A 3ª ronda do primeiro "major" da temporada contemplou encontros que levaram ao delirio os muitos adeptos que como habitualmente "invadiram" positivamente o recinto de Melbourne Park. Desde o confronto entre o inevitável R. Federer ao polémico e talentoso B. Tomic, ao sempre espectacular G. Monfils com o seu compatriota e "falso lento" G. Simon, ou então à inesperada derrota de J. M. Del Potro (é verdade) versus J. Chardy - ele mesmo, o "crónico" carrasco do "nosso" Frederico Gil em Grand Slams. Na vertente feminina, não nos podemos esquecer da vitória de M. Sharapova diante de V. Williams (de forma clara), à já superioridade (habitual) de A. Ivanovic perante a sua compatriota J. Jankovic. De resto, a lógica imperou ressaltando no entanto, a entrada da nova vaga de talentos - ao já citado B. Tomic não esquecer o lituano R. Berankis que deu bastante réplica ao já por si "confiante" A. Murray. Mas vamos por partes.
Torneio Masculino
Era sem dúvida um dos mais esperados encontros da 3ª ronda. R. Federer, o grande campeão, repetia o encontro do ano passado dos oitavos-de-final perante o "querido" anfitrião B. Tomic. O encontro foi impressionante com Federer a "sacar" toda a sua classe, perante um irreverente e talentoso australiano. Todavia, "Fedexpress" nos momentos cruciais das três partidas "puxou" os galões e não deu qualquer possibilidade ao australiano, que embora tenha exibido um ténis de grande qualidade não conseguiu traduzir isso em resultados práticos. Teste mais do que aprovado para o agora adversário de M. Raonic nos "oitavos".
O resultado que trouxe algo de inesperado foi mesmo o desaire do campeão do Estoril Open, J. M. Del Potro perante o francês J. Chardy que garante desde já o seu melhor resultado em termos de Grand Slams. Por falar em franceses, eis que estão mais três em grande forma. J. W. Tsonga, R. Gasquet e G. Simon estarão na 4ª ronda. O último dos quais depois de ter vencido em mais um "duelo" espectacular o seu amigo e compatriota G. Monfils num "duelo" que fechou a sessão nocturna, decidido a favor do tenista de Nice por um dramático 8-6 na quinta e decisiva partida.Entre os favoritos - e para além do já citado R. Federer -, vitórias logicas de N. Djokovic perante o checo R. Stepanek, e do escocês A. Murray perante um dos grandes talentos da nova "fornada" do ténis mundial - o lituano R. Berankis, que demonstra capacidades para ir bem longe no circuito a médio prazo. De salientar também a grande forma de D. Ferrer que teve pela frente o sempre "duro" e combativo cipriota M. Baghdatis.
Principais encontros Oitavos-de-final
(1) N. Djokovic vs (15) S. Wawrinka
(2) R. Federer vs (13) M. Raonic
(3) A.Murray vs (14) G. Simon
(4) D. Ferrer vs K. Neishikori
(7) J. W. Tsonga vs (9) R. Gasquet
Torneio Feminino
Entre as senhoras, destacava-se logo à partida um grande embate. M. Sharapova (2ª cs) tinha pela frente a norte-americana V. Williams. Em momentos das suas carreiras nitidamente diferentes, a tenista russa não deu qualquer possibilidade e bateu em duas partidas a irmã mais velha do "clã" Williams. Já a sua irmã, Serena, "carimbou" de forma natural a sua presença nos oitavos-de-final ao bater a japonesa A. Morita ainda que com parciais equilibrados.
Mais duas notas importantes. Primeiro, a perca do seu primeiro parcial por parte da nº 1 mundial, a bielorussa V. Azarenka, que sentiu sérias dificuldades perante uma "prometedora" e eficiente norte-americana J. Hampton. No entanto, na fase crucial do 3º set, Azarenka esteve mais presente e determinada e segue defendendo o seu título de 2012.
Outro encontro à partida com elevada expectativa foi o embate cem por cento sérvio, entre duas ex-nº 1 mundiais. A. Ivanovic foi mais forte confirmando o ascendente (mais psicológico) do que propriamente técnico perante a "carrasca" de Maria João Koehler no torneio. Ivanovic mostra-se todavia um pouco mais activa nos momentos cruciais, ao passo que Jankovic parece algo mais passiva nos momentos de chamar a si (eventualmente) as despesas do encontro. De sublinhar também as boas prestações da "renovada" S. Kuznetsova, do bom trajecto de outra russa (E. Vesnina) - que já "despachou" duas cabeças-de-série (V. Lepchenko e agora R. Vinci), e também da "consolidada" M. Kirilenko, que num embate entre duas ex-capeãs do Estoril Open, levou a melhor perante a belga Y. Wickmayer. Duas jovens talentos estarão igualmente nos oitavos-de-final sendo B. Jovanovski a carrasca da veterana japonesa K. Date Krumm, e a norte-americana S. Stephens que bateu nesta 3ª ronda outra "certeza" do circuito - a britãnica L. Robson, que recorde-se havia derrotada na ronda anterior a "campeã australiana S. Stosur.
Principais encontros Oitavos-de-final
(1) V. Azarenka vs E. Vesnina
(2) M. Sharapova vs K. Flipkens
(3) S. Williams vs M. Kirilenko
(4) A. Radwanska vs (13) A. Ivanovic
(10) C. Wozniacki vs S. Kutznetsova
Sem comentários:
Enviar um comentário