terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Australian Open (1ª Ronda): Ao Raio X

QUADRO MASCULINO
 
A ronda inaugural da edição 2013 do Australian Open veio confirmar o grande nível competitivo existente no circuito. Com os cinco principais cabeças-de-série sem grandes dificuldades de maior em seguir em frente, o destaque pela negativa foi a “queda” do argentino J. Monaco (11º) diante do russo – mais habituado a palcos de nível challenger do que propriamente a estas andanças -, A. Kuznetsov. Relativa surpresa, até pelo percurso protagonizado nos torneios preparatórios, foi o búlgaro Grigor Dimitrov derrotado de entrada. Num encontro de gerações diferentes, J. Benneteau foi mais forte e bateu um dos mais promissores jogadores do circuito profissional.
Dos encontros que tive a oportunidade de ver, houve três encontros que se destacaram pelo seu nível: o “embate” entre L. Hewitt (é sempre um prazer ver este “campeão a jogar) e o nº 2 sérvio J. Tipsarevic (favorável ao jovem europeu) – que consistência e soluções vêm apresentando o 8 º cs; a vitória de G. Monfils que “despachou” em 4 sets o 18º cs e ucraniano A. Dolpolov; e também o “duelo” entre o esquerdino Albert Ramos e o cipriota M. Baghdatis, favorável ao finalista da prova em 2006.

Entre os favoritos, A. Murray continua a evidenciar a boa forma, o nº 1 mundial, N. Djokovic apresentou-se igual a si próprio (intratável), e R. Federer acabou por ultrapassar o francês B. Paire sem dificuldades. Para nós portugueses, J. Sousa fez história, ao bater em três sets o “anfitrião” J. Patrick-Smith, jogador que já tinha sucumbido perante o tenista natural de Guimarães há pouco mais de uma semana em Sidney. Todavia, ainda a "procissão vai no adro". A não perder os próximos capítulos...
Encontros principais da 2ª ronda (Quadro)


(1)    N.Djokovic vs R. Harrisson
(2)    R. Federer vs N.Davydenko
(3)    A.Murray vs J. Sousa
D. Brands vs B. Tomic
QUADRO FEMININO
No sector feminino as grandes favoritas passaram à 2ª ronda. Maria João Koehler, depois de um “qualifyng” de bom nível, ultrapassou a ronda inaugural à custa  da italiana e ex-nº 35 mundial, K. Knapp. Três sets foram necessários para a vitória mais importante na carreira da “pupila” de Nuno Marques, que irá encontrar já esta madrugada a ex-nº 1 mundial J. Jankovic. Michelle Brito não conseguiu repetir a proeza da sua compatriota (cedeu diante de E. Makarova),  já K. Date Krumm, tornou-se a “menos” jovem a vencer um encontro num Grand Slam (42 anos e 109 dias), ainda por cima à custa da 12ª cs, a russa N. Petrova. Nos restantes confrontos e à margem das grandes favoritas, C. Wozniacki deu a volta a um encontro praticamente perdido (vs. Lisicki), P. Kvitova (8ª cs) deu um “chuto” nos maus resultados perante a “trintona” mas experiente (e sempre perigosa ) F. Schiavone e a talentosa (mas irregular) D. Hantuchova foi derrotada pela asiática Jan Chan.
A norte-americana S. Williams acabou por ter um grande susto – não pela sua adversária que até despachou” com uma bicicleta (duplo 6-0 vs a romena Gallovits-Hall), mas por um entorse no pé – aparentemente sem consequências -, enquanto as grandes favoritas ao triunfo final (V. Azarenka, A. Radwanska, A. Kerber, V. Williams e M. Sharapova) triunfaram perante as suas “frágeis” oponentes. Desde já, desenha-se um confronto na 3ª ronda de M. Sharapova diante de V. Williams, (isto se M. Doi e A. Cornet não fizerem praticamente um “milagre na 2ª eliminatória). Boas estreias para A. Ivanovic, M. Kirilenko e S. Stosur – veremos se é desta que a australiana faz um bom torneio perante os seus compatriotas.
Encontros principais da 2ª ronda (Quadro)
(1)    V. Azarenka vs E. Daniilidou
(2)    M. Sharapova vs M.Doi
(3)    S. Williams vs G.Muguruza
(4)    A.Radwanska vs Camelia Begu
(14) M.Kirilenko vs S.Peng
(25) V.Williams vs A.Cornet
(22) J.Jankovic vs M.J.Koehler




 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário