terça-feira, 27 de agosto de 2013

US Open 2013: (Dia 1): Resumo do dia

A chuva apareceu logo na primeira jornada a sério da edição 2013 do US Open, e com ela três "tomba-gigantes" no quadro masculino deram logo o mote para um Grand Slam que se espera de grande espectáculo mas também um dos mais imprevisiveis dos últimos tempos. Roger Federer viu o seu encontro da sessão nocturna adiado para hoje, ao passo que Rafael Nadal ultrapassou sem dificuldades o seu opositor. O britânico Daniel Brands, o austríaco Andreas Haider-Maurer e o croata Ivan Dodig foram os três tomba-gigantes do primeiro dia. 

O Grandstand foi um dos palcos de uma das três surpresas
no quadro masculino neste primeiro dia (Foto USopen.com)

Dado por muitos como o grande favorito ao título dado o seu momento, Rafael Nadal não deixou dúvidas no seu primeira desafio em Nova Iorque. O tenista espanhol que pode sair do Grand Slam norte-americano como nº 1 mundial conseguiu a sua 16ª vitória em Hard Courts na presente temporada ao derrotar o anfitrião e nº 97 mundial, Ryan Harrisson pelos parciais de 6-4; 6-2 e 6-2. "Rafa" esteve imperial no seu serviço, logrando vencer 82% dos pontos discutidos no seu primeiro saque. 



Entretanto, o seu grande arqui-rival, Roger Federer apenas esta terça-feira entrará em court devido à chuva que apareceu em Flushing Meadows, eles que estão em rota de colisão para os... quartos-de-final. David Ferrer, 4º cs esteve um pouco melhor em relação ao passado muito recente e ultrapassou o grego Nick Kyrgios em três parciais (7-5; 6-3 e 6-2). 

O francês Richard Gasquet (8º cs) que aparece neste Grand Slam como o melhor francês confirmou o estatuto de 8º cs e ultrapassou sem grandes problemas o "anfitrião" Michael Russell. 

As três surpresas

Dos três cabeças-de-série derrotados nesta primeira jornada, o mais surpreendente foi o japonês Kei Nishikori que foi completamente anulado pelo britânico Daniel Evans num "duelo" em que o japonês esteve longe do seu melhor. Quem certamente não se importou com isso foi o tenista britânico que venceu com os parciais de 6-4; 6-4 e 6-2. Andreas Haider-Maurer, um jogador essencialmente de challengers surpreendeu ao ultrapassar o 30º cs, o letão Ernest Gulbis. O jogador de leste que até vinha dando contas de uma certa recuperação no seu actual momento de forma cedeu em cinco partidas. Maurer ainda esteve a perder por 2 sets a 1 mas deu a volta aos acontecimentos e venceu por 3-6; 6-3; 1-6; 7-6 e 6-4. Já, Fernando Verdasco, cs nº 27, não confirmou o estatuto de cabeça-de-série pelo menos em termos eficaz e cedeu perante o sempre "complicado" croata Ivan Dodig (6-3; 7-5; 1-6; 4-6 e 6-3). 

Na linha de Kei Nishikori, o australiano Bernard Tomic não teve vida fácil mas o mais importante conseguiu: passar à 2ª ronda. O esquerdino Albert Ramos colocou-lhe muitos problemas e apenas um 6-3 na 5ª e decisiva partida "salvou" o jovem australiano que conseguiu 9 ases e logrou por 5 ocasiões as 17 possibilidades que teve de break. Os parciais de 6-3; 3-6; 4-6; 7-6(1) e 6-3 confirmam o equilibrio. 







Sem comentários:

Enviar um comentário