domingo, 25 de agosto de 2013

US Open 2013 (WTA): Antevisão torneio feminino

Entre as senhoras, o torneio é rodeado de grande expectativa até depois daquilo que aconteceu na relva londrina de Wimbledon. As grandes favoritas irão querer demonstrar que o que se passou foi uma mera casualidade, e irão tentar tomar novamente as rédeas da modalidade. Depois de Marion Bartoli (entretanto reformada) e Sabine Lisicki discutirem o título na catedral do ténis mundial, estaremos perante uma luta a duas para nova final em 2013? Serena Williams, nº 1 do ranking mundial e detentora do título procura o 5º título em Nova Iorque (o primeiro já foi conseguido no longínquo ano de 1999), ela que joga perante os seus fidelizados adeptos. Do outro lado da barricada (por assim dizer) estará Victoria Azarenka, que depois de ter chegado à final do ano passado procura inédito título na cosmopolita cidade norte-americana. 

Sharapova out, Williams e Azarenka na reedição de nova final ? 

Com uma das grandes candidatas ao título de fora por lesão (Maria Sharapova), perfila-se uma final entre a campeoníssima Serena e a finalista do ano passado Victoria Azarenka, pelo menos em termos teóricos. É verdade que a teoria não é matemática, e as finalistas da edição 2013 deste ano estão a... duas semanas de distância. Pelo outro lado, à poucas semanas, em Cincinnati, no último grande teste antes de Flushing Meadows, Victoria Azarenka ultrapassou a actual nº 1 mundial num embate muito bem disputado e vencido pela ex-pupila de Antonio Van Griechen em três (equilibrados) sets. Mas se é verdade que outras "actoras" poderão chegar ao encontro decisivo,  para isso terão que ultrapassar a determinação da tenista europeia e a classe da irmã mais nova de Venus. Veremos... 


Serena, que ostenta 16 títulos do Grand Slam e está no encalço de Chris Evert (com 18 troféus), estreia-se na prova logo na primeira sessão nocturna diante da ex-vencedora de Roland Garros, a veterana italiana Francesca Schiavone. A combativa Schiavone não deverá chegar para a ambição de Serena que poderá encontrar nos oitavos-de-final a nova menina bonita do ténis norte-americana: Sloane Stephens, num claro "duelo" de gerações. A alemã Angelique Kerber (8ª cs) poderá ser a sua oponente dos quartos-de-final antes de encontrar a chinesa Li Na ou a finalista de Wimbledon (quem sabe) Sabine Lisicki, no acesso a uma das vagas na final. 

Já, Victoria Azarenka estreia-se perante uma desconhecida alemã: Dinah Pfizenmaier. Victoria não deverá ter dificuldades para chegar aos oitavos-de-final. Até lá,  Alexandra Wozniak e Alize Cornet (quem sabe derrotada por Maria João Koehler), deverão ser as oponentes na 2ª e 3ª ronda, antes de encontrar a ex-nº 1 mundial e sérvia, Ana Ivanovic nos oitavos-de-final. A australiana Samantha Stosur (11º) ou a checa Petra Kvitova (7ª), uma delas deverá encontrar a bielorussa nos "quartos", que tem no seu encalço nas meias-finais a dinamarquesa Caroline Wozniacki, as italianas Sara Errani, Roberta Vinci ou mesmo a ex-campeã do Portugal Open, Maria Kirilenko. Victoria que já venceu dois Grand Slams (Austrália Open 2012 e 2013), procura o seu 3º Major em termos absolutos. 

Pela primeira vez... duas portuguesas

Pela primeira vez na história do ténis português, duas jogadoras lusas estarão no quadro principal do US Open. A nº 1 nacional, Michelle Larcher de Brito, que disputou por duas ocasiões o torneio (2ª ronda em 2009 e 1ª ronda em 2010) tocou-lhe em sorte a veterana grega Elena Daniilidou, uma jogadora longe do seu melhor. A jogadora lisboeta que vem da fase de qualificação irá medir forças com a nº 1 grega que ocupa o posto nº 125 do ranking mundial num inédito duelo no circuito WTA. Se passar à 2ª ronda, Michelle irá encontrar a 14ª cs, e ex-campeã do Portugal Open, Maria Kirilenko.  

Já, Maria João Koehler disputa o seu primeiro US Open num ano em que estabelece novo registo importante: disputa os 4 quadros principais dos Grand Slams. Pela frente, a jovem jogadora de 20 anos irá defrontar a francesa Alize Cornet (26ª cs), curiosamente, repetindo o embate de Roland Garros, também da 1ª ronda. Nessa altura, a tenista francesa venceu em dois parciais (7-5 e 6-2), mas num desafio em que Koehler ofereceu bastante réplica. Poderá ser uma pequena vingança para a "pupila" de Nuno Marques. A ver vamos.. Se ultrapassar tal oponente, Koehler defrontará a australiana Casey Dellacqua ou a sérvia Alija Tomljanovic. Novo triunfo dará o prémio de discutir com Victoria Azarenka uma vaga nos oitavos-de-final. 

Principais encontros 1ª ronda

(1) S.Williams vs F.Schiavone
(12) K.Flipkens vs V.Williams
(25) K.Kanepi vs V.King
L.Hradecka vs (8) A.Kerber

V.Razzano vs (32) A.Pavlyuchenkova
V.Dushevina vs (16) S.Lisicki
(9) J.Jankovic vs M.Keys
(5) Li Na vs O.Govortsova

(10) R.Vinci vs T.Babos
(14) M.Kirilenko vs Y.Wickmayer
M. Larcher de Brito vs E.Daniliidou
(4) S.Errani vs A.Morita

(7) P.Kvitova vs M.Doi
B.Jovanovski vs A.Petkovic
V.Lepchenko vs A.Dulgheru
(26) A.Cornet vs M.J. Koehler
(2) V.Azarenka vs D.Pfizenmaier




Sem comentários:

Enviar um comentário