. A acompanhar nas próximas horas...

US Open 2013: Final do ano passado

Final 2012


Depois de termos recordado a final feminina de 2012, hoje é a vez de proporcionarmos o resumo da final masculina do torneio norte-americano. Andy Murray levou a melhor diante do então (e actual) nº 1 mundial, Novak Djokovic. 






Andy Murray vs Novak Djokovic

$15.000 Poznan: Mesaros derrota tenista algarvio

Foto Arquivo Record.pt

O actual nº 328 do ranling mundial, o croata Kristijan Mesaros  colocou um ponto final a uma série de 8 vitórias consecutivas de Rui Machado em solo polaco, que proporcionou ao "pupilo" de André Lopes vencer o future de Bydgoszcz e chegar às meias-finais do evento de Poznan. Esta manhã, o jogador português foi derrotado de forma clara sucumbindo em dois parciais (6-0 e 6-2).

Na próxima semana, o tenista algarvio estará em novo future polaco, também de 15.000 dólares, na circunstância na cidade de Bytom. 

WTA New Haven: Kvitova a caminho do bi-campeonato?

Petra Kvitova arrisca-se a ser bi-campeã em New Haven

A checa Petra Kvitova, cs nº 3, continua na senda do bi-campeonato no torneio de New Haven, evento que distribui 690.000 dólares em prémios monetários e pontuável para o circuito WTA. A vencedora do torneio do ano passado apenas esteve em court sensivelmente 50 minutos, tempo necessário para derrotar a sua compatriota Klara Zakapalova, jogadora que não conseguiu colocar quaisquer problemas à nº 9 da hierarquia mundial, aliás como demonstram os parciais (6-0 e 6-1). 

Já, a outra meia-final foi mais discutida. A romena Simona Halep, nº 23 mundial, derrotou a ex-nº 1 mundial e tetra-campeã do evento norte-americano, Caroline Wozniacki. A jogadora de leste venceu com os parciais de 6-2 e 7-5 ao cabo de 1 hora e 20 minutos. A final joga-se este sábado na bonita cidade de New Haven. 

ATP 250 Winston-Salem: Melzer vs Monfils na final

O austríaco Jurgen Melzer e o francês Gael Monfils irão discutir este sábado o título no torneio de Winston-Salem, derradeiro apronto para a edição 2013 do US Open 2013. Na primeira meia-final, Gael Monfils a defender o estatuto de 15º cs, levou a melhor sobre o ucraniano Alexander Dolgopolov, nº 38 da hierarquia mundial e cs nº 10. O encontro teve a duração de 1 hora e 38 minutos e saiu favorável ao tenista gaulês que venceu com os parciais de 7-6(9) e 6-3. 

Já, Jurgen Melzer,  tentava pela primeira vez derrotar o norte-americano Sam Querrey pela primeira vez no circuito. Ambos os jogadores tinham-se defrontado por duas ocasiões anteriormente com o tenista norte-americano a levar sempre a melhor. Mas esta sexta-feira a história foi diferente. É certo que o tenista europeu necessitou de três sets mas acabou por vencer com os parciais totais de 6-2; 4-6 e 6-3. Melzer, de 32 anos, procura em Winston-Salem o seu 5º título na carreira - e o seu 1º na actual temporada, ao passo que Monfils procura os mesmos objectivos, curiosamente ( o primeiro caneco no actual ano e o seu 5º título ATP). 

US Open 2013: Jornada cem por cento vitoriosa para o ténis luso

Não podia ter corrido melhor a derradeira ronda de qualificação do US Open para as tenistas portuguesas. Michelle Larcher de Brito e Maria João Koehler lograram a passagem ao quadro principal do último Grand Slam da temporada, confirmando uma vez mais o grande momento que o ténis português atravessa. Assim, à entrada directa de João Sousa (defronta na 1ª ronda o búlgaro Grigor Dimitrov), no torneio masculino, junta-se as nº 1 e nº 2 do ténis luso. 

Michelle Larcher de Brito esteve com um "pé" fora do quadro principal mas acabou por dar a volta aos acontecimentos de uma forma brilhante. Aliás, Elena Baltacha, nº 244 da hierarquia mundial esteve a dois pontos da vitória, mas a jovem tenista portuguesa não desistiu, e depois de vencer 10 dos últimos 11 jogos do encontro, selou uma vitória muito importante. O encontro teve a duração de 2 horas e 31 minutos e acabou com os parciais de 4-6; 7-5 e 6-1. O momento chave do encontro foi mesmo no 2º set, período em que Michelle até chegou a 3-0, cedeu 5 jogos consecutivos e chegou mesmo a servir a 15-30 quando o placard assinalava 3-5 na 3ª e decisiva partida. Mas o grande esperito combativo da "menina do Restelo" veio ao de cima e acabou por ultrapassar a britânica ex-Top 50 mundial. 

Já, Maria João Koehler,  ultrapassou com relativa facilidade a australiana Olivia Rogowska, nº 152 do ranking mundial. O encontro teve a duração de 1 hora e 22 minutos e terminou com os parciais de 6-2 e 6-2. A "pupila" de Nuno Marques foi superior nos momentos cruciais do encontro, chegando assim pela primeira vez na sua carreira ao melhor quadro do torneio norte-americano. Esta será a primeira vez em que duas jogadoras portuguesas estarão em simultâneo no quadro principal do US Open. O sorteio do quadro feminino ainda se efectua esta sexta-feira em Nova Iorque. 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

WTA New Haven: Favoritas em frente

Destaques

Curiosamente, os dois embates onde estiveram as jogadoras mais cotadas do torneio foram aqueles confrontos mais interessantes. A ex-nº 1 mundial, Caroline Wozniacki desembaraçou-se da "anfitriã" e menina bonita do ténis norte-americano Sloane Stephens, ao passo que Petra Kvitova derrotou mas em três parciais a sempre "dura" russa Anastasya Pavlyuchenkova. Duas meias-finais interessantes das quais Wozniacki e Kvitova partem como favoritas. A ver vamos...

Resultados Quartos-de-final

S. Halep vs E. Makarova 6-1; 7-6(6)
(4) C.Wozniacki vs (6) S. Stephens 7-6(6); 6-2

(3) P. Kvitova vs A. Pavlyuchenkova 2-6; 6-2 e 7-5
Z. Zakapalova vs E. Vesnina 4-6; 6-0 e 6-4


ATP 250 Winston-Salem: Gael Monfils derrota Verdasco e está nas "meias"

O Destaque



Resultados Quartos-de-final

(6) S. Querrey vs R. Berankis 6-3; 6-4
(9) J.Melzer vs (13) D.Tursunov 6-4; 6-3

(15) G.Monfils vs (7) F.Verdasco 6-7(8); 6-4; 6-4
(10) A.Dolgopolov vs Y. Lu 7-6(2); 6-3

ITF $15.000 Poznan: Rui Machado nas meias-finais

A defender o estatuto de 5º cs, Rui Machado tem presença assegurada nas meias-finais do "future" polaco de Poznan. A atravessar uma fase da carreira em que procura chegar ao nível já demonstrado no passado, o tenista algarvio venceu esta sexta-feira o polaco Marcin Gawron, nº 525 do ranking mundial. O tenista luso logrou uma vitória relativamente fácil ao derrotar o tenista da "casa" com os parciais de 6-3 e 6-0. 

Na próxima ronda, o "pupilo" de André Lopes irá encontrar o vencedor do embate entre outro polaco, Andriej Kapas, nº 729 do mundo e o croata Kristijan Meszaros, cs nº 3 e nº 328 ATP. A outra meia-final será disputada entre Piotr Gadomski e o monegasco Benjamin Balleret. 

Outros Portugueses

ITF $10.000 Pajulathi (Fin) - Quartos-de-final

 (6) Andre GASPAR MURTA (POR) d.  (3) E. EREMIN (ITA) 26 64 62


US Open 2013: Portuguesas a uma ronda do quadro principal

Michelle Larcher de Brito e Maria João Koehler estão a uma ronda de entrar no quadro principal da edição 2013 do quarto Major da temporada, o US Open que se inicia na próxima segunda-feira na cosmopolita cidade de Nova Iorque. Esta quinta-feira as duas jogadoras portuguesas ultrapassaram as suas oponentes, e agora irão discutir com Elena Baltacha e a australiana Olga Rogowska, respectivamente, por uma na 1ª ronda. 

Tal como na 1ª ronda de qualificação, Michelle Larcher de Brito necessitou de três parciais para "carimbar" a presença na derradeira ronda de qualificação. A casaque Zarina Diyas ofereceu bastante réplica, "roubou" o segundo parcial à nº 1 nacional mas acabou derrotada. Michelle Larcher de Brito confirmou o estatuto de cabeça-de-série e logrou a vitória pelos parciais de 6-4; 5-7 e 6-4, num desafio equilibrado que teve a duração de 2 horas e 8 minutos. 

Minutos mais tarde foi a vez de Maria João Koehler lograr o mesmo destino. A romena Andreea Mitu esteve em court durante 2 horas e 53 minutos, causou muitas dificuldades a Maria João que ainda assim conseguiu o seu melhor registo em Nova Iorque, já que de forma inédita chega à ronda de acesso do ultimo Grand Slam da Temporada. Os parciais de 6-7(5); 6-3 e 6-3 provam as dificuldades da jogadora lusa que irá discutir com a australiana Olga Rogowska. Por seu turno, a britânica Elena Baltacha é a única jogadora que poderá impedir de Michelle Larcher de Brito chegar ao melhor quadro. Dois jogos a ter lugar esta sexta-feira para conferir mais tarde aqui no seu blog de ténis...  


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ATP 250 Winston-Salem: Resultados Oitavos-de-final

Destaques

Num momento em que ainda se discute o "duelo" entre o espanhol T. Robredo e o francês G. Monfils, arriscamos sublinhar a vitória do ucraniano Alexander Dolgopolov no seu embate diante do argentino e 8º cs, Juan Monaco como o resultado do dia. Isto porque o encontro registou momentos de grande qualidade mas também pelo facto do tenista de leste num passado recente registar resultados demasiados discretos para a sua qualidade. Pelo outro lado, não tinha do outro lado da rede um jogador qualquer. Curiosamente, este foi o primeiro confronto entre ambos os protagonistas, ditando a passagem aos quartos-de-final para o nº 38 do mundo e 10º cs do torneio. O madrileno Fernando Verdasco sentiu bastantes dificuldades perante o holandês Robin Haase que levou o madrileno aos limites. Duas horas e treze minutos teve a duração do duelo que decretou a primeira vitória do espanhol em três confrontos diante do tenista de 26 anos de nacionalidade holandesa. 

Resultados Oitavos-de-final

R. Berankis (Lit) vs R. Bautista-Agut (Esp) 6-3;6-3
(6) S. Querrey vs (11) J. Nieminen (Fin) 4-6; 7-6(4); 7-6(10)

(13) D.Tursunov (Rus) vs A.Bogomolov Jnr (Rus) 6-3; 7-5
(9) J. Melzer (Aus) vs (5) B. Paire (Fra) 6-4; 6-3

(7) F.Verdasco (Esp) vs R.Haase (Hol) 6-4; 6-7(8); 6-3
(15) G.Monfils (Fra) vs (4) T. Robredo (Esp) 7-6; 4-6; 6-2

(10) A.Dolgopolov (Ucr)  vs (8) J.Monaco (Arg) 4-6;6-3;6-3
Y. Lu (Tpe) vs S.Johnsson (Usa) 6-3;6-2

WTA New Haven: Resultados Oitavos-de-final

Destaques

Os grandes destaques dos oitavos-de-final do torneio de New Haven vão mesmo para duas tenistas russas. E. Makarova e E. Vesnina destronaram as duas principais cabeças-de-série. Ekaterina Makarova igualou o confronto diante de Sara Errani registando-se agora duas vitórias para ambas as jogadoras, já a nº 24 mundial derrotou pela primeira vez em quatro confrontos a germânica Angelique Kerber que fecha actualmente o Top-10. O encontro teve a duração de 1 hora e 23 minutos e ditou a passagem aos quartos-de-final da russa de 27 anos que nasceu na "vizinha" Ucrânia. Neste momento joga-se o "duelo" entre a alemã Julia Georges e a norte-americana Sloane Stephens, resultado que actualizaremos logo que possível. 

Resultados oitavos-de-final

E. Makarova (Rus) vs (1) S.Errani (Ita) 7-5;6-1
S.Halep (Rom) vs C.Suarez Navarro (Esp) 3-6; 6-4; 6-1

(4) C.Wozniacki (Din) vs K.Knapp (Ita) 7-5;6-1
 (6) S.Stephens (Usa) vs J.Georges (Ale) 7-5; 2-6; 6-1

 A.Pavlyuchenkova (Rus) vs (7) S.Lisicki (Ale) 7-5;6-3
(3) P. Kvitova vs A.Riske 7-6(5); 4-6; 6-3

K.Zakapalova (Che) vs M.Puig (C.Rica) 6-4;6-1
E. Vesnina (Rus)  vs (2) A. Kerber (Ale) 6-2; 6-4

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Final US Open 2012: Torneio Feminino

FINAL 2012


(1) V. Azarenka vs (4) S. Williams

A poucos dias do inicio da edição 2013 do US Open vamos aqui recordar a final de singulares feminina que opôs a então 1ª cs, Victoria Azarenka à 4ª favorita e norte-americana Serena Williams. Recorda-se quem venceu? 

US Open 2013: Michelle Brito e Koehler na 2ª ronda da fase prévia

Jornada positiva para o ténis português em Nova Iorque. Confirmando os respectivos estatutos de cabeças-de-série da fase de qualificação do US Open, Michelle Larcher de Brito e Maria João Koehler garantiram a passagem à penúltima ronda de acesso para o quadro principal feminino... Mas vamos por partes... 

Michelle Larcher de Brito garantiu esta noite a passagem à 2ª ronda da fase de qualificação do US Open, quarto e último torneio do Grand Slam de 2013. A jovem tenista portuguesa ultrapassou em três sets a norte-americana Chiara School, nº 316 do ranking mundial, num confronto muito equilibrado e com constantes oscilações no comando do marcador. Aliás, a jogadora portuguesa esteve com um set e um break na 2ª partida por baixo da sua opositora que não conseguiu no entanto segurar tal vantagem. Depois de ter cedido a primeira partida por 4-6, Michelle igualou a contenda com o mesmo "score". A partir daí, Michelle esteve mais segura e acabou por resgatar o encontro ao vencer com os parciais de 4-6; 6-4 e 6-2. Na próxima ronda, a nº 1 nacional irá defrontar a vencedora do embate entre a cazaque Zarina Diyas, nº 197 WTA e a bielorussa Ilona Kremen, nº 223 mundial. 

Alguns minutos depois foi a vez de Maria João Koehler subir ao court, na circunstância no Court nº 10. A ucraniana Yuliya Beygelzimer, nº 183 da hierarquia mundial era a sua adversária. E a nº 2 nacional esteve sempre no comando do marcador, mostrando-se superior nos momentos cruciais do encontro. Com 90% dos pontos vencidos no 1º serviço, a jogadora portuguesa esteve sempre bastante autoritária nos seus jogos de serviço embora tenha cometido 5 duplas-faltas. O encontro teve a duração de 1 hora e 5 minutos e terminou com os parciais de 6-4 e 6-3. Se é verdade que a tenista ucraniana rompeu por uma ocasião o serviço de Koehler (em quatro oportunidades, e na primeira partida), a 18ª cs aproveitou 3 em 5 break-points para vincar uma superioridade que nunca esteve em causa nos momentos criticos do "duelo". Ao primeiro match-point, a "pupila" de Nuno Marques garantiu a passagem à 2ª ronda da fase prévia. Na próxima eliminatória, Koehler irá defrontar a japonesa Yurika Sema ou a romena Andreea Mitu. 

terça-feira, 20 de agosto de 2013

US Open 2013: Cabeças-de-série torneio feminino

Tal como no sector masculino, a variante feminina já conhece todas as cabeças-de-série da edição 2013 do US Open. Entre as 32 pré-designadas não existem grandes novidades, sendo apenas a francesa Marion Bartoli, nº 7 do ranking mundial a única ausente, mas como se sabe a recente vencedora do torneio de Wimbledon reformou-se à poucos dias. Entre as 32 favoritas contam-se quatro ex-campeãs: Serena Williams, talvez a grande favorita do torneio, Maria Sharapova, Samantha Stosur e Svetlana Kuznetsova. Pelo menos em termos teóricos, Victoria Azarenka (2ª cs) e Agnienska Radwanska (4ª cs) são as principais adversárias das quatro ex-campeãs, umas com mais condições do que outras para "erguer" o troféu, num quadro sempre imprevisível como aliás ficou demonstrado em Wimbledon com Marion Bartoli e Andrea Petkovic a chegar ao encontro decisivo. Aqui fica a tabela... 

Confira a lista de cabeças de chave:
  1. Serena Williams (EUA)
  2. Victoria Azarenka (BLR)
  3. Maria Sharapova (RUS)
  4. Agnieszka Radwanska (POL)
  5. Sara Errani (ITA)
  6. Na Li (CHN)
  7. Caroline Wozniacki (DIN)
  8. Petra Kvitova (CHE)
  9. Angelique Kerber (ALE)
  10. Jelena Jankovic (SER)
  11. Roberta Vinci (ITA)
  12. Samantha Stosur (AUS)
  13. Kirsten Flipkens (BEL)
  14. Ana Ivanovic (SER)
  15. Maria Kirilenko (RUS)
  16. Sloane Stephens (EUA)
  17. Sabine Lisicki (ALE)
  18. Dominika Cibulkova (ESL)
  19. Carla Suarez (ESP)
  20. Sorana Cirstea (ROM)
  21. Nadia Petrova (RUS)
  22. Simona Halep (ROM)
  23. Elena Vesnina (RUS)
  24. Jamie Hampton (EUA)
  25. Ekaterina Makarova (RUS)
  26. Kaia Kanepi (EST)
  27. Alizé Cornet (FRA)
  28. Svetlana Kuznetsova (RUS)
  29. Mona Barthel (ALE)
  30. Magdalena Rybarikova (ESL)
  31. Laura Robson (GBR)
  32. Klara Zakopalova (CHE)




US Open 2013: Cabeças-de-série torneio masculino

Já são conhecidos os cabeças-de-série do US Open 2013, quarto e último Grand Slam da temporada. De acordo com a tabela publicada ontem pelo ATP World Tour o destaque vai para o posto nº 7 de Roger Federer que poderá assim defrontar um dos seus grandes arqui-rivais dos últimos anos ainda nos quartos-de-final. Federer venceu o torneio nova-iorquino por cinco ocasiões mas chega à cosmopolita cidade norte-americana muito longe do seu melhor. Num momento de forma bem diferente está Rafael Nadal que chega ao US Open depois de ter vencido o Open do Canadá e o mega-evento de Cincinnati, dois eventos de categoria 1000. Com as desistências de Jo-Winfred Tsonga e Gilles Simon, Julien Benneteau e Dimitry Tursunov beneficiarão de condição de cabeça-de-série num torneio que conta com a presença de João Sousa, este ano o único português presente no Major norte-americano, pelo menos em termos masculinos. 
Confira aqui os jogadores que defenderão o estatuto de cabeças-de-série no evento norte-americano...
  1. Novak Djokovic (SER)
  2. Rafael Nadal (ESP)
  3. Andy Murray (GBR)
  4. David Ferrer (ESP)
  5. Tomas Berdych (TCH)
  6. Juan Martin del Potro (ARG)
  7. Roger Federer (SUI)
  8. Richard Gasquet (FRA)
  9. Stanislas Wawrinka (SUI)
  10. Milos Raonic (CAN)
  11. Kei Nishikori (JAP)
  12. Tommy Haas (ALE)
  13. John Isner (EUA)
  14. Jerzy Janowicz (POL)
  15. Nicolás Almagro (ESP)
  16. Fabio Fognini (ITA)
  17. Kevin Anderson (AFS)
  18. Janko Tipsarevic (SER)
  19. Tommy Robredo (ESP)
  20. Andreas Seppi (ITA)
  21. Mikhail Youzhny (RUS)
  22. Philipp Kohlschreiber (ALE)
  23. Feliciano López (ESP)
  24. Benoit Paire (FRA)
  25. Grigor Dimitrov (BUL)
  26. Sam Querrey (EUA)
  27. Fernando Verdasco (ESP)
  28. Juan Mónaco (ARG)
  29. Jurgen Melzer (AUT)
  30. Ernests Gulbis (LET)
  31. Julien  Benneteau (FRA)
  32. Dmitry Tursunov (RUS)

ATP 250 Winston-Salem: João Sousa derrotado na 1ª ronda

Uma semana depois, João Sousa e Alex Bogomolov Jnr encontravam-se de novo no circuito masculino. E se é verdade que o nº 1 nacional derrotou o russo, agora nº 95 da hierarquia mundial na fase de qualificação do ATP 1000 de Cincinnati, a história hoje no Winston Salem Open foi bem diferente. 

Depois de ser repescado para o quadro principal na condição de Lucky-loser, o jogador português não teve arte nem engenho para repetir a vitória diante do moscovita de 30 anos que reside na Florida. O encontro teve a duração de 1 hora e 15 minutos e saiu favorável ao jogador russo pelos parciais de 6-4 e 6-1. 

Uma quebra no serviço de João e o aproveitamento de 2 das 6 oportunidades que teve para romper o saque do vimaranense foi suficiente para Alex Bogomolov Jnr seguir em frente, onde irá defrontar o vencedor do "duelo" entre o belga David Goffin e o 13º cs, o russo Dimitry Tursunov. 

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Ranking ATP: Grannolers sobe ao posto nº 36 ATP

Na habitual actualização do ranking masculino os destaques da semana vão mesmo para as subidas de Marcel Grannolers, vencedor do torneio de Kitzbuhrel, na Áustria, ao posto nº 36 ATP, subindo assim 17 lugares. Com uma subida muito semelhante registou o russo Dimitry Tursunov, que "trepou" 18 postos mundiais, fixando-se assim um pouco atrás de Grannolers (43º posto). Recordamos que o russo apenas foi parado pelo finalista vencido em Washington nas meias-finais o norte-americano John Isner. Na frente nada de novo. Novak Djokovic comanda o ranking mundial de forma confortável com Andy Murray a sensivelmente 3400 pontos. D. Ferrer, Rafael Nadal e Roger Federer fecham o Top-5, enquanto Berdych (6º), Del Potro (7º), Tsonga (8º), Gasquet (9º) e Wawrinka (10º) fecham o actual Top-10 mundial.

Entre os portugueses, João Sousa subiu um lugar, fixando-se no 89º posto mundial enquanto Gastão Elias que está para breve o seu regresso surge no posto nº 135. 


Ranking Portugueses

Ranking Ano torneios Challengers

1 - Jiri Visely (R. Che) 441 pts
2 - Alejandro Gonzalez (Col) 420 pts
3 - Dudi Sela (Isr) 417 pts
...
27. João Sousa 244 pts


ATP 1000 Montreal (Dia 1) Resultados da Jornada


Encontro da Jornada

F. Mayer derrotou Tomic e irá defrontar N. Djokovic na 2ª ronda (AP Photo)

Resultados da Jornada (Dia 1)

(Q) M.Matosevic vs (Q) B.Becker 62 63 
E.Gulbis vs F. Lopez 76 64
P.Andujar vs (Q) A.Weintraub 61 76
I.Dodig vs G.Zemlja 61 61
A.Seppi vs L.Rosol 64 46 76
F.Mayer vs B.Tomic 57 63 63
M.Klizan vs T.Bellucci 57 64 76

B.Paire vs P.Kohlschreiber 76 75
D.Istomin vs J.Tipsarevic 64 63
J.Levine vs X.Malisse 64 76
K.Nishikori vs P.Polansky 46 64 62

Open do Canadá: (Dia 1) Resultados da jornada

Encontro da jornada

R. Vinci necessitou de 3 sets para derrotar J. Georges (AP) 


Resultados  Dia 1 Toronto (1ª Ronda) - Quadro

Y.Wickmayer vs (LL) B.Mattek-Sands 64 26 64
D.Cibulkova vs (Q) J.Cepelova 75 64
S.Cirstea vs O.Savchuk 62 63
F.Penneta vs U.Radwanska 63 36 62
M.Barthel vs J.Zheng 67 63 76
V.Lepchenko vs A.Morita 63 61
K.Bertens vs A.Riske 64 16 63
R.Vinci vs J.Georges 26 64 63
K.Zakapalova vs L.Safarova 57 63 61
S.Stephens vs K.Mladenovic 62 76
 A.Pavlyuchenkova vs C.Zhao 61 63

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Ranking WTA: Victoria Azarenka no 2º posto

No dia em que as bolas começam a saltar no Open do Canadá (este ano joga-se em Toronto), foi publicado pelo WTA World Tour a actualização do ranking mundial, sendo de registar como principal alteração no mesmo a subida de Victoria Azarenka ao posto nº 2 por troca com a russa Maria Sharapova. A bielorussa ainda que tenha perdido a final do torneio californiano de Carlsbad para Samantha Stosur não deixou de subir na hierarquia mundial. No Top-10 foi essa a única alteração. Serena Williams continua no comando da tabela seguindo-se Agnienska Radwanska (4ª) e a chinesa Li Na (5ª) como as actuais Top-5 mundiais. Sara Errani, Petra Kvitova, Marion Bartoli, Angelique Kerber e Caroline Wozniacki fecham o "Clube das 10 mais". Pequenos ajustamentos entre o Top-10 e as primeiras 20 classificadas também aconteceram com relevo para a subida da australiana Samantha Stosur ao 11º posto, ela que venceu em Carlsbad, aliás como já referido, e as subidas de dois postos para as duas sérvias (Jelena Jankovic e Ana Ivanovic, estão agora na 14ª e 15ª posições respectivamente). Entre as portuguesas, as melhores noticias são de Maria João Koehler que subiu 10 posições, fixando-se agora no Top-130 mundial (mais concretamente na 129ª posto), ao passo que Michelle Larcher de Brito desceu 8 lugares, "sentando-se" na posição 119 do ranking mundial. Barbara Luz e Joana Valle Costa subiram no ranking como aliás pode verificar no link abaixo. 




WTA Carlsbad: Stosur domina Azarenka que sobe ao posto nº 2 WTA

S. Stosur venceu na Califórnia . Associated press


S. Stosur venceu esta noite o torneio californiano de Carlsbad á custa da bielorussa e cs nº 1 V. Azarenka. De forma até algo surpreendente a jogadora australiana acabou por dominar a final deste domingo de inicio a fim. O encontro teve a duração de 1 hora e 23 minutos e terminou com os parciais de 62 e 63. O serviço foi decisivo no desfecho da final, já que Azarenka dispôs de 11 break-points ao logo do embate mas apenas conseguiu converter por uma ocasião tal objectivo e na primeira partida. Tal facto deveu.se e muito à agressividade da australiana no seu 1º serviço. 

Ao invès, Stosur além de um break suficiente no 2º parcial, rompeu por três ocasiões na partida inicial o "saque" de Azarenka que não obstante ter perdido a final, subirá já esta segunda-feira a nova nº 2 mundial, trocando de posição com a russa Maria Sharapova. Serena Williams continua a comandar o ranking mundial, quando nos preparamos para assistir a dois importantes testes para Nova Iorque: já esta semana em Toronto, na próxima semana em Cincinnati onde estarão todas as grandes estrelas do ténis mundial. 

WTA Final Washington

(7) M. Rybarikova vs A. Petkovic 64 76

ATP 500 Washington: Del Potro vence torneio e torna.se tri-campeão

J. M. Del Potro confirmou o estatuto de 1º cs do ATP 500 de Washington ao derrotar na final o norte-americano J. Isner, cs nº 7. No entanto o nº 7 mundial teve que dar a volta aos acontecimentos já que Isner venceu a primeira partida mas Del Potro elevou o nível do seu ténis nomeadamente no capítulo do serviço e acabou por vencer com os parciais de 36 61 e 62, em 1 hora e 29 minutos. 

Num encontro com ambos os protagonistas a fazerem do seu serviço uma forte "arma", Del Potro não só conseguiu erguer o troféu pela 3ª vez como conseguiu chegar à marca de 15 títulos ATP. "A Torre da Tandil" soma desta feita aos títulos de 2008 e 2009 a edição deste ano do torneio norte-americano. Ambos os jogadores estarão esta semana em Montreal a disputar um de dois eventos de categoria 1000 em vésperas do inicio do US OPen 2013. 

domingo, 4 de agosto de 2013

WTA Toronto: Michelle Brito derrotada de entrada

Arquivo Record.pt


A nº 1 nacional e nº 111 mundial, Michelle Larcher de Brito foi este sábado derrotada de entrada no milionário torneio de Toronto, evento que distribui 2 milhões de euros em prémios monetários e conta com as maiores figuras do actual panorama do ténis mundial feminino. Na 1ª ronda da fase de qualificação, a jogadora lusa sucumbiu diante da argentina Paula Ormaechea, nº 79 do ranking mundial pelo duplo parcial de 36. O próximo compromisso de Michelle será no próximo fim-de-semana na fase de qualificação para o torneio de Cincinnatti. 



Outros Portugueses

1ª Ronda de Qualificação Belgica F 8 - (13) G. Oliveira vs N. De Meyer 63 75
1ª Ronda de Qualificação Espanha F 25: João Barra vs V.Monton Queralt 62 76(2) 

ITF $25.000 Koksidje (Bélgica): (7) Bárbara Luz vs Van Dyck (Bel) 46 16

WTA Carlsbad: Azarenka confirma favoritismo

V. Azarenka, nº 3 mundial e principal favorita ao título de Carlsbad triunfou na noite passada sobre a sérvia e ex-nº 1 mundial, A. Ivanovic. Mas o triunfo não foi nada fácil, e só no primeiro parcial é que Azarenka conseguiu mostrar uma superioridade inequívoca. O encontro teve a duração de 1 hora e 53 minutos e terminou com a 5ª vitória da bielorussa em 7 encontros perante a actual nº 17 mundial que dá sinais de nova revitalização na sua carreira. 

Os parciais de 60 46 e 63 confirmam o favoritismo da ex-pupila de Antonio Van Griehen mas lança também uma certa curiosidade para as próximas perfomances de Ivanovic que deixou há poucos dias de trabalhar com o seu técnico de longa data.  Na outra meia-final, S. Stosur confirmou o favoritismo ao derrotar a francesa V. Razzano. A nº 131 mundial e wild-card da prova não conseguiu superiorizar-se à australiana que vincou ainda mais a sua superioridade diante da experiente jogadora francesa ao vencer pelos parciais de 76 e 63, "carimbando" assim o quinto triunfo em outros tantos embates diante da sua adversária deste sábado na Califórnia. 

ATP 500 Washington: Del Potro e Isner na final

A final do torneio ATP 500 de Washington será disputada entre o argentino J. M. Del Potro e o norte-americano J. Isner isto depois de ambos os jogadores terem ultrapassado respectivamente T. Haas e o russo D. Tursunov. No entanto, as vitórias do 1º e 8º cs não foram fáceis mas nos momentos cruciais acabaram por prevalecerem numa jornada em que a chuva apareceu influenciando em certa medida os encontros.  

Del Potro e T. Haas encontraram-se na segunda meia-final. O inicio do encontro até foi algo lento com o germânico e 3º cs chegar a uma vantagem de 4-1. Todavia, a chuva apareceu em Washington, acabando por influenciar as características do embate. No regresso, "A Torre de Tandil" recuperou no marcador, serviu mesmo para fechar o set a 5-4, ainda se deu ao luxo de perder o serviço mas acabou por se superiorizar no tie-break por 74, já depois de ter salvo 2 set points a 56. Na segunda partida, um break foi suficiente para fechar a meia-final com os parciais de 76(4) e 64 em praticamente 2 horas de jogo. 

Já, John Isner necessitou de três sets para ultrapassar o veterano russo D. Tursunov, nº 61 da hierarquia mundial. O encontro teve a duração de pouco mais de 2 horas saindo vencedor o tenista da casa pelos apertados parciais de 67(7) 63 e 64. O norte-americano procura em Washington o seu 3º título do ano e o 8º da carreira, ao passo que Del Potro busca o seu 15º título absoluto e o 2º troféu da temporada. No confronto directo, Del Potro leva a melhor com 3 vitórias sendo todos os desafios disputados até à data em hard court, como de resto acontece neste evento de categoria 500. 

Final Feminina - Rybarikova vs Petkovic

Já no sector feminino, o encontro crucial será disputado entre a eslovaca M. Rybarikova e a talentosa germânica A. Petkovic. 

Numa meia-final cem por cento de leste, a 7ª cs e nº 43 WTA derrotou a esquerdina E. Makarova. O encontro teve a duração de 1 hora e 15 minutos e terminou com os parciais claros de 62 e 60, proporcionando à 7ª cs o segundo triunfo diante da tenista russa em outros tantos desafios. A eslovaca de 24 anos procura este domingo o seu 3º troféu da carreira. Já. A. Petkovic derrotou a francesa e 4º cs A. Cornet. O encontro foi bastante equilibrado terminando ao cabo de 1 hora e 38 minutos com os parciais de 75 e 63. Curiosamente, este será o primeiro embate entre as duas jogadoras no circuito WTA.