domingo, 31 de março de 2013

WTA Charleston: Michelle Brito falha apuramento

A nº 2 nacional, Michelle L. Brito, falhou hoje a entrada no melhor quadro do Family Circle Cup, evento premier que conta com algumas das grandes jogadoras mundiais no qual conta à cabeça com Serena Williams ou a dinamarquesa Caroline Wozniacki. A norte-americana Jessica  Pegula, nº 147 WTA venceu com os parciais de 7-6(4) e 6-3 e acabou por terminar com as ambições da nº 2 nacional em chegar ao quadro principal, e quem sabe arrancar para uma carreira diferente.
 
Recorde-se que depois de Michelle Brito ter conseguido entrar no quadro principal em Indian Wells falhou tal objectivo no torneio de Miami.
 
Outros Portugueses
 
$10.000 Heraklion (Gré) - Ronda acesso: Joana V. Costa vs Maria Schneider (Ale) - 6/3, 6/1
$10.000 Torrent (Esp) - Q2 : Rita Vilaça vs Anna Davydova (Rus)  - 6/1, 6/3


 
 
 

ATP 1000 Miami: Salva match-point e termina campeão

A. Murray venceu hoje o seu 9º título Masters 1000 ao derrotar na final do torneio de Miami o espanhol D. Ferrer, num encontro que o tenista natural de Javea dispôs de um match-point. Todavia, o encontro até foi bastante mediano para uma final de um evento deste tipo, mas o escocês acabou por vencer com os parciais de 2-6 6-4 7-6 (7/1).
 
Foto AP


Em simultâneo, A.Murray não só conseguiu o segundo título da temporada - começou ano por vencer o torneio de Brisbane - , como irá aparecer esta segunda-feira como nº 2 mundial trocando de posição com R. Federer e atrás de N. Djokovic no ranking ATP.
 
O encontro foi muito marcado por demasiados erros não forçados de ambas as partes. D. Ferrer entrou melhor no encontro, abriu uma vantagem de 4-0, algo que foi crucial para a vitória no primeiro parcial (6-2). No set seguinte, foi notório uma melhor e mais consistência por parte de Murray, ao contrário de Ferrer que esteve mais errático (neste parcial registou 19 erros não forçados e apenas 5 winners).
 
Quando se jogou a "negra" era de esperar um elevar de nível de ambos os jogadores, mas foi quando ainda sentiu maior desgaste dos dois protagonistas. Aliás, ambos os jogadores mostraram problemas de caimbras. Neste período houve seis quebras consecutivas até ao espanhol fazer o 4-3. A partir daqui o encontro esteve completamente "partido", com os servidores a não tirarem beneficio disso mesmo. Murray recuperou a desvantagem e acabou mesmo por salvar um match-point com uma bola na linha a 5-6. No tie-break, o escocês superiorizou-se e venceu por 7-1. Este foi o 26º título ATP para Murray que repetiu o êxito de 2009.
 
 

 
 


sábado, 30 de março de 2013

WTA Charleston: Michelle Brito na 2ª ronda

WTA Charleston (USA) - Qualifyng 1ª Ronda
 
 
Michelle Larcher de Brito vs Hayley Carter (USA) 6-4; 6-1
 
Próxima ronda: vs (13) Jessica Pecula (USA/nº 147)
 
 
 


WTA Miami: Protagonistas

 
 
Como era de esperar, sentimentos antagónicos no final da edição 2013 do torneio feminino de Miami. Se Serena Williams exibe em cima orgulhosamente o troféu, deixamos aqui algumas revelações da russa Maria Sharapova, palavras que foram proclamadas pela russa aos jornalistas, ainda que tenha referido que o saldo da semana tenha sido positiva.
 
A 3ª cs começou por lamentar as oportunidades não aproveitadas durante a segunda partida:  "São esses momentos, essas escolhas que você tem que tomar se você quer vencer o jogo". Seguidamente referiu-se à boa entrada da sua adversária no inicio do 2º set:  "Acho que é por isso que ela é a número um do mundo. Ela é realmente capaz. Ela obviamente tinha que fazer as coisas de um modo diferente. Ela sabia que eu estava dominando os pontos no primeiro set e no início do segundo. Então ela mudou e no final eu já não estava lá". Fazendo alusão a um provável desgaste, a russa teve uma declaração curiosa e cheia de "fair-play": "Até gostaria de ter isso como desculpa, mas não é verdade", respondeu rindo. "Eu estou bem e feliz por poder jogar, por ser a jogadora que mais jogou este mês. Tive um grande mês e um grande torneio aqui. Acho que somente tenho coisas positivas para levar daqui", completou.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


WTA Miami: Serena vence pela 6ª vez

Serena Williams venceu pela 6ª vez o torneio Premier de Miami, ao derrotar na final a russa e uma das suas grandes rivais no circuito profissional feminino (WTA), Maria Sharapova. O encontro foi disputado em três partidas, tendo mesmo a tenista europeia vencido o set inicial. Os parciais de 4-6; 6-3 e 6-0 configuraramm uma vez mais uma vitória que faz jus à superioridade da actual nº 1 mundial no confronto directo.
 
O set inicial foi aquele disputado com maior equilibrio. Ao cabo de 55 minutos, Sharapova venceu o parcial, muito em consequência de um ténis mais acertivo tendo como base a troca de bolas do fundo de court. No 9º jogo, Maria rompeu o "saque" de Serena e logo a seguir não desperdiçou a oportunidade para fechar a primeira partida (6-4).
 
 O ínicio do 2º set acabou por ser importante. Serena chegou a 2-0, o que forçou Sharapova ir sempre atrás do prezuízo. E num primeiro momento, a 3ª cs até conseguiu mas depois de ter cedido de novo o seu jogo no oitavo jogo, viu a decisão ir para a "negra" depois da norte-americana ter fechado o segundo parcial no seu jogo de serviço.
 
Com Serena a ter vencido os últimos onze confrontos parece que a russa ao ceder a segunda partida terá sentido uma espécie de "dejá-vu", Isto porque a partir daqui nada saiu à tenista europeia, que chegou a estar a perder 0-4 e daí à conclusão do encontro foi um ápice. Além de ter vencido em Miami pela 6ª vez, Serena não só consolida a sua posição de nº 1 mundial, como alcança o seu 48º triunfo WTA. Na próxima semana, Serena estará em Charleston.


sexta-feira, 29 de março de 2013

ATP 1000 Miami: D. Ferrer dá a volta à meia-final

 

D. Ferrer garantiu esta sexta-feira a sua quinta final em torneios Masters 1000. E não foi fácil ao tenista natural de Javea garantir tal desiderato, já que necessitou de dar a volta aos acontecimentos perante o alemão T. Haas. Tommy, a registar uma grande semana, venceu a primeira partida, e quando o tenista espanhol venceu o segundo parcial tudo fazia crer que o nº 5 mundial seguiria em frente.

No entanto, Haas adiantou-se para 3-1, "cavou" uma vantagem importante mas acabou por desperdiça-la. Muito por mérito do espanhol que nunca desistiu, Ferrer acabou por vencer com os parciais de 4-6; 6-2 e 6-3. O 3º cs vai tentar frente a A. Murray ou R. Gasquet vencer o seu segundo evento Masters 1000, depois de ter vencido no final do ano passado o torneio de Paris-Bercy.


Palcos: Court Central WTA Monterrey (Mex)

 
 
 
 
 
 
 

Imagem do dia: Serena Williams

 
Foto WTAtennis.com


É impressionante como Serena Williams ultrapassa com facilidade jogadoras do nível de Agnienska Radwanska que não se pode dizer que é uma jogadora qualquer. Depois de 1 hora de jogo, perto de 60 pontos ganhantes entre eles 12 ases, e um nível de jogo muito acima da média,  penso que estão esgotados todos os adjectivos que classifiquem o trajecto e carreira da nº 1 mundial. Quinze Grand Slams (só na variante de singulares), entre eles o denominado "Serena Slam" (entre R. Garros 2002 e Australian Open 2003), medalhas de ouro em Jogos Olimpicos, tudo tem abrilhantado a perfomance da irmã mais nova do Clã Williams. A seguir os próximos episódios, pois parece que a norte-americana tem "pica" para não se ficar por aqui... 

ATP 1000 Miami: Gasquet derrota cs nº 4

R. Gasquet apurou-se ontem à noite para as meias-finais do torneio Masters 1000 de Miami depois de uma exibição impecável sobre o sempre complicado e talentoso T. Berdych (4º cs). Nas meias-finais, Richard terá um teste muito duro já que A. Murray (2º cs) levou de vencida o croata M. Cilic (9º cs).

O tenista gaulês, uma eterna promessa do ténis mundial, necessitou de 75 minutos para levar de vencida o jogador de leste em dois parciais (6-3 e 6-3). R. Gasquet esteve muito sólido, nomeadamente no seu  ponto menos forte (a sua força mental), aliás como prova a forma cirúrgica como aproveitou 3 dos 4 break-points que dispôs ao longo do encontro. Duas quebras de serviço na partida inicial e um break no segundo parcial foi suficiente para o tenista que reside na Suiça conseguir o seu 5º triunfo em 8 confrontos com o nº 6 mundial.
 
Agora, nas meias-finais, o 8º cs irá encontrar o escocês A. Murray. O 2º cs que procura o seu primeiro triunfo em eventos de categoria 1000 desde 2011, ainda sentiu alguma réplica por parte de M. Cilic mas acabou em 1 h 42 m levar de vencida com os parciais de 6-4 e 6-3. O tenista mais cotado em prova geriu o encontro da melhor forma possivel, dando sempre a sensação que nem estava a jogar o seu melhor ténis.

WTA Miami: Serena e Maria na final

S. Williams e M. Sharapova irão encontrar-se na final do WTA Mandatory de Miami, um dos grandes palcos do ténis mundial logo a seguir aos eventos do Grand Slam. Pela 14ª vez nas suas respectivas carreiras, duas das mais mediáticas jogadoras do circuito irão medir forças numa final de sonho e que está a ser esperada com grande expectativa. De um lado a potência de Serena do outro a agressividade de Sharapova.
 
A tenista russa foi a primeira jogadora a "carimbar" a presença na final depois de derrotar sem mácula a também ex-nº 1 mundial, J. Jankovic. Numa meia-final disputada em sentido único, a 3ª cs apenas esteve em court 63 minutos e com os parciais de 6-2 e 6-1 logrou a vitória (a sétima em oito confrontos com a nº 2 sérvia). M.Sharapova venceu o triplo de pontos da sua oponente (59 contra 29 pontos de Jankovic), que uma vez mais não esteve à altura das circunstâncias.
 
Já, na sessão nocturna, S. Williams mostrou uma vez mais porque é a actual nº 1 mundial depois de ter vencido a polaca A. Radwanska. O que se pode dizer da tenista norte-americana depois de ter apenas cedido 3 jogos ao longo do encontro, e de ter colocado 12 ases?  E do outro lado da rede não estava uma jogadora qualquer. É certo que Radwanska já tem como costume sucumbir nos momentos cruciais mas é sempre uma jogadora duríssima para derrotar. Os parciais de 6-3 e 6-0 em 65 minutos parece desmentir tal realidade...No confronto directo entre S. Williams e M. Sharapova regista-se uma vantagem incostestável da tenista norte-americana (11 vitórias contra 2 desaires)...

quinta-feira, 28 de março de 2013

Duelos Históricos: Lendl vs Becker

Ivan Lendl vs Boris Becker 11-10
 
 
Final Australian Open 1991
 
B. Becker vs I. Lendl 1-6, 6-4, 6-4, 6-4 Stats
 

ITF Villajoyosa: Jogadores lusos derrotados

João Domingues e José Ricardo-Nunes foram hoje derrotados na 2ª ronda do torneio espanhol de Villajoyosa-2, evento a contar para o circuito profissional masculino, que distribui 10.000 dólares em prémios monetários. Denominador comum o facto de dois jogadores espanhóis terem levado a melhor mas em três partidas.
 
J. Domingues (nº 1080 ATP)  defrontou o "anfitrião" José Checa-Calvo, 4º cs e nº 287 do ranking mundial. O jogador português esteve mesmo no comando do marcador num encontro em que houve várias alternâncias no ascendente do mesmo. Se é verdade que Domingues venceu a primeira partida por 7-2, no tie-break, acabou por ceder nos momentos cruciais nas partidas seguintes. O "duelo" acabou por ser favorável ao jogador espanhol com os parciais de 6-7(2); 7-5 e 7-6(4).
 
Já, José Ricardo-Nunes saiu derrotado pelo 5º cs, Marc Giner. O nº 288 mundial levou a melhor ao bater o jogador luso com os parciais de 6-2; 0-6 e 6-4.

WTA Mandatory Miami: Maria e Jankovic na segunda meia-final

M. Sharapova e J.Jankovic estarão na segunda meia-final do WTA Mandatory de Miami, evento que distribui mais de 5 milhões de dólares em prémios monetários. A tenista russa, uma das jogadoras mais dediáticas do universo ultrapassou a italiana S. Errani em dois apertados sets, enquanto outra transalpina, na circunstância R. Vinci,  conheceu igual sorte diante da também ex-nº 1 mundial, J. Jankovic.   
 
M. Sharapova necessitou de dois apertados parciais (7-5 e 7-5) para garantir a passagem à segunda meia-final do torneio norte-americano. A 3º cs salvou mesmo 3 sets points na segunda partida (a 4-5), mas depois de ter concedido algumas oportunidades a Errani, ainda evitou a discussão da negra. O encontro teve a duração de 2 h 30 m. Curiosamente, o mesmo tempo levou a sua adversária da meia-final, J. Jankovic a desembaraçar-se da também italiana R. Vinci. Mas neste caso, a 15ª cs obrigou mesmo a nº 2 sérvia a disputar uma terceira partida mas não evitou o desaire. Os parciais de 6-4; 6-7(6) e 6-3 mostram bem o equilibrio do encontro.

ATP 1000 Miami: Ferrer e Haas na meia-final

Já é conhecida a primeira meia-final do ATP Masters 1000 de Miami, segundo dos eventos norte-americanos disputados nesta quadra primaveril. D. Ferrer e T.Haas irão discutir uma das vagas na grande final depois de terem ultrapassado respectivamente J. Melzer e G. Simon. Esta quinta-feira joga-se os restantes encontros dos quartos-de-final com A. Murray - o agora grande favorito (pelo menos em termos teóricos) à vitória final,  a defrontar M. Cilic, enquanto R. Gasquet (8º cs) e T. Berdych (4ª), definem o último semifinalista.
 
O nº 5 mundial, D. Ferrer entrou algo nervoso diante de J. Melzer. O tenista espanhol que tem no seu curriculum um torneio Masters 1000 (Paris-Bercy, em 2012), perdeu a primeira partida mas acabou por dar a volta aos acontecimentos vencendo as duas partidas seguintes. Os parciais de 4-6; 6-3 e 6-0 proporcionaram ao tenista de Javea voltar às meias-finais em Miami, já que o nº 5 mundial atingiu tal fase da prova em 2005 e 2006. A registar um grande torneio está também o veterano alemão de 35 anos, T.Haas. O 15º cs ultrapassou o francês G. Simon em apenas duas partidas (6-3 e 6-1) em apenas 64 minutos. Recordo que o ex-nº 2 mundial venceu neste torneio oponentes tais como A. Dolgopolov (19º cs), N. Djokovic (nº 1 mundial) e agora G. Simon (11º).
 

quarta-feira, 27 de março de 2013

Vrsar: Pedro Sousa lesiona-se e abandona 1ª ronda

P. Sousa foi forçado a abandonar na primeira ronda do future croata de Vrsar. O 1º cs quando vencia o chileno F. Rios por 3-1 lesionou-se em court e abandonou o torneio que distribui 10.000 dólares em prémios monetários. Aguarda-se ainda mais pormenores sobre a lesão do tenista lisboeta.

Outros Portugueses
 
 
Espanha F8 Futures-Villajoyoso (1ª Ronda)

(LL) J. Domingues vs A.Martinavarro 6-2; 7-6(4)

Frederico Gil ao Raio-X

 
Arquivo
 
Com 28 anos, Frederico Gil atravessa um momento sensível na sua carreira. Nos últimos tempos, o tenista sintrense tem vindo a sentir várias dificuldades. Muitas vozes acreditam que o melhor momento da sua "vida ATP" já passou e foi precisamente isso que me levou a escrever este artigo. O único português com uma final ATP no seu curriculum (perdeu para A. Montañes a final do Estoril Open, em 2010), é certo que vem denotando muitas dificuldades para se manter no Top, e mais do que isso, depois do inêxito em Pereira (challenger colombiano em que perdeu de entrada para o argentino M. Trungelliti), irá cair para lá do Top-200.
O acesso aos melhores torneios começam a limitar a acção do antigo nº 62 do mundo (Abril de 20 11), mas é certo que Gil tem vindo a tomar decisões importantes. Depois de ter tomado a decisão de deixar Cunha e Silva para treinar em Halle, na Alemanha, a carreira do tenista sintrense esteve longe de tomar um caminho uniforme.
 

ATP 1000 Miami: Nº 1 derrotado por veterano alemão

"Velhos são os trapos", esta foi a mensagem deixada pelo veterano alemão de 35 anos, T. Haas no  Crandon Center Tennis em plena sessão nocturna diante do nº 1 mundial, N. Djokovic. Dois parciais (6-2 e 6-4) e 1 h 20 m foram os moldes de uma vitória meritória do ex-nº 2 mundial. É verdade que "Nole" não esteve nos seus melhores dias, mas é preciso conceder boa parte do resultado ao jogador alemão que tem vindo nos últimos tempos a sentir tremendas dificuldades para se manter em competição devido a sucessivas lesões. Nos quartos-de-final, Haas irá encontrar o gaulês G. Simon (11º cs) que derrotou em três partidas o nº 2 sérvio J. Tipsarevic. O tenista de Nice perdeu o primeiro set mas venceu os dois seguintes (5-7; 6-2 e 6-2), num grande espectáculo tenistico. O equilibrio foi a nota dominante com o paciente jogador francês a superiorizar-se muito graças à versatilidade do seu ténis.
 
(15) T.Haas d.  (1) N.Djokovic 6-2; 6-4
(11) G.Simon d. (7) J.Tipsarevic 5-7; 6-2; 6-2
 
Torneio Feminino
 
Entretanto, já é conhecida a primeira meia-final no sector feminino. Depois de S. Williams ter vencido a chinesa Li Na em dois sets, foi a vez de A. Radwanska ter batido a belga K. Flipkens mas em três partidas. Aliás, a tenista menos cotada em court ainda venceu o set inaugural mas Radwanska como é sua imagem de marca não desistiu e deu a volta aos acontecimentos. Esta quarta-feira joga-se os dois restantes encontros dos quartos-de-final: (8) S. Errani vs (3) M.Sharapova e (22) J.Jankovic vs (15) R.Vinci.
 
(1) S.Williams vs (5) L.Na 6-3; 7-6
(4) A.Radwanska vs K.Flipkens 4-6; 6-4; 6-2

terça-feira, 26 de março de 2013

ATP 1000 Miami: J.W.Tsonga derrotado

Dos resultados conhecidos até agora a contar para os oitavos-de-final do torneio de Miami - segundo dos eventos norte-americanos de categoria 1000 disputados nesta quadra primaveril, destaca-se a vitória de M. Cilic (9ª cs) diante do francês J. W. Tsonga num embate discutido sobre o signo do equilibrio, mas decidido a favor do tenista croata em detalhes. Todavia, o ténis mais fisico de Tsonga não foi suficiente para Cilic, ele que tem vindo ultimamente a registar resultados irregulares, isto em comparação com aquilo que pode produzir. Nos quartos-de-final, Cilic irá defrontar o escocês A. Murray, que despachou autenticamente o transalpino A. Seppi em duas partidas. Não menos eficaz esteve D. Ferrer.
 
O tenista natural de Javea bateu o jovem japonês K. Nishikori em duas partidas (6-4 e 62). Com uma exibição positiva e um resultado sem mácula, T. Berdych aplicou um duplo 6-1 ao norte-americano S. Querrey. R. Gasquet e J. Melzer foram os outros vencedores da jornada ao derrotarem dois espanhóis - N. Almagro e A. Ramos, respectivamente. Neste momento joga-se a 3ª partida do embate entre J. Tipsarevic e G. Simon, estando para um pouco mais tarde (sessão nocturna) prevista a partida do nº 1 ATP, N. Djokovic com o veterano alemão T. Haas.


[2] A Murray (GBR) d. [16] A Seppi (ITA) 62 64
[3] D Ferrer (ESP) d. [13] K Nishikori (JPN) 64 62
[4] T Berdych (CZE) d. [17] S Querrey (USA) 61 61
[9] M Cilic (CRO) d. [6] J Tsonga (FRA) 75 76
[8] R Gasquet (FRA) d. [10] N Almagro (ESP) 67(3) 75 76(3)
J Melzer (AUT) d. A Ramos (ESP) 26 63 63
...
[1] N Djokovic (SRB) vs [15] T Haas (GER) (... na sessão nocturna)
[11] G Simon (FRA) vs [7] J Tipsarevic (SRB) 5-7; 6-2; 6-2 (a decorrer)

Challenger Pereira: Gil derrotado de entrada

 
F. Gil voltou esta tarde à competição, no caso, no challenger colombiano de Pereira. No entanto, o agora nº 196 ATP não foi capaz de se superiorizar ao argentino M. Trungelliti. O tenista sul-americano esteve sempre no comando do marcador, aproveitando 5 dos 6 break-points que dispôs ao longo do encontro. O tenista de 23 anos, que ocupa o posto nº 177 da hierarquia mundial venceu por um duplo 6-3.

Outros Portugueses

Bahrain F1 Futures - Manama :: (1ªR) : A.G. Murta vs (q) R.Manuja (India) 6-3; 5-7;2-6

Espanha F8 Futures-Villajoyoso (1ª R): (LL) J.Ricardo Nunes vs C.Benito Huergueta 6-3; 6-2

Rostos e Ca: Lesia Tsurenko

 

Lesia Tsurenko - Nº 74 WTA - Perfil WTA
 
Hoje, na rubrica Rostos e Ca temos a ucraniana Lesia Tsurenko. A actual nº 74 WTA é profissional desde 2007, reside na capital Kiev. Fará 24 anos no último dia de Maio, ela que alcançou em Fevereiro último o seu mais alto ranking de sempre - posto nº 70 WTA. Veja o perfil WTA (em cima)...


Miami: Favoritos em frente

Os grandes favoritos asseguraram a presença nos oitavos-de-final do ATP 1000 de Miami que serão jogados esta terça-feira. No entanto, o checo T. Berdych (4º cs) esteve muito perto de ser derrotado pelo colombiano A. Falla. O tenista sul-americano "falhou" e de que forma ao desperdiçar 2 match-points e depois permitiu a reviravolta no marcador. Dos encontros de hoje destaque para os embates Djokovic vs Haas, Ferrer vs Nishikori, Gasquet vs Almagro; Tsonga vs Cilic e Murray vs Seppi.
 
No sector feminino, S. Williams (1ª cs) e A. Radwanska (4ª) estiveram muito perto de sairem derrotadas perante a eslovaca Cibulkova e a anfitriã Stephens mas nas fases cruciais foram mais eficazes. Sharapova não sentiu dificuldades para chegar aos quartos-de-final diante da checa Zakapalova ao passo que as duas sérvias ainda em prova tiveram sortes diferentes. Jankovic derrotou a romena S. Cirstea em duas partidas, ao passo que Ivanovic depois de exibir um bom ténis na primeira partida diante de Errani, desapareceu nas partidas seguintes e sucumbiu na "negra" com um 2-6.  Esta terça-feira, Serena defronta Li Na ao passo que A. Radwanska defronta a belga K. Flipkens.

Quadro Masculino

[2] A Murray (GBR) d. [29] G Dimitrov (BUL) 76(3) 63
[4] T Berdych (CZE) d. A.Falla 26 76 64
[6] J Tsonga (FRA) vs J Nieminen (FIN) 63 63
[8] R Gasquet (FRA) d. [28] M Youzhny (RUS) 63 64
 [9] M Cilic (CRO) d. [20] J Isner (USA)  63 76
[10] N Almagro (ESP) d. D Goffin (BEL) 63 64
[17] S Querrey (USA) d. [14] M Raonic (CAN) w.o
[16] A Seppi (ITA) d. T Bellucci (BRA) 75 46 62
Quadro Feminino

[1] S Williams (USA) d. [13] D Cibulkova (SVK) 26 64 62
[3] M Sharapova (RUS) vs [21] K Zakopalova (CZE) 62 62
[4] A Radwanska (POL) d. [16] S Stephens (USA) 46 62 60
[5] N Li (CHN) d. [WC] G Muguruza (ESP) 76(6) 62
[8] S Errani (ITA) vs [12] A Ivanovic (SRB) 16 64 62
[15] R Vinci (ITA) vs [32] A Cornet (FRA) 26 64 64
[22] J Jankovic (SRB)  d. [28] S Cirstea (ROU) 60 64
[30] K Flipkens (BEL) d. [WC] A Tomljanovic (CRO) 67(6) 64 63

segunda-feira, 25 de março de 2013

Portugueses:Trio luso derrotado em Espanha

Hoje, segunda-feira, os tenistas portugueses que estiveram em acção não foram muitos felizes. O trio que competiu em Espanha (João Domingues, Henrique Sousa e José Ricardo Nunes) foram todos eles derrotados na derradeira ronda de qualificação do future de Villajoyosa. Já, ontem á noite, Michelle L. Brito não foi capaz de levar de vencida a norte-americana A. Riske que venceu em duas partidas (6-2 e 7-5). Amanhã, F. Gil irá estrear-se no challenger colombiano de Pereira, onde defrontará o sul-americano M. Trungelliti - jogo que deverá começar por volta das 17 horas portuguesas. Mais cedo, André Gaspar Murta joga no Bahrein, ao passo que P. Sousa defronta o anfitrião e wild-card B. Puc (nº 1366 ATP). Fique aqui com os últimos resultados dos tenistas lusos esta semana em acção.


ATP Challenger Pereira - Colombia :: (1ª R): F. Gil vs M.Trungelliti (Arg)

Croatia F5 Futures - Vrsar :: (1ªR): (1) P. Sousa vs (Q)

Bahrain F1 Futures - Manama :: (1ªR) : André Gaspar Murta vs (q) R.Manuja (India)

Spain F8 Futures-Villajoyosa :: (Q3): (10) João Domingues vs (6) R.Ojeda Lara 3-6; 1-6

(Q3): (13) Henrique Sousa vs (1) O.Roca Batalha (Esp) 2-6; 4-6

(Q3): (11) José Ricardo Nunes vs (2) A.Sanjurjo Hermida (Esp) 4-6; 2-6

$50,000 Osprey - EUA :: (Q1): (2) Michelle Larcher de Brito vs A. Riske (USA) 2-6;5-7

$10,000 Sharm El Sheikh :: (Q2) Matilde Fernandes vs V. Shatalova (Blr) 6-2; 2-6; 2-6

$10,000 Ribeirão Preto - Brasil :: (Q2): Ivone Álvaro vs J. Browne (Usa) 2-6; Ret.

Miami: Djokovic, Ferrer e Sharapova em frente

A jornada deste domingo em Miami registou curiosos duelos. No sector masculino, N. Djokovic, D. Ferrer e J. Tipsarevic asseguraram a passagem à próxima ronda, ainda que o nº 2 sérvio necessitou de um terceiro parcial para ultrapassar o duro sul-africano K. Andersson. De notar resultados diferentes para dois veteranos ainda em prova. T. Haas superiorizou-se ao ucraniano A. Dolgopolov, já J. Blake, ex-nº 4 ATP, ofereceu bastante réplica mas acabou por sucumbir na "negra" diante do esquerdino espanhol A. Ramos.

No quadro feminino, o court central na sessão nocturna, acolheu duas vencedoras de títulos do Grand Slam. A. Ivanovic mais constante (registou uma óptima exibição), venceu pela 8ª vez em 12 duelos a russa S. Kuznetsova, desta feita por um duplo 6-3.

Outra sérvia esteve igualmente em foco. J. Jankovic, muito irregular nos últimos tempos derrotou a russa N. Petrova (11ªcs) e agora na próxima eliminatória encontrará um das jogadoras que estará dentro de algumas semanas no Portugal Open - no caso a romena S. Cirstea.

Quadro Masculino

[1] N Djokovic (SRB) vs S Devvarman (IND) 6-2;6-4
[3] D Ferrer (ESP) d. [32] F Fognini (ITA) 61 75
[7] J Tipsarevic (SRB) d.  [26] K Anderson (RSA) 4-6;7-6;6-0

domingo, 24 de março de 2013

Semana Portugueses (Actualização)

Esta semana vários jogadores portugueses estarão em acção em diversos pontos do planeta. Á cabeça, F. Gil volta às competições no caso aos torneios challengers. Na circunstância, Gil regressa à terra batida no caso na Colômbia. O tenista sintrense ainda não conhece o seu opositor, aliás circunstância semelhante a P. Sousa mas no caso no future croata de Vrsar. A. Gaspar Murta estará no primeiro future do ano no longinquo Bahrain, ao passo que quatro lusos estão em Espanha. Entre eles, apenas G. Oliveira caíu na fase prévia neste caso diante de J. Ricardo Nunes, o 11º cs. Também destaque para Michelle Brito que estará em Osprey, nos Estados Unidos num torneio de 50.000 dólares. Todavia, a nº 2 nacional terá que disputar o qualifyng para chegar ao quadro principal.



ATP Challenger Pereira - Colombia :: F. Gil vs

Croatia F5 Futures - Vrsar :: P. Sousa vs

Bahrain F1 Futures - Manama :: 1ªR: André Gaspar Murta vs (q) R.Manuja (India)

Spain F8 Futures-Villajoyosa :: (Q2): João Domingues vs I.Gonzalez Lloria (Esp) 6-1;6-4
                                                      
                                      (Q2): (13) Henrique Sousa vs T. Iriarte (ARG) - 6/4, 3/6, 6/3

                                     (Q2): (11) José Ricardo Nunes vs Gonçalo Oliveira - 7-6(9);6-4

$50,000 Osprey - EUA :: (Q1): (2) Michelle Larcher de Brito vs A. Riske (USA)

$10,000 Sharm El Sheikh :: (Q1) Matilde Fernandes vs A. Klimova (GER) - 6/2, 6/2

$10,000 Ribeirão Preto - Brasil :: (Q1): Ivone Álvaro vs M. Plauth (BRA) - 6/2, 6/2

Miami: Surpresas no sector feminino...

A jornada deste sábado para além das vitórias naturais dos favoritos A. Murray, J. W. Tsonga e R. Gasquet, para salientar apenas alguns, destaco a vitória do brasileiro T. Bellucci sobre o talentoso e "emergente" polaco J. Janocwicz. Foi um encontro muito disputado sendo decidido a favor do tenista canarinho por 6-3 na 3ª partida. Na próxima ronda, Bellucci irá encontrar o italiano e 16º cs, A. Seppi. Eis os resultados de hoje.


Quadro Masculino (2ª Ronda)

[2] A Murray (GBR) d. B Tomic (AUS) 63 61
[4] T Berdych (CZE) d. D Gimeno-Traver (ESP) 57 76 62
[6] J Tsonga (FRA) d. V Troicki (SRB) 76(6) 63
[8] R Gasquet (FRA) d. [Q] O Rochus (BEL) 75 62
 [9] M Cilic (CRO) d. S Giraldo (COL) 62 76
[10] N Almagro (ESP) d. [WC] G Pella (ARG) 60 63
[14] M Raonic (CAN) vs [Q] G Rufin (FRA) 62 64
[16] A Seppi (ITA) d. A Bedene (SLO) 75 57 75
[17] S Querrey (USA) d. L Kubot (POL) 46 63 63
D Goffin (BEL) d. [18] P Kohlschreiber (GER) 76(5) 46 62
[20] J Isner (USA) vs I Dodig (CRO) 46 75 76
T Bellucci (BRA) d. [21] J Janowicz (POL) 76(5) 36 63
A Falla (COL) d. [25] F Verdasco (ESP) 63 76
J Nieminen (FIN) d. [27] M Klizan (SVK) 62 62
[28] M Youzhny (RUS) d. Y Lu (TPE) 63 16 60
[29] G Dimitrov (BUL) d. S Bolelli (ITA) 64 11 ret.
 

sábado, 23 de março de 2013

ATP 1000 Miami: Del Potro derrotado; Djokovic em frente

Numa jornada em que a chuva apareceu no Crandon Center Park, na ilha de Key Biscayne, eis que registou-se-se a primeira grande surpresa ainda na 2ª ronda do torneio com J. M. Del Potro - finalista no recente torneio de Indian Wells -, a ser derrotado pelo germânico T. Kamke.
 
O nº 89 ATP ainda esteve a perder por 2-5 na primeira partida mas depois de salvar 3 set-points deu a volta ao marcador, primeiro recuperando a desvantagem e levando a decisão para o tie-break e depois vencendo por 7-5. Foi então que a chuva apareceu, forçando a uma paragem que viria ainda a ser favorável ao tenista europeu. Del Potro voltou completamente desconcentrado, cometendo muitos erros, e assim acabou por sair derrotado pelos parciais de 6-7(5) e 1-6. Na próxima ronda, Kamke que não vencia dois jogos consecutivos desde a primeira semana do ano irá encontrar o austríaco J. Melzer.
 
Resultados da jornada / Torneio Masculino

[1] N Djokovic (SRB) d. L Rosol (CZE) 61 60
[3] D Ferrer (ESP) d. [Q] D Tursunov (RUS) w/o
[7] J Tipsarevic (SRB) d. [Q] D Sela (ISR) 62 64
[11] G Simon (FRA) d. [WC] L Hewitt (AUS) 63 63
A Ramos (ESP) d. [12] J Monaco (ARG) 62 46 63
[13] K Nishikori (JPN) d. V Hanescu (ROU) 63 63
[15] T Haas (GER) d. I Sijsling (NED) 60 57 63

$10.000 Hyderabad: Bárbara Luz dá a volta à final

B. Luz venceu este sábado o segundo evento de Hyderabad, repetindo o êxito da semana passada. A jovem tenista portuguesa acabou por ceder a primeira partida para a ânfitriã A. Raina, mas deu a volta aos acontecimentos vencendo os dois sets seguintes.
 
De nada valeu o melhor ranking de Raina - nº 561 WTA, que acabou por sucumbir à tenista de 19 anos, natural de Coimbra. Os parciais de 2-6; 6-3 e 6-1 valeram a Luz o seu segundo título enquanto profissional e o segundo êxito em torneios de 10.000 dólares.
 
ITF $10.000 Rovinj
 
Menos sorte teve P. Sousa no future croata de Rovinj. A defender o estatuto de 1º cs, o tenista lisboeta cedeu perante o eslovaco M. Mecir. O actual nº 365 mundial venceu em duas partidas (7-6 e 6-3). O nº 233 mundial irá continuar em solo croata na próxima semana, ele que procurava neste evento de Rovinj o segundo título da temporada. 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Grandes Duelos da História

J. Connors vs J. McEnroe 14-20
 
 
Meia-Final Wimbledon 1977


$10.000 Hyderabad: Bárbara Luz na final

B. Luz é o nosso destaque desta semana ao chegar pela segunda semana consecutiva à final de um future na Índia. A jovem tenista lusa, que ocupa actualmente o posto nº 952 do ranking mundial, garantiu esta sexta-feira a presença na final do torneio de Hyderabad - o segundo consecutivo nesta cidade indiana em duas semanas -, ao derrotar a anfitriã N. Chilumula, nº 681 WTA. Os parciais de 6-2 e 7-5 foram suficientes para a tenista conimbricense chegar à final, onde irá defrontar outra tenista da casa e 3ª cs, A. Raina.
 
Outros Portugueses
 
$10.000 Rovinj (Croácia)
 
(1) Pedro Sousa vs Duje Kekez 6-1; 6-2


 
 

quinta-feira, 21 de março de 2013

$10.000 Rovinj: P. Sousa nos quartos-de-final

Arquivo Abola.pt

 
Pedro Sousa vs Philipp Horanski (SVK) 6-4; 3-0; Ret
 
Outros Portugueses
 
$10.000 Sharm El Sheikh (2ª Ronda): Matilde Fernandes vs Doroteja Eric (Ser) 0-3; Ret
$10.000 Hyderabad (2ª Ronda):           Bárbara Luz vs Prerna Bhrambri (Ind) 6-3; 6-3

Palcos: Court Central Crandon Park

 

 
PALCO ATP 1000 Miami
 
Resultados Globais 4ª feira 1ª Ronda Torneio Masculino
 
L Rosol (CZE) d G Muller (LUX) 75 64
S Devvarman (IND) d E Donskoy (RUS) 46 76(5) 62
N Davydenko (RUS) d P Lorenzi (ITA) 60 26 60
I Sijsling (NED) d L Mayer (ARG) 32 ret.
[WC] L Hewitt (AUS) d J Sousa (POR) 61 76(3)
G Zemlja (SLO) d R Bautista Agut (ESP) 36 ret.
H Zeballos (ARG) d [Q] T de Bakker (NED) 61 36 63

Portugal Open 2013: Especial Apresentação

O dia 21 de Março de 2013 irá ficar na história do melhor torneio português de sempre. Efectivamente, o até agora denominado Estoril Open será já a partir da edição deste ano reabaptizado de Portugal Open, novidade essa revelada por João Lagos à comunicação social esta quinta-feira.
João Lagos que tem feito e muito pelo ténis nacional revelou que ponderou muito bem esta mudança, e uma das personalidades que concordou com a ideia foi o actual ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas. Mais do que uma nova designação para o torneio que receberá entre outros J. M. Del Potro, J. Monaco e S. Wawrinka já a partir de 27 de Abril espera-se que seja uma nova etapa do torneio que se disputa habitualmente no Complexo do Jamor. Uma das questões em que João Lagos e a sua equipa se tem deparado desde o ínicio do torneio tem a ver com os sucessivos adiamentos do novo complexo, situação que foi um pouco revelada pela João Lagos Sports na edição do ano passado, esperando-se evoluções concretas do projecto para breve prazo.
Quadro Masculino
Entretanto, já é conhecido o quadro de jogadores que estarão no Jamor este ano. Com claro destaque para o naipe do quadro feminino (já lá vamos), o torneio dos homens conta com o recente finalista e bi-campeão do Estoril Open, J. M. Del Potro, o nº 2 suiço e companheiro de R. Federer na Taça Davis (S. Wawrinka) e também o agora revelado argentino J. Monaco, um dos bons jogadores sul-americanos na terra batida. O transalpino A. Seppi é o quarto e derradeiro jogador do Top-20 presente em solo luso. De referir, que Del Potro tem este ano a possibilidade de se tornar o primeiro jogador a vencer o evento por três vezes, ele que venceu o troféu nas duas edições anteriores.
 
Lista de Jogadores (Masculino e Feminino)
 
Quadro Feminino
 
Entretanto, a variante feminina conta com um quadro nunca visto no torneio luso. Com a aproximação do torneio de Roland Garros e numa semana em que o torneio feminino apenas está em actividade no Estoril, o naipe de jogadoras saiu bem reforçado. Com sete jogadores do Top-30 mundial, a francesa M. Bartoli e a transalpina R. Vinci (11ª e 15ª respectivamente do ranking), encabeçam tal lista. C. Suarez Navarro(21ª) e finalista em 2012 , A. Pavlyuchenkova (25ª), a romena S. Cirstea (27ª), V. Lepchenko (29ª) e Y. Vickmayer são as principais estrelas,  num quadro em que estão também jogadoras como T. Paszek, E. Vesnina, as britânicas H. Watson e L. Robson entre outras. Recordo que na final do ano passado, a estoniana K. Kanepi venceu a espanhola Carla Suarez Navarro. Veja em cima a lista completa. 
 


 
 

quarta-feira, 20 de março de 2013

Miami: Ex-nº 1 mundial derrota J. Sousa

João Sousa, nº 1 nacional e actual nº 86 ATP foi derrotado esta quarta-feira na 1ª ronda do torneio de Miami, segundo evento da temporada de categoria 1000. Aliás, à semelhança da sua prestação em Indian Wells, o tenista vimaranense caíu logo na ronda inaugural. No entanto, o seu opositor de hoje era nem mais nem menos o ex-nº 1 mundial, L. Hewitt.
 
É certo que o jogador australiano não está no apogeu da sua carreira mas é sempre um jogador que tem um nível sempre de apreciar e uma entrega ao jogo fantástica. Na tarde de hoje em Miami, o nº 91 ATP necessitou de dois sets para vencer o tenista português com os parciais de 6-1 e 7-6 com 7-3 no tie-break da segunda partida.
 
Na próxima ronda, Hewitt irá encontrar o gaulês G. Simon (11º cs), ao passo que o tenista português estará de regresso ao nosso país a fim de preparar a próxima eliminatória da Taça Davis frente à Lituânia.
 
Outros Portugueses
 
Future Rovinj (Cro): 1ª R
 P. Sousa vs M.Podzus (Lat)  6-3;1-6;6-4
 
ITF Sunderland (Gb): 2ª R
 L. Tavares vs A. Ward (Gb)  3-6; 3-6
 
ITF Hyderabad (Índia): 2ª R
 B. Luz vs M.Frlicka (Ale)  6-4;6-2
 

terça-feira, 19 de março de 2013

ATP 1000 Miami: João Sousa vs Lleyton Hewitt

O nº 1 nacional, J. Sousa já conhece o seu opositor na ronda inaugural do torneio de Miami, o segundo de dois mega-eventos norte-americanos que se disputam ainda antes da temporada de terra batida europeia. O jogador vimaranense que surge esta semana com novo máximo histórico em termos de ranking - nº 86 ATP irá esgrimir argumentos com o australiano e ex-nº 1 mundial, L. Hewitt, nº 91 ATP.
 
 
Recorde-se que o tenista português é o único representante luso no torneio de Miami, depois das eliminações de M. J. Koehler e G. Elias no "qualifyng".
 
1ª Ronda do Qualifyng
 
G. Elias vs T. Smyczek 0-6; 4-6
M.J.Koehler vs V.King 5-7; 3-6

Rostos e Ca: Sania Mirza

 

 
Sania Mirza - Nº 568 WTA - PERFIL

Barómetro da semana: 18 Março 2013

A semana passada ficou marcada pela disputa do primeiro ATP 1000 da temporada. R. Federer e V. Azarenka não foram capazes de renovarem o título em Indian Wells, o primeiro derrotado nos quartos-de-final pelo espanhol e seu grande rival R. Nadal, a segunda ao sentir dificuldades físicas (lesão num tornozelo) o que lhe valeu a desistência antes de abordar os quartos-de-final. Pela positiva, R. Nadal voltou aos títulos hardcourt, Del Potro intrometeu-se no chamado "Big-4", e M. Sharapova e C. Wozniacki destacaram-se por condicionalismos diferentes.
 
(++) R. Nadal conquistou em Indian Wells o seu 23º título de categoria 1000 - novo máximo -, mas mais do que isso voltou a eventos de hardcourt com um resultado que o próprio mallorquino não contava (recordo que já não vencia nesta superfície há praticamente três anos) .Mais do que o resultado, a intensidade emprestada pelo tenista espanhol foi impressionante, não sendo demais sublinhar as suas vitórias diante de R. Federer, T. Berdych e Del Potro, este último na grande final. Os seus torneios na America do Sul deixavam antever uma vontade do espanhol em experimentar novas sensações, neste momento (algo delicado da sua carreira), com os problemas (crónicos) nos joelhos a darem que fazer ao fisioterapeuta e ao seu tio T. Nadal.  Mas acho que depois de Indian Wells haverá unanimidade numa coisa: o seu regresso não só é importante para o circuito, como os próximos grandes palcos esperam pelos "grandes" com renovadas expectativas.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Raio X: Nadal e Indian Wells

O espanhol R. Nadal depois de ter regressado ao circuito masculino no "emergente" tour da América Latina (pó-de-tijolo) desembarcava em Indian Wells com o propósito de disputar o seu primeiro torneio em Hardcourt depois de uma longa ausência. A condição dos seus joelhos é certo que é tema de conversa há já muito tempo no circuito, e talvez por isso as expectativas no que diz respeito à prestação de "Rafa" no primeiro de dois mega-eventos norte-americanos (que inauguram simultaneamente os torneios 1000 da temporada), não eram as mais elevadas.
 
Á primeira vista, e até porque o ritmo competitivo era outro, os demais especialistas apostavam no restante "Top-4" para os grandes favoritos, ou seja, o até aqui invencível Djokovic, o poderoso suiço R. Federer e mesmo o escocês e "novo" A. Murray. Ninguém esperava o "fogo" que acabou por resvalar de Nadal. É certo que os já referidos "Djoker" ou o escocês Murray não se atravessaram no seu caminho, mas a "troicka" Federer, Berdych e por último Del Potro asseguram que o ex-nº 1 mundial está no bom caminho.
 
Quando várias são as vozes que gritam a bom som que o espanhol já viu passar o melhor da sua carreira, a intensidade emprestada na final diante do argentino só deixa antever "água na boca". Isto não só para a  temporada europeia de terra batida, mas porque não para a restante temporada. Será que os grandes futuros duelos irão não só envolver a "dupla" Djokovic - Murray mas também R. Nadal?  Não se pode esperar que R. Federer - com 32 anos -, se intrometa nessa luta, mas os três seria fantástico. A isso porque não somar... J. M. Del Potro. O futuro dirá... Uma coisa é certa: Nadal ténis tem q.b, a sua condição física irá responder à pergunta que fica no ar... 

Rankings WTA 18/03

Na competição feminina M. Sharapova venceu o torneio de Indian Wells, num evento em que regressou ao posto nº 2 mundial - trocou com a bielorussa V. Azarenka -, e ficou assim apenas atrás de S. Williams no ranking WTA. Numa semana em que C. Wozniacki regressou pelo menos às grandes finais WTA, o destaque vai igualmente para a boa semana de M. Kirilenko - agora na 13ª posição. Entre as portugueses apenas Michelle L. Brito subiu no ranking - surge agora na posição nº 129 ao passo que a sua grande rival do momento no que diz respeito ao posto de nº 1 nacional - M. João Koehler surge a 4 posições do Top-100 mundial.
 
1 Serena Williams USA 10365
2 Maria Sharapova RUS 9715
3 Victoria Azarenka BLR 10325
4 Agnieszka Radwanska POL 7505
5 Na Li CHN 6130
6 Angelique Kerber ALE 5400
7 Petra Kvitova CZE 4980
8 Sara Errani ITA 4915
9 Samantha Stosur AUS 3835
10 Caroline Wozniacki DIN 3570
...
105 Maria João Koehler 654
129 Michelle Larcher de Brito 523
952 Bárbara Luz 11
975 Margarida Moura 10
1151 Sofia Araújo 3
 

Rankings 18/03

O destaque no novo ranking ATP publicado hoje nos primeiros lugares foi a troca de R. Nadal que esteve simplesmente espectacular no regresso a um torneio hardcourt, com o seu compatriota D. Ferrer, ainda por cima com os seus habituais rivais presentes. É certo que o tenista mallorquino não encontrou N. Djokovic ou mesmo A. Murray mas acabou por vencer o seu grande rival R. Federer, nos quartos-de-final, nas meias-finais o talentoso checo T. Berdych e na grande final a "Torre de Tandil". J. M. Del Potro foi o primeiro tenista a vencer N. Djokovic em torneios oficiais na época mas não foi capaz de ultrapassar um "faminto" de ténis e títulos como R. Nadal no encontro decisivo. Entre os portugueses realce para um novo histórico de J. Sousa (86ªposição) e a subida de R. Machado ao Top-300 mundial depois dos seus bons resultados em Faro e Guimarães.


1 Novak Djokovic (SRB) 13280
2 Roger Federer (SUI) 8715
3 Andy Murray (GB) - 8350
4 Rafael Nadal (ESP) 6745
5 David Ferrer (ESP) 6630
6 Tomas Berdych (CZE) 5010
7 Juan Martin Del Potro (ARG) 4830
 8 Jo-Wilfred Tsonga (FRA) 3750
9 Janko Tipsarevic (SRB) 3090
10 Richard Gasquet (FRA) 2960
...
86 João Sousa (POR) - 595
136 Gastão Elias (POR) - 404
196 Frederico Gil (POR) - 245
233 Pedro Sousa (POR) - 204
282 Rui Machado (POR) - 157
792 A. Gaspar Murta (POR) - 19
1080 João Domingues (POR) - 7
...

domingo, 17 de março de 2013

Indian Wells: M. Sharapova vence o título

 
 
(2) M.Sharapova vs (8) C.Wozniacki 6-2; 6-2
 
A russa M. Sharapova venceu esta noite o torneio de Indian Wells depois de ter brindado a também ex-nº 1 mundial, C. Wozniacki com um duplo 6-2. Numa final em que a tenista russa mostrou desde o ínicio grande superioridade, a mesma foi completamente disputada em sentido único. A maior agressividade da russa esteve sempre presente, tendo sobrado para a "russa" dinamarquesa pouco mais do que a possivel réplica. Maria irá surgir no posto de nº 2 mundial, ela que ergueu o troféu pela segunda vez na sua carreira. Recorde-se que já esta semana joga-se o mega-torneio de Miami. 

$10.000 Guimarães: Leo derrotado na final

O francês e cs nº 1, J. Marie, foi o grande desmancha-prazeres do torneio de 10.000 dólares que se concluiu hoje no Village Sports, complexo ténistico situado em Mesão Frio, arredores de Guimarães. O actual nº 289 mundial depois de ter derrotado R. Machado nas meias-finais, venceu hoje no encontro decisivo o espinhense L. Tavares.
 
Num encontro marcado pelo signo do equilibrio, o tenista forasteiro venceu com os parciais de 6-4; 3-6 e 6-4. Recorde-se que Tavares a ocupar actualmente o posto nº 1284 ATP esteve bastantes meses afastado da competição devido a problemas fisicos. Os recentes resultados obtidos nestes 4 futures disputados em Portugal deixam antever bons resultados nos tempos mais próximos, e principalmente uma evolução positiva no seu ténis.  

Indian Wells: Jogada do dia

 
(7) J.M.Del Potro vs (1) N.Djokovic 4-6;6-4 e 6-4
 
(5) R.Nadal vs (6) T.Berdych 6-4;7-5


sábado, 16 de março de 2013

$10.000 Guimarães: Leo na final; Machado derrotado

A jornada deste sábado no Village Sports em Mesão Frio (arredores de Guimarães) não foi totalmente feliz para os dois jogadores portugueses que tentavam chegar à final do torneio de 10.000 dólares, evento pontuável para o circuito profissional masculino.
 
L. Tavares garantiu a presença na final à custa do irlandês C. O´Brien. O "carrasco" de J. Domingues na ronda anterior não foi capaz de contrariar os melhores argumentos do tenista espinhense que venceu por duplo 6-2. Por seu turno, o 1º cs e francês J. Marie (nº 289 ATP) foi o grande desmancha-prazeres pelo menos para nós portugueses ao impedir uma final cem por cento portuguesa. O principal cabeça-de-série do torneio bateu R. Machado (cs nº 3) pelos parciais de 7-5 e 6-0.
 
Na sua conta do facebook, Rui já confessou: Perdi hoje nas meias finais do torneio de Guimarães. Acabou assim a série dos 4 primeiros torneios do ano. Triste por ter perdido hoje mas o saldo destes torneios foi muito positivo. Quero agradecer a maneira como fui recebido no Open Village Sports e resta-me encorajar para que continuem a contribuir para o desenvolvimento do ténis em Portugal, que condições não lhes falta.
 
 

Indian Wells: Finalistas encontradas

 
 
Resultados Meias-finais
 
2] M Sharapova (RUS) d. [13] M Kirilenko (RUS) 64 63
[8] C Wozniacki (DEN) d. [4] A Kerber (GER) 26 64 75
 
 
A final feminina de Indian Wells será jogada entre a russa M. Sharapova (2ª cs) e a dinamarquesa C. Wozniacki. Numa final que marca o regresso da tenista nórdica às grandes finais (ela que venceu precisamente em Indian Wells há dois anos), a história parece estar do lado da tenista russa mais americana do ténis mundial. M. Sharapova, que subirá ao nº 2 mundial por troca com V. Azarenka venceu nas meias-finais a moscovita M. Kirilenko que tem vindo a consolidar o seu momento no circuito com óptimas exibições e resultados interessantes. Mas, desta feita, Sharapova levou a melhor em duas partidas (6-4 e 6-3). A outra meia-final foi mais disputada com Kerber a vencer a partida inicial mas com óptima reacção de Wozniacki que uma vez mais demonstrou uma fibra e capacidade mental em dar a volta ás situações acima da média. No confronto directo, Sharapova leva a melhor com 4 vitórias e dois desaires. 

Indian Wells: Delpo o último semifinalista

J. M. Del Potro foi o último tenista a assegurar vaga nas meias-finais do primeiro torneio de categoria 1000 da temporada. O tenista sul-americano ultrapassou o escocês e nº 3 mundial, A. Murray no ínicio da madrugada de Lisboa em Indian Wells. "Delpo" ainda cedeu a primeira partida diante do tenista britânico mas acabou por dar a volta aos acontecimentos e venceu pelos parciais de 6-7; 6-3 e 6-1.
 
Assim, este sábado jogam-se as duas meias-finais. A primeira terá inicio por volta das 19 horas - hora de Lisboa -, R. Nadal e T. Berdych medem forças ao passo que N. Djokovic e J. M. Del Potro entrem de seguida em court para se conhecer o último finslista.
 
Confronto Directo
(1) N.Djokovic vs (7) T.Berdych 8:2
(6) J.m.Del Potro vs (5) R.Nadal 3-12

sexta-feira, 15 de março de 2013

Indian Wells: N. Djokovic nas meias-finais

 

(1) N.Djokovic vs (8) J.W.Tsonga 6-3; 6-1
 
 
 


$10.000 Guimarães: "Duo" luso nas meias-finais

O torneio de Guimarães, que se disputa no Village Sports em Mesão Frio (arredores da cidade minhota que viu nascer Portugal), já conhece os seus semifinalistas. Entre eles encontram-se dois tenistas portugueses: R. Machado (3º cs) e L. Tavares, dois jogadores que tem vindo a sofrer de um mal comum nos ultimos tempos: lesões até algo graves. Todavia, como se costuma dizer depois da tempestade vem a bonança, e os dois jogadores portugueses parecem estar a ganhar ritmo competitivo, e aproximar-se do seu melhor.
 
R. Machado, que recorde-se jogou a final de Loulé e venceu o torneio de Faro (dois eventos de 10.000 dólares) nas últimas duas semanas, bateu esta sexta-feira o também luso G. Falcão com os parciais de 6-0; 2-6 e 6-0. Agora nas meias-finais, o tenista algarvio terá pela frente o francês e 1º cs, J. Marie, nº 289 ATP:
 
Já, L. Tavares derrotou o espanhol e 2º cs, G. Olaso, jogador que foi derrotado na semana passada precisamente na final de Faro por R. Machado. Leo esteve mais forte e venceu o encontro em três equilibrados parciais (6-4; 4-6 e 6-4). Para chegar ao encontro decisivo, o tenista portuense terá que derrotar nas meias-finais o irlandês C. O´Brien que venceu esta sexta-feira J. Domingues. O jogador português ainda venceu a segunda partida, mas o tenista forasteiro venceu por 7-6(5); 0-6 e 7-5.
 
Outros Portugueses
 
Meias-finais $10.000 Hyderabad
 
Bárbara Luz vs Varunya Wongteanchai 7-6(1); 6-3
 
 
 

Indian Wells: Jogada do dia (Quinta-feira)

 
 
A jornada de ontem em Indian Wells ditou os primeiros semifinalistas do primeiro ATP 1000 da temporada. Com T. Berdych a vencer de forma lógica o sul-africano K. Andersson, as grandes atenções do dia estavam viradas para o duelo entre R. Federer e R. Nadal. O espanhol esteve mais constante ao longo do encontro, batendo um dos seus grandes rivais em duas partidas (6-4 e 6-2), num encontro nem seja bem jogado e marcado por inúmeros erros do suiço. O ex-nº 1 mundial  vem nos últimos "grandes teatros" coleccionando um par de inêxitos que coloca em causa não a hegemonia (que já não é dele), como é notório, mas lança dúvidas se Fedexpress conseguirá no futuro bater principalmente os três grandes: Djokovic, o próprio Nadal e o escocês A. Murray nos grandes eventos mundiais. Resultados quartos-de-final de ontem:
 
Torneio Masculino
[5] R Nadal (ESP) d. [2] R Federer (SUI) 64 62
[6] T Berdych (CZE) d. K Anderson (RSA) 64 64
 
 



quinta-feira, 14 de março de 2013

$10.000 Guimarães:Quatro lusos nos quartos-de-final

A jornada correu de feição aos jogadores portugueses que estiveram em acção nos oitavos-de-final do F4 de Guimarães, torneio pontuável para o circuito ATP e dotado de 10.000 dólares em prémios monetários. Dos cinco portugueses que se propunham chegar aos últimos oito competidores, quatro conseguiram tal feito.
 
R. Machado (3º cs) e jogador mais experiente da "armada lusa" presente em Guimarães, venceu o francês e nº 580 mundial, L. Malouli apenas em dois sets (6-4 e 6-2). O vencedor do torneio de Olhão irá encontrar outro português, G. Falcão que derrotou hoje o espanhol R. Ortega-Olmedo pelos parciais de 7-5 e 6-4.
 
Já, J. Domingues ultrapassou o "qualifyer" francês S. Boltz. O jogador português ainda cedeu a primeira partida mas foi capaz de recuperar no marcador e terminou vencendo por 3-6; 7-6(1) e 6-2.
 
L. Tavares é o último dos portugueses vitoriosos na jornada depois de ter batido o brasileiro 7º cs, F. Neis (7-5 e 6-3). A passar um bom momento de forma, A. Gaspar Murta foi o único tenista anfitrião derrotado, mas acabou uma vez mais a registar uma boa semana. O francês e cs nº 1, J. Marie foi o seu "carrasco" ao afastar dos quartos-de-final Gaspar com os parciais de 6-4 e 6-2.
 
Outros Portugueses
 
Quartos-de-final ITF $10.000 Hiderabad (Índia)
 
Bárbara Luz vs Prerna Bhambri 6-2; 6-2

Indian Wells: Semifinalistas...sem jogar

Até acontece várias vezes ao longo do ano com jogadores a abandonarem por lesão ainda antes de entrar em court - e ultimamente mais ainda (isso, no entanto, será alvo de um trabalho em breve), mas hoje em Indian Wells estará perto do insólito. Isto porque C. Wozniacki e A. Kerber irão encontrar-se nas meias-finais em Indian Wells ao beneficiarem dos abandonos de V. Azarenka e S. Stosur, respectivamente.
 
A detentora do título, V. Azarenka já tinha referido ontem que estava com dores no tornozelo, e iria fazer uma ressonância magnética a fim de prognosticar a intensidade da lesão, mas nas últimas horas não trouxeram boas indicações à ex-pupila de Antonio Van Grichen, que assim não só perde o insejo de defender o título, como corre ainda o perigo de perder o posto de nº 2 mundial. Bastará á russa M. Sharapova chegar à final para tal cenário se colocar. Por seu turno, S. Stosur abandonou também por limitações fisicas.
 
No confronto directo entre Wozniacki e Kerber existe uma ligeira vantagem para a 4ª cs que venceu por três vezes, ao passo que a tenista nórdica, ex-nº 1 mundial venceu por duas ocasiões.  
 
 

Grandes duelos da História: Graf vs Vicario

Final de Roland Garros 1996
 
S. Graf vs A. Sanchez-Vicário 28-8
 
 
S. Graf vs A. Sanchez-Vicário 6-3; 6-7(7); 10-8

Indian Wells: Grande vitória de M.Kirilenko

 
 
Fique aqui com um resumo dos quartos-de-final (torneio feminino) de ontem em Indian Wells, que ditou o apuramento para a primeira meia-final de M. Kirilenko e M. Sharapova. Destaque para a vitória da tenista moscovita sobre a 3ª cs, a polaca A. Radwanska com uma fase final dramática. Menos "apertado" foi o apuramento da 2ª cs, a mediática M. Sharapova diante de S. Errani.
 
 
No sector masculino, já são conhecidos os últimos oito competidores num torneio em que apenas D. Ferrer (dos principais cabeças-de-série) não chegam a esta fase da prova. Os triunfos de R. Federer - apertado sobre o seu compatriota e amigo S.Wawrinka e do espanhol R. Nadal - sobre o regressado à boa forma E. Gulbis, irá proporcionar na madrugada desta noite um sempre "atraente" duelo entre R. Federer e Rafa Nadal. A não perder... Fique com os resultados globais da jornada.
 
Torneio Masculino - Oitavos-de-final
 

quarta-feira, 13 de março de 2013

$10.000 Guimarães: Cinco portugueses na 2ª ronda

Dos dez tenistas portugueses presentes na ronda inaugural do torneio future de Guimarães metade ultrapassou os seus oponentes, "carimbando" assim a presença nos oitavos-de-final da prova. O destaque vai no entanto para G. Falcão que ultrapassou o 8º cs, o espanhol A. Martinavarro, nº 572 ATP. Dois parciais (7-5 e 6-3) foram suficientes para levar o "qualifyer" português para a 2ª ronda. Nos oitavos-de-final, Falcão irá defrontar outro espanhol, na circunstância R.Ortega-Olmedo, nº 661 mundial.
 
R. Machado (3º cs) sentiu bastante as diferentes condições de jogo que encontrou em Guimarães em comparação com os futures algarvios, mas acabou por ultrapassar o jogador vindo da fase de qualificação H. Pastor (6-2; 3-6 e 6-2). No único embate cem por cento português desta quarta-feira André Gaspar Murta aplicou um duplo 6-1 a R. Barbosa. J. Domingues e L. Tavares foram os outros portugueses que ultrapassaram com êxito a jornada de hoje ao derrotarem respectivamente o espanhol  R. Villacorta-Alonso (6-7; 6-3 e 7-5), e o britânico M. Short (5-7; 6-2 e 6-4). Fique com o quadro principal onde pode ver os resultados globais da jornada. Amanhã disputa-se os oitavos-de-final.

Indian Wells: Azarenka em inferioridade fisica

Esta quarta-feira disputam-se os dois primeiros encontros dos quartos-de-final em Indian Wells. Com P. Kvitova (5ª cs) e M. Kirilenko (13º) a discutirem uma das vagas nas meias-finais neste momento, a atenção também virou-se hoje para a conferência de imprensa da bielorussa e a actual detentora do título, V. Azarenka. A 1ª cs reconheceu sentir dores no seu tornozelo a juntar a alguns problemas que tem sentido em termos respiratórios. Assim, está em dúvida a sua presença no encontro que está programado para amanhã em Indian Wells frente à 8ª cs, a dinamarquesa C. Wozniacki. A ex-pupila de Antonio Van Grichen referiu: "Não vou te dar a resposta sobre uma desistência. "Farei de tudo para estar preparada para o próximo jogo, sem dúvidas"

 Recordo que hoje S. Errani e M. Sharapova também entrarão em acção. Para amanhã está marcado para além do duelo Azarenka vs Wozniacki, o embate entre a alemã A. Kerber (4ª cs) e a australiana S. Stosur (7ª). De notar, que Azarenka não só defende o título de 2012 como defende a sua invencibilidade na temporada já que leva precisamente 17 vitórias.

 

ITF $10.000 Hyderabad: Luz nos "quartos"

 
2ª Ronda
 
Arquivo
 
Bárbara Luz vs Sweta Rana (India) 6-3; 6-2
 
Quartos-de-final: vs P.Bhambri (India) nº 543 WTA


Indian Wells: Resumo do dia 7

 
 
Resumo da jornada
 
Mais uma jornada em Indian Wells, e desta feita sublinhamos a vitória da russa e ex-vencedora do Estoril Open, M. Kirilenko sobre a 3ª cs, a polaca A. Radwanska num encontro muito disputado e com os derradeiros momentos a serem dramáticos. De resto, a lógica acabou por imperar com os favoritos a seguir em frente. Veja o resumo do dia (em video) e com os resultados em baixo.
 

terça-feira, 12 de março de 2013

Guimarães: Definido o quadro principal

Dos oito jogadores que se apresentam no quadro principal em Guimarães como "qualifyers", metade deles são portugueses. Romain Barbosa, Gonçalo Falcão, José Ricardo-Nunes e Gonçalo Pereira juntam-se aos portugueses que entraram de forma directa ou através de wild-card no torneio vimaranense.
 
R. Barbosa derrotou na derradeira ronda de qualificação o germânico N. Brinkman em duas partidas. O jogador treinado pelo prof. Pedro Felner, de 18 anos,  venceu com os parciais de 6-4 e 6-1. Já, G. Falcão não sentiu dificuldades para derrotar o também português D. Lourenço cedendo apenas um jogo ao longo de todo o encontro (6-0 e 6-1). O 5º cs da fase prévia, J. Ricardo-Nunes venceu por um duplo 6-2 um dos jogadores que treinam habitualmente no CETO - J. Barra. Por último, num dos jogos mais equilibrados do dia, G. Pereira (6ª cs) necessitou de três partidas para ultrapassar outro luso ainda em competição - A. Completo (3-6; 6-4 e 6-0). Mas nem tudo foram "rosas" para os jogadores lusos.
 
S. Cabanas não entrou em court por problemas fisicos cedendo assim um dos lugares no quadro principal para o principal cabeça-de-série da fase prévia - S. Boltz (nº 660 mundial). Já T. Calção sucumbiu diante do 3º cs, o espanhol H. Pastor (0-6 e 3-6). Por último, F. Ramos não conseguiu superar o 8º cs e cedeu em duas partidas para o transalpino e 8º cs, G. Cacace (4-6; 3-6).
 
Amanhã, quarta-feira, começam os encontros da 1ª ronda. Fique aqui com os encontros que envolvem jogadores portugueses:
 
A. Gaspar-Murta vs (q) R.Barbosa; (wc) G.Oliveira vs D.Glancy (Irl); (3) R.Machado vs (q) H.Pastor (Esp); (q) G.Falcão vs (8) A. Artunedo Martinavarr (Esp); (wc) J.Domingues vs G.Villacorta-Alonso (Esp); (q) J.Ricardo-Nunes vs C.Rodriguez (Col); (q) G.Pereira vs (7) F.Neis; (wc) L.Tavares vs M.Short (Gbr); (wc) F.Ferreira Silva vs J.Pulgar Garcia (Esp)

Rostos e Ca: Lara Arruabarrena

 
 
Lara Arruabarrena - Nº 87 mundial - Perfil WTA
 
Na rúbrica "Rostos e Companhia" temos hoje a espanhola Lara Arruabarrena Vecino que neste momento discute com M. Sharapova um lugar nos quartos-de-final de Indian Wells...