quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Australian Open (2ª Ronda): Ao raio X

Finalizada a 2ª ronda dos quadros principais o que se pode dizer é que a lógica impera até ao momento. Para nós portugueses o torneio ficou sem representantes depois das boas prestações de J. Sousa, Maria João Koehler, e não esquecer também de Michelle L. Brito.
 
TORNEIO MASCULINO
 
Nesta 2ª ronda, destaco as exibições (e vitórias) de E. Donskoy, J. Janowicz e J. Tipsarevic diante de M. Youznhy, S. Devverman e L. Lacko, respectivamente. Aliás, o nº 2 sérvio necessitou pela segunda vez consecutiva de 5 sets, e um ténis fabuloso para ultrapassar o seu oponente - desta feita o tenista eslovaco que ofereceu óptima réplica a "Tip". Uma das grandes surpresas dos últimos meses tem sido J. Janowicz - outro tenista de leste -,  que continua a evidenciar um ténis de elevada qualidade e uma evolução no seu jogo de lhe "tirar o chapéu". Além da exibição desinibida de J. Sousa (vs A. Murray), R. Harrisson e N. Davydenko não tiveram "pedal" (já esperado) para acompanhar a intensidade e nível de N. Djokovic e R. Federer. Bons encontros nesta ronda também tiveram D. Ferrer e G. Monfils que derrotaram respectivamente T.Smyczek e Y.Hsen-Lu a "velocidades" diferentes. O espanhol em apenas três partidas, o "homem-plástico" em cinco e duros parciais.
 
Na próxima ronda os principais favoritos já deverão encontrar algumas dificuldades. O nº 1 mundial, Novak Djokovic deverá "despachar" sem grandes dificuldades R. Stepanek, o escocês A. Murray está num nível muito superior a R. Berankis (destaco a agressividade do escocês), no entanto, R. Federer irá medir pelo segundo ano consecutivo (certamente em sessão nocturna) um "duelo" apaixonante com o jovem "anfitrião" B. Tomic, a realizar um bom inicio de temporada. Já M. Baghdatis irá medir forças com D. Ferrer, num óptimo teste à consistência do tenista de Javea.
 
Principais Confrontos 3ª Ronda
 

 
 
(1) N. Djokovic vs R. Stepanek
 
(2) R. Federer vs B. Tomic
 
(3) A. Murray vs R. Berankis
 
(4) D. Ferrer vs M. Baghdatis
 
(5) T. Berdych vs J. Melzer
 
(14) G. Simon vs G. Monfils
 
TORNEIO FEMININO
 
Já no torneio feminino a grande surpresa (pode-se considerar assim), foi a derrota da tenista da casa S. Stosur (9ª cs) num encontro em que houve várias cambalhotas no marcador. J. Zheng foi a protagonista de uma vitória importante, num "duelo" em que nem sempre se jogou bem. Em grande continuam as três primeiras cabeças-de-série. V. Azarenka, M. Sharapova e S. Williams "atropelaram" por completo as suas adversárias (E. Daniilidou, M. Doi e a jovem espanhola  G. Muguruza, respectivamente). Uma nota ainda para Maria Sharapova que depois da ronda inaugural ter aplicado um duplo 6-0 à sua adversária, repetiu tal feito. Maria João Koehler esteve perto de derrotar J. Jankovic, que está muito longe daquela jogadora que ocupou o posto de nº 1 mundial. Na próxima ronda teremos "duelo" 100 % sérvio entre duas ex-nº 1 mundiais, a "carrasca" da prova de M. J. Koehler e a 13ª cs, A. Ivanovic. Derradeiro apontamento para a vitória da japonesa K. Date Krumm que aos 42 anos está ai para as "curvas" e para a vitória de L. Robson perante P. Kvitova no último embate da sessão nocturna de hoje - um encontro dramático, até em muitos momentos mal jogado mas muito emotivo.
 
Quando nos aproximamos do fim da fase selectiva, teremos já na 3ª ronda um "duelo" de sonho: M. Sharapova (que recordo luta pelo posto mais alto do ranking mundial) irá defrontar a irmã mais velha do "clã" Williams. Venus tem estado bem, veremos se é suficiente para "parar" o ímpeto da nº 2 mundial. Para além do embate entre Jankovic e Ivanovic destaco também os seguintes encontros:
 
Principais Confrontos 3ª Ronda
 
(1) V. Azarenka vs J. Hampton
 
(2) M. Sharapova vs V. Williams
 
(6) Na Li vs S. Cirstea
 
(20) Y. Wickmayer vs (14) M. Kirilenko
 
(18) J. Georges vs J. Zheng
 

 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário