quarta-feira, 31 de julho de 2013

ITF 75.000 Donetsk: Maria João nos "quartos": Michelle derrotada em Washington

Maria João Koehler, nº 139 mundial e nº 2 nacional garantiu esta quarta-feira a presença nos quartos-de-final do torneio ucraniano de Donetsk, evento de 75.000 dólares e disputado em Hard Court. A jovem tenista portuguesa que defende o estatuto de 5º cs venceu a checa Renata Vorocova em duas partidas (63 e 75), num embate que teve a duração de sensivelmente 1 hora e meia. 

Na próxima ronda, a "pupila" de Nuno Marques irá defrontar a "wild card" ucraniana Velentyna Ivakhnenko, num "duelo" inédito no circuito. 

WTA Washington - Michelle Brito derrotada na 1ª ronda

Na noite de ontem em Lisboa, Michelle Larcher de Brito estreou-se no torneio de Washington, evento a contar para o WTA Tour. Depois de ter ultrapassado a fase de qualificação, a nº 111 mundial encontrou a norte-americana Madison Keys. A 8ª cs e nº 40 mundial acabou por se revelar forte demais para a nº 1 nacional que saiu derrotada ao cabo de 1 hora e 15 minutos pelos parciais de 75 e 63. O próximo compromisso da tenista do Restelo será já no próximo fim-de-semana no Open do Canadá, evento que defende a 1ª ronda do quadro principal. 

terça-feira, 30 de julho de 2013

ITF $75.000 Donetsk: Maria João Koehler na 2ª ronda

1ª Ronda
Foto Arquivo / Record.pt

(5) Maria João Koehler vs A. Vasylyeva (UCR/nº 399) 63 63

2ª Ronda

(5)  Maria João Koehler vs Renata Voracova (Cze/nº 155) 





segunda-feira, 29 de julho de 2013

Portugueses: Semana de 20 a 28 Julho

Destaque da semana

João Sousa venceu o seu 5º título challenger
A semana que terminou ontem, domingo, ficou marcada por dois óptimos resultados para os mais diversos jogadores lusos espalhados pelo globo, ainda que um deles tenha sido um bom resultado não totalmente convertido em título, na circunstância de Maria João Kohler. Mas já lá iremos... 

Boa parte dos "focos" dos adeptos portugueses estavam virados para o "estreante" Guimarães Open, evento de 42.500 euros em prémios monetários que decorreu no bonito complexo do Village Sports, em Mesão Frio. E não podia ter corrido melhor para João Sousa, que defendia o estatuto de 1º cs. No final de cinco rondas e após dois sets perdidos (para A. Benneteau, na 1ª ronda e diante de M. Viola, nos quartos-de-final), o tenista vimaranense logrou a vitória no evento minhoto, o seu 5º titulo de categoria challenger. No encontro decisivo, o agora 90º do ranking mundial bateu o romeno Marius Copil, 4º cs, ele que curiosamente tinha vencido José Domingues na 2ª ronda do torneio. Os restantes dois lusos presentes na prova, devido a "wild-cards" ficaram pela 1ª ronda - foram eles Frederico Ferreira da Silva e Rui Pedro Silva. 

Finais da semana: 28 Julho

Final da Semana

Associated Press

O norte-americano John Isner e o sul-africano Kevin Andersson protagonizaram a final da semana ao "esgrimirem" argumentos ao longo dos três sets em Atlanta, num embate marcado pelos respectivos serviços dos dois mais cotados cabeças-de-série do torneio. Três tie-breaks foram necessários para se encontrar o vencedor da edição 2013 do evento norte-americano, um dos primeiros a contar para o "US Open Events". 


ATP 250 Gstaad (Suiça): (6) M. Youznhy vs R. Haase 63 64

ATP 250 Umag (Croácia): (6) T. Robredo vs (3) F.Fognini 60 63

ATP 250 Atlanta (USA): (1) J.Isner vs (2) K.Andersson 67 76 76

WTA Stanford (USA): (3) D.Cibulkova vs (1) A.Radwanska 36 64 64

WTA Baku (Azerbeijão): E. Svitolina vs S.Peer 64 64

Guimarães Open: João Sousa vence 5º challenger na carreira

Este domingo, João Sousa arrecadou o seu 5º título de categoria challenger na sua cidade natal. A jogar perante os seus conterrâneos, o agora nº 90 da hierarquia mundial arrecadou 80 pontos no ranking mundial, igualando assim a mesma perfomance de 2012, quando venceu o evento finlandês de Tampere. Ainda que não tenha somado mais pontos para o seu pecúlio ATP, o tenista vimaranense subiu mais dois postos na nova hierarquia mundial, ocupando agora o 90º lugar ATP. Na final de ontem, o tenista luso bateu o 4º cs, o romeno Marius Copil com os parciais de 63 e 60 em pouco mais de 60 minutos de jogo. 

Ainda que a final da 1ª edição do Guimarães Open estivesse marcada para as 15 horas, o que é certo é que a final apenas começou aproximadamente quatro horas depois em resultado da muita chuva que apareceu no Village Sports, em Mesão Frio. Tal como na véspera, Copil entrou bem no encontro, muito graças ao seu poderoso serviço. O tenista de leste esteve mesmo no comando por 3-1, mas a partir daí o tenista luso mudou a sua estratégia de jogo e conseguiu vencer 11 jogos consecutivos. O 1º cs esteve mentalmente muito forte como aliás comprova os 7 em 8 break-points que salvou ao longo do encontro. Depois de ter fechado a primeira partida por 63, o segundo set não poderia ter corrido melhor, aplicando uma bicicleta ao seu valoroso adversário. 

domingo, 28 de julho de 2013

Foto do dia: Fabio Fognini

O "intratável Fabio Fognini
Actual nº 19 ATP, e recente vencedor dos torneios de Estugarda e Hamburgo (curiosamente os únicos da carreira), Fabio Fognini está numa fase de forma a todos os títulos fantásticos. Com 13 vitórias consecutivas, o tenista transalpino superou este sábado o francês Gael Monfils, em Gstaad (Suiça) num encontro até marcado por alternâncias no ascendente do mesmo. De tal forma, que mesmo depois de ter cedido a segunda partida, o italiano chegou a 5-0 no 3º set, logrou perder 5 jogos seguidos e viu a decisão do encontro ser levada para o tie-break. Não perdendo a concentração, Fognini ainda foi a tempo de resgatar o set e consequentemente o encontro...

Guimarães Open: Sousa e Copil na grande final (Crónica da Jornada)

Estão encontrados os finalistas da 1ª edição do Guimarães Open/ Village Sports, evento integrado na Capital Europeia do Desporto que consagra aquela cidade minhota no ano de 2013. Numa jornada marcada pela presença do muito público que encheu o Court Central daquele magnifico Complexo, João Sousa e Marius Copil garantiram a presença na grande final depois de terem ultrapassado respectivamente o transalpino Flavio Cippolla (7º cs) e o espanhol "qualifyer" Andres Antunedo-Martinavarr. 

A jornada começou com o embate entre Marius Copil (4º cs) e a boa surpresa da semana, o espanhol e nº 469 do ranking mundial, Andres Artunedo-Martinavarr, jovem de 19 anos. Frente-a-frente estiveram dois estilos diferentes. O tenista de leste com um ténis mais poderoso e com muito poder de "fogo", nomeadamente com o seu serviço, encontrava do outro lado da rede um ténis mais conservador por parte do tenista espanhol, que ainda assim demonstrou talento e um apreciado toque de bola. O encontro teve a duração de 2 horas e 10 minutos e saiu favorável ao tenista romeno que levou a melhor com os parciais de 62 26 e 64. Todavia, o encontro esteve muito equilibrado, podendo cair para cada um dos lados. Depois de ter adiado a decisão para a 3ª partida, o tenista espanhol esteve a perder por 14. Todavia, e depois de ter solicitado a intervenção do fisioterapeuta (com algumas queixas ao nível do ombro), o jovem espanhol venceu três jogos consecutivos, igualando a 4 a contenda. Todavia, Copil não se desconcentrou, contando nos momentos capitais do encontro com o seu forte serviço. Depois de se ter adiantado para 5-4 fez pressão no serviço do seu opositor, logrando o apuramento para a grande final. 

Já depois das 18 horas era a vez do "anfitrião" João Sousa contar com o muito público que enchia o complexo vimaranense para tentar chegar ao encontro decisivo deste domingo. Cippolla, nº 145 ATP e 7º cs desafiava o 1º cs que ocupa actualmente o posto nº 92 do ranking mundial. Desde cedo percebeu-se que o tenista português estava muito determinado a "oferecer" ao seu público uma presença na final, como aliás ficou provado com uma prematura quebra de serviço no 1º set. Com algumas pingas a surgir no Village Sports em Guimarães estava ameaçada a continuação do encontro. No entanto, a equipa de arbitragem não chegou a suspender o encontro, o "duelo" por momentos disputou-se no meio de alguns chuviscos mas nada que incomodasse a maior agressividade e iniciativa de jogo por parte do nº 1 nacional. Ao longo de todo o encontro, Cippola apenas conseguiu "brekar" Sousa por uma ocasião em onze oportunidades (e mesmo aí de nada valeu já que o tenista luso quebrou o "saque" do italiano por 3 ocasiões, na circunstância na segunda partida). Todavia, no final do encontro a maior iniciativa de jogo do tenista radicado em Barcelona fez a diferença para jubilo do publico nas bancadas. O encontro teve a duração de 1 hora e 21 minutos e terminou com os parciais de 63 e 64. 

WTA Washington: Michelle Brito na 2ª ronda do "qualy"

Michelle Larcher de Brito começou da melhor forma a sua prestação na fase de qualificação para o WTA de Washington, evento a contar para o WTA Tour. Diante de uma oponente sem grande experiência nestas andanças e com um ranking muito inferior, na circunstância a norte-americana Louisa Chirico, a tenista lusa necessitou de 61 minutos para vencer com os parciais de 75 e 61. 

A jovem norte-americana de 17 anos, que ocupa actualmente o posto nº 459 da hierarquia mundial ainda equilibrou o primeiro parcial, mas depois Michelle arrancou para uma vitória relativamente fácil. Duas quebras de serviço em cada um dos parciais (contra um jogo de serviço perdido por parte da nº 111 mundial) foi suficiente para garantir a presença na derradeira ronda de qualificação. 

Nessa fase da prova, a tenista portuguesa radicada nos Estados Unidos irá encontrar a norte-americana Victoria Duval, nº 298 do ranking mundial. Recordamos que Angelique Kerber e Sloane Stephens são as principais cabeças-de-série do torneio norte-americano. 

sábado, 27 de julho de 2013

ITF Astana: Koehler repete final

Chegam boas noticias do Cazaquistão. Maria João Koehler assegurou nova presença na final do ITF de Astana, evento de 100.000 dólares em prémios monetários, garantindo simultaneamente a manutenção no Top-140 mundial. Recordamos que a jovem lusa defende o estatuto não só de 1ª cs como também defende o título conquistado o ano passado. 

Nas meias-finais, a actual nº 124 da hierarquia mundial não sentiu dificuldades para bater a francesa Alize Lim, oponente que ocupa o posto nº 192 do ranking mundial. Um duplo 62 foi suficiente para a "pupila" de Nuno Marques seguir em frente, e assim garantir a disputa pelo título na capital casaque. Neste momento disputa-se a outra meia-final entre a ucraniana Kichenok e a tailandesa Kumkthum. 

Foto do dia: Juan Monaco perde 3 match-points


Juan Monaco, cs nº 3 e nº 30 da hierarquia mundial desperdiçou esta sexta-feira 3 match-points diante de Mickael Youznhy nos quartos-de-final do torneio helvético. O encontro teve a duração de 2 horas e 33 minutos (57 64 76), num encontro marcado por inúmeras quebras de serviço. Ainda assim, fica aqui o apontamento do "desperdício" do jogador sul-americano que assim perdeu a oportunidade de avançar para as meias-finais do evento ATP 250. Depois do torneio ter perdido ainda no dia de ontem Roger Federer (1º cs), perdeu igualmente Stanislas Wawrinka, o 2º cs, ainda que este último por lesão.

Guimarães Open: João Sousa "sua" para chegar às meias-finais

Tal como se previa, João Sousa sentiu mais dificuldades para seguir em frente esta sexta-feira na 1ª edição do Guimarães Open, evento pontuável para o circuito profissional masculino e dotado de 42.500 euros em prémios monetários. Nos anteriores dois encontros, o 1ª cs do torneio não tinha perdido qualquer set, mas no encontro desta tarde a contar para os quartos-de-final o jogador da casa necessitou de três parciais e de 1 hora e 36 minutos para derrotar o italiano Matteo Viola. 

O 6º cs e nº 135 do ranking mundial venceu mesmo a primeira partida, ele que conseguiu 4 oportunidades de break convertendo metade dessas ocasiões, ao contrário do jogador português que não conseguiu qualquer break-point nesse período do encontro. 

Todavia, os sets seguintes foram algo diferentes, com o tenista radicado em Barcelona a dar a volta aos acontecimentos, sendo mais agressivo e acima de tudo sendo mais pró-activo, nomeadamente no serviço do seu adversário, conseguindo romper o "saque" de Viola por duas ocasiões no segundo set, e por três ocasiões na partida decisiva. Os parciais de 26 64 e 60 garantiram a presença nas meias-finais. 

Nas meias-finais a disputar-se este sábado no Village Sports, em Mesão Frio, arredores de Guimarães, João Sousa vai encontrar novo adversário italiano com estatuto de cabeça-de-série. Será o 7º cs, Flavio Cippola. A outra meia-final será disputada entre o romeno Marius Copil, 4 º cs e o "qualifyer" espanhol A. Artunedo Martinavarr. 

Outros Resultados Quartos-de-final

(7) F.Cippola vs M.Neuchrist 63 62
(4) M.Copil vs T.Daniel 46 63 64
A.Artunedo Martinavarr vs D.Muñoz de na Nava 75 41 Ret. 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Foto do dia: Roger Federer

ATP 250 Gstaad - Roger Federer (2ª ronda)

Foto Associated Press
O suiço Roger Federer foi a grande surpresa do dia pela negativa. Depois da semana passada não ter conseguido mais do que as meias-finais do ATP 500 de Hamburgo (d. Del Bonis), esta quinta-feira saiu derrotado diante do germânico Daniel Brands, nº 55 mundial, no seu primeiro compromisso na instância turística de Gstaad, na Suiça. O encontro teve a duração de 66 minutos e saiu favorável ao tenista alemão que salvou as 5 situações que enfrentou no seu saque para perder o serviço. Depois da semana passada em Hamburgo ter caído para Federer em três partidas, o que é certo é que Brands venceu mesmo hoje o "duelo" pelos parciais de 63 e 64, consumando a sua 4ª vitória sobre um Top-10. Federer que assim coloca muitas dúvidas sobre o seu momento actual no circuito, disputava o torneio pela primeira vez desde que venceu o evento em 2004 (v. Andreev). Será o inicio do fim?

Guimarães Open: João Sousa nos quartos-de-final

Foram apenas necessários 45 minutos para João Sousa garantir a presença nos quartos-de-final da 1ª edição do Guimarães Open, evento de categoria challenger que distribuiu 42.500 euros em prémios monetários, e um dos muitos eventos que fazem parte do programa Guimarães, Capital da Europa do Desporto em 2013. 

A jogar diante dos seus conterrâneos, João Sousa que defende também o estatuto de 1º cs bateu esta quinta-feira o espanhol R. Ortega-Olmedo, nº 546 do mundo. Os parciais de 62 e 60 demonstram a superioridade do tenista luso, que estará já esta sexta-feira em court para disputar uma das vagas nas meias-finais. 

Para chegar a essa fase da prova, o tenista português radicado em Barcelona irá defrontar o italiano Matteo Viola, cs nº 6 e nº 135 da hierarquia mundial. Teoricamente, o jogador transalpino deverá colocar outro tipo de obstáculos ao actual nº 92 do ranking mundial, que todavia parte como favorito. 

Encontros quartos-de-final: 

(1) João Sousa vs (6) Matteo Viola
Maximilian Neuchrist vs (7) Flavio Cippola
Taro Daniel vs (4) Marius Copil
(5) D. Muñoz-de-la-Nava vs A. Artunedo-Martinarr

$100.000 Astana: Maria João Koehler nos quartos-de-final

Maria João Koehler, nº 2 nacional, garantiu esta manhã a passagem aos quartos-de-final do torneio de 100.000 dólares de Astana, capital do Casaquistão. A "pupila" de Nuno Marques ultrapassou a sua oponente, a russa Yana Bushina (jogadora oriunda da fase de qualificação, nº 386 da hierarquia mundial) cedendo apenas um jogo ao longo de todo o encontro. A defender o estatuto de principal cabeça-de-série, Koehler arrebatou uma vitória sem espinhas vencendo com os parciais de 60 e 61. 

Na próxima ronda a jogadora portuguesa irá defrontar a turca Cagla Buyukakcay, nº 144 do ranking mundial, repetindo precisamente o "duelo" do ano passado na mesma fase da prova. Koehler, que viria a vencer o torneio em 2012 venceu em duas partidas (63 e 64),embora no confronto directo regista-se uma igualdade com uma vitória para cada lado, já que a tenista turca derrotou Koehler em Cáceres, Espanha, no ano de 2011 (63 36 e 64). 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Guimarães Open: João Domingues derrotado; resta João Sousa

Esta quarta-feira a presença portuguesa ficou limitada a João Sousa, de resto o cs nº 1 na 1ª edição do Guimarães Open, evento de categoria Challenger que se disputa até ao próximo domingo nos Hard Courts do Complexo do Village Sports em Mesão Frio, arredores de Guimarães. 

No primeiro dia dedicado aos oitavos-de-final, João Domingues (campeão nacional de 2011), sucumbiu de forma natural ao romeno Marius Copil, nº 137 da hierarquia mundial. O jovem luso ainda ofereceu réplica ao longo de 1 hora e 11 minutos de encontro tendo saído derrotado pelos parciais de 36 e 26. O tenista de leste, 4º cs, conseguiu 12 oportunidades de break ao longo de todo o encontro, rompendo o serviço do tenista luso por uma ocasião na primeira partida, e duas das situações no parcial seguinte. 

Amanhã, João Sousa disputa uma das vagas nos quartos-de-final num encontro que encerra a jornada e num embate programado para as 18 horas. O espanhol Roberto Ortega-Olmedo, nº 546 é o seu adversário, num "duelo" inédito no circuito profissional masculino. 

Restantes Encontros dos oitavos-de-final

Maximilian Neuchrist (Aus) vs Jules Marie (Fra) 64 63
(7) Flavio Cippola (Ita) vs A. Menendez-Maceiras (Esp) 61 30 Ret
Taro Daniel (Jpn) vs (8) Josselin Ouanna 26 63 63

WTA Stanford: Michelle Brito derrotada em dois sets

Michelle Larcher de Brito voltou aos quadros principais do WTA Tour, na circunstância no evento de Stanford, nos Estados Unidos, um dos primeiros torneios pontuáveis para o US Series. Depois de ter ultrapassado com êxito a fase prévia, a actual nº 111 do ranking mundial cedeu na 1ª ronda para a norte-americana e 6ª cs, Varvara Lepchenko. O encontro teve a duração de 1 hora e 21 minutos e terminou com os parciais de 62 e 64 favorável à nº 40 do ranking mundial. 

ITF $100.000 Astana


Entretanto, em Astana (evento de 100.000 dólares), Maria João Koehler a defender o título desembaraçou-se com facilidade da tailandesa Ludnida Luangnam em duas partidas. O encontro foi completamente dominado pela "pupila" de Nuno Marques que levou a melhor com os parciais de 61 e 62. Na próxima ronda, a jovem jogadora portuguesa irá defrontar a russa Yana Bushina, nº 386 da hierarquia mundial. As duas jogadoras irão encontrar-se pela primeira vez no circuito. 

terça-feira, 23 de julho de 2013

Guimarães Open:Sousa e Domingues na 2ª ronda

Não foi particularmente fácil a estreia do 1º cs, o vimaranense João Sousa na 1ª edição do Guimarães Open ,evento de categoria challenger que se disputa nos Hard Courts do "novo" complexo do Village Sports, em Mesão Frio, arredores de Guimarães. O francês Antoine Benneteau, pese o seu posto ATP (nº 389) deu muito que fazer ao "anfitrião" da prova que perdeu mesmo a primeira partida. No entanto, o 1º cs reagiu e depois de três partidas bem disputadas acabou por ultrapassar o seu oponente com os parciais de 36; 76(8) e 64. O momento chave do embate foi mesmo o tie-break da segunda partida que esteve muito perto de cair para o jogador menos cotado em court. Todavia, o jogador luso mostrou uma capacidade mental muito forte para enfrentar esses momentos e acabou mesmo por levar a decisão para a 3ª partida, onde um break foi suficiente para cimentar uma superioridade que veio a ser decisiva. Na próxima ronda, Roberto Ortega-Olmedo, "carrasco" de Rui Pedro Silva será o seu adversário. Mas lá iremos...

Por sua vez, João Domingues aproveitou bem a circunstância de ter recebido um "wild-card" para disputar pela primeira vez na sua curta carreira um evento challenger. O jovem luso, que já tem no seu curriculum um título nacional absoluto bateu o lituano Laurynas Grigelis, num embate que teve a duração de 1 hora e 37 minutos e terminou com os parciais de 46 60 e 63. Na próxima ronda, o tenista luso irá encontrar o 4º cs, o romeno Marius Copil. 

Frederico Ferreira da Silva e Rui Pedro Silva não tiveram a mesma sorte e sucumbiram diante de dois adversários naturalmente mais fortes. O nº 179 da hierarquia mundial, Adrian Menendez-Maceiras foi forte demais para "Kiko" que esteve em court 1 hora e 20 minutos perdendo por um duplo 36. Outro espanhol, Roberto Ortega-Olmeda aplicou uma bicicleta a Rui Pedro Silva (6-0 e 6-0), num "duelo" marcado pela superioridade inequívoca do tenista vindo do país vizinho, nitidamente com outro tipo de argumentos para um torneio deste nível. 

WTA Stanford: Varvara Lepchenko no caminho de Michelle


A nº 1 nacional, Michelle Larcher Brito, garantiu esta segunda-feira a presença no melhor quadro do torneio de Stanford, nos Estados Unidos. A jogadora lusa, que surge esta segunda-feira no posto nº 111 da hierarquia mundial, derrotou na derradeira ronda de qualificação a sul-africana Natalie Grandin, nº 907 WTA. O encontro teve a duração de 50 minutos e terminou com os parciais de 63 e 62. 

Entretanto, Michelle já conhece a sua adversária da 1ª ronda. Trata-se da norte-americana Varvara Lepchenko, cs nº 6 e nº 40 da hierarquia mundial. Recorde-se que Agnieszka Radwanska (1ª) e Samantha Stosur (2ª cs) são as principais figuras do torneio. O evento norte-americano desenrola-se em Hard Court e distribui 795.707 dólares em prémios monetários. 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Challenger Guimarães: Inicio quadro principal

Estreou-se esta segunda-feira o quadro principal da 1ª edição do Guimarães Open, o primeiro de três torneios de "2ª divisão" que serão disputados ainda este ano em solo luso. Dos cinco encontros do dia, apenas um jogador português esteve em acção. Gonçalo Pereira, nº 919 da hierarquia mundial cedeu diante do nº 145 ATP, o "experiente" transalpino Flavio Cippola. Ao cabo de 1 h 05 m, Cippola levou a melhor pelos parciais de 61 e 75. 

Nos restantes encontros, realce para a derrota do 3º cs, o japonês Go Sueda. O nº 119 ATP e um dos cabeças-de-cartaz do torneio minhoto, sucumbiu diante do francês Jules Marie. Dois parciais (64 e 62) foram suficientes para o nº 267 da hierarquia mundial levar a melhor, e registar a primeira surpresa do torneio. Josselin Ouanna (8º cs), Taro Daniel, e o 4º cs, o romeno Marius Copil "carimbaram" a presença para a 2ª ronda da prova. 


Wimbledon ao Raio-X

Logo, no último ano em que apenas sobravam duas semanas de Roland Garros para Wimbledon, os resultados desta edição demonstraram que, efectivamente, era necessário fazer alguma coisa no que diz respeito à calendarização. Muito cedo os grandes "gigantes" foram derrotados, tanto na grelha masculina como na vertente feminina.E se é verdade que no quadro masculino, ainda tivemos uma final "normal" - Murray vs Djokovic, a final feminina foi de todo inesperada, com a francesa Marion Bartoli a triunfar perante uma "inédita" finalista ainda que talentosa, claro está, Sabine Lisicki. Para nós, portugueses, a vitória de Michelle L. Brito sobre a toda poderosa Maria Sharapova foi o grande destaque, claro está. Mas vamos às principais notas do evento britânico: 

1) O momento histórico perante a vitória de um britânico, Andy Murray,  77 anos depois de Fred Perry. É certo que "Andy" tá tinha ganho precisamente naquele palco a medalha de Ouro nos Jogos Olimpicos de Londres, o ano passado, mas o "Grand Slam" era algo inatingível até agora. O que mais perto esteve foi Tim Henman. Juntamente com esta final na edição 2013, ficou a sensação que o presente e o futuro do circuito estará neste "duelo" - "Djoker vs Murray". Ao longo da história, houve sempre grandes duelos - Connors vs McEnroe, Lendl vs Wilander, Sampras vs Agassi, ou o meu "favorito" Federer vs Nadal, mas este é sem dúvida o "duelo" que está a ser cimentado pelos dois protagonistas do circuito. Lógico, que "Rafa" está ainda longe de estar acabado, mas veremos até onde deixam ir os seus "joelhos".


Roland Garros: Do eterno "Rafa" ao "acabado" Federer?

A segunda semana de Roland Garros veio demonstrar que a hierarquia do ténis mundial masculino passa por uma importante e indisfarçável mudança. Não do que diz respeito ao dominador no pó-de-tijolo, aí Rafael Nadal demonstrou uma vez mais a sua indisfarçável superioridade, mas sim o(s) seu(s) actual(ais) adversário(s).  Com a definição da grelha dos oitavos-de-final e até ao último dia de competição as conclusões mais importantes foram: 

- Com a vitória (a oitava em nove edições), Nadal registou novo record histórico pois ultrapassou Roger Federer e Pete Sampras que possuem 7 títulos em Wimbledon, mas mais do que isso mostra uma superioridade inquestionável na superfície. E essa marca faz dele o melhor jogador mundial de sempre na superficie. 

- Se até aqui, Roger Federer era o seu principal adversário, a edição deste ano e os torneios preliminares mostraram que o sérvio Novak Djokovic é o seu grande rival, não só em termos directos mas em termos globais. Aquele que pode ser considerado o grande rival, principalmente nesta superfície, já que Andy Murray - o quarto dos mosqueteiros -, mostrou uma vez mais fragilidade nos contornos do seu jogo na terra batida - nas restantes superfícies a realidade é outra. Mas aqui, nem mesmo David Ferrer - que joga e que se farta na superficie - (que o diga Jo-Winfred Tsonga nas meias-finais), conseguiu seja lá o que for do impressionante e "cadente" Rafa Nadal.