Já são conhecidos os jogadores que estarão nos quartos-de-final. E, nesta 4ª ronda, o ambiente gerado em Melbourne Park foi levada ao rubro, com variadas e algumas delas inesperadas peripécias, espectáculo quanto baste, jogos impróprios para cardíacos, e acima de tudo um ambiente expectacular. Mas vamos por partes...
Torneio Masculino
Os oitavos-de-final trouxeram o que de melhor se tem visto na modalidade. É certo, que anteriormente a esta ronda houve grandes espectáculos, mas nesta fase aconteceu um pouco de tudo. O nº 1 mundial, N. Djokovic, foi levado aos limites por um espectacular S. Wawrinka, ele que entrou com tudo para cima do sérvio (dizimou as expectativas deste no 1º parcial por um surpreendente 6-1 -, teve à sua disposição jogo de serviço para ficar com uma vantagem de dois sets a zero). É certo que desperdiçou tal vantagem, acabou por ceder a 2ª e 3ª partida, mas não satisfeito igualou o encontro e levou para a negra a decisão. Jogando olhos-nos-olhos, Wawrinka praticou o seu melhor ténis, numa exibição que roçou a perfeição aproveitando as suas fortes pancadas, e especialmente a sua "estética" e eficácia (também bela) esquerda. Mas do outro lado da rede, estava só o nº 1 mundial, que nunca desistiu - como aliás é a sua imagem de marca -, e acabou por vencer por 12-10. Nos "quartos" irá encontrar o 5º cs, o checo T. Berdych que não tem estado exuberante mas q.b para chegar a esta fase da prova.
O outro encontro do quadro superior coloca frente-a-frente dois espanhóis - D. Ferrer (4º cs) que é favorito diante do seu compatriota N. Almagro. O tenista de Javea tem estado a jogar de forma muito confiante e tem tudo para passar às meias-finais da prova, isto depois de ter batido em três sets a "certeza" do circuito, o japonês K. Nishikori, ao passo que Almagro beneficiou de uma lesão do nº 2 sérvio, J. Tipsarevic que foi forçado a abandonar quando perdia por 2-6 e 1-5 (lesão no tornozelo).
Na parte inferior do quadro a expectiva é muito. Isto porque R. Federer (2º cs) e A. Murray (3º) estão a jogar um ténis de sonho e espera-se uma meia-final de "luxo", isto se J. Chardy (bateu A. Seppi nos 1/8), e J. W. Tsonga permitirem. Todavia, o tenista suiço e o britânico estão a exibir um nível estratosférico. Federer bateu em três sets o canadiano M. Raonic que não conseguiu contrapôr o ténis versátil do tenista europeu, já Murray não precisou de chegar a tanto perante um G. Simon - ainda muito desgastado perante o seu confronto na ronda anteior em 5 sets perante G. Monfils.
Programas Quartos-de-final/Mano-a-Mano
(1) N.Djokovic vs (5) T.Berdych 11:1
(2) R. Federer vs J.W.Tsonga 8:3
(3) A.Murray vs A.Seppi 4:1
(4) D.Ferrer vs (10) N.Almagro 12:0