domingo, 6 de janeiro de 2013

Finais da semana - Semana 1

 
FINAL DA SEMANA
 
ATP 250 BRISBANE
A. Murray deu boas indicações para Melbourne (Reuters)
 
Terminada a primeira semana oficial da temporada é já possivel fazer um pequeno balanço do que aconteceu até ao momento.  Entre as três finais da semana, A. Murray, R. Gasquet e J. Tipsarevic venceram os eventos de Brisbane, Doha e Chennai (este na Índia), resultados algo normais. Todavia, é de destacar os percursos de Grigor Dimitrov - na cidade australiana -, e do espanhol Roberto Autista Agut, finalistas vencidos respectivamente na cidade australiana e no evento indiano. O jovem búlgaro registou ao longo da semana triunfos frente a adversários tais como M. Raonic (cs nº 2), J. Melzer (7º), e diante do experiente e "duro" cipriota M. Baghdatis, "desideratos" que darão certamente confiança ao jovem búlgaro a uma semana do Austrália Open. Do escocês apenas pode-se dizer que começa bem o ano, ele que chega à Oceânia com redobrada ambição depois de ter conquistado o último Grand Slam disputado (US Open).
 

 
Já, na India, é verdade que o quadro não era tão forte como em Brisbane. No entanto, destaca-se aqui a perfomance do jovem espanhol R. Bautista-Agut, que bateu o principal cabeça-de-série, o checo T. Berdych. O actual nº 80 ATP chegou ao encontro decisivo mas acabou por ceder (ainda que em três partidas), para o sérvio J. Tipsarevic, que inicia, também ele muito bem a temporada, fazendo jus quer aos seus resultados num passado recente, quer em termos de consolidação do seu ténis. Já em
Doha, e depois do quadro ter ficado "orfão" de um dos seus grandes cabeças-de-cartaz - R. Nadal -, R. Gasquet  aproveitou para cimentar a sua condição de 2º cs, e arrebatou o seu 7º título ATP, vencendo na final o veterano N. Davydenko, também ele vencedor do torneio no passado.
 
Na componente feminina, S. Williams, A. Radwanska e Na Li venceram os respectivos torneios de Brisbane, Auckland e Shenzhen. De notar, o bom torneio de A. Pavlyuchenkova na Austrália, sucumbindo apenas na final diante da norte-americana, mas depois de ter efectuado boas exibições ao longo da semana. O "negativo" do torneio de Brisbane foi mesmo a lesão de V. Azarenka, que devido a uma infecção no dedo de um pé, viu impossibilitada de defrontar nas meias-finais Serena Williams, certamente uma das suas grandes adversárias em Melbourne Park, torneio que se inicia na próxima semana. Em relação aos triunfos da polaca e 4º cs, e da tenista chinesa na Nova Zelândia e na China, respectivamente, apenas a confirmação dos respectivos favoritismos.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário