segunda-feira, 29 de julho de 2013

Portugueses: Semana de 20 a 28 Julho

Destaque da semana

João Sousa venceu o seu 5º título challenger
A semana que terminou ontem, domingo, ficou marcada por dois óptimos resultados para os mais diversos jogadores lusos espalhados pelo globo, ainda que um deles tenha sido um bom resultado não totalmente convertido em título, na circunstância de Maria João Kohler. Mas já lá iremos... 

Boa parte dos "focos" dos adeptos portugueses estavam virados para o "estreante" Guimarães Open, evento de 42.500 euros em prémios monetários que decorreu no bonito complexo do Village Sports, em Mesão Frio. E não podia ter corrido melhor para João Sousa, que defendia o estatuto de 1º cs. No final de cinco rondas e após dois sets perdidos (para A. Benneteau, na 1ª ronda e diante de M. Viola, nos quartos-de-final), o tenista vimaranense logrou a vitória no evento minhoto, o seu 5º titulo de categoria challenger. No encontro decisivo, o agora 90º do ranking mundial bateu o romeno Marius Copil, 4º cs, ele que curiosamente tinha vencido José Domingues na 2ª ronda do torneio. Os restantes dois lusos presentes na prova, devido a "wild-cards" ficaram pela 1ª ronda - foram eles Frederico Ferreira da Silva e Rui Pedro Silva. 


Michelle Brito e Maria João Koehler em acção

Já, no circuito feminino, as noticias foram razoáveis. Michelle Larcher de Brito entrou no melhor quadro em Stanford, nos Estados Unidos. Depois de ter ultrapassado a fase prévia (primeiro, diante de Julia Boserup, depois na ronda de acesso diante de Natalie Grandin), a nº 1 nacional sucumbiu diante da "anfitriã" Varvara Lepchenko, cs nº 6 e nº 40 do ranking mundial. Dois sets (26 e 46), "empurram" para fora do torneio a jovem lusa que esta semana estará em Washington. Já, Maria João Koehler, defendia o seu título de 2012, em Astana, num ITF de 100.000 dólares em que defendia o estatuto de 1º cs. A "pupila" de Nuno Marques chegou à final, perdendo apenas um set até ao encontro decisivo. Todavia, a ucraniana Nadiya Kichenok, foi mais forte, retirando a possibilidade da jovem portuense bisar no evento de leste. Com estes resultados, enquanto Michelle manteve o 111º lugar da hierarquia mundial, Koehler desceu 15 postos surgindo no 139º posto mundial. Bárbara Luz é agora 472ª mundial, enquanto Joana Valle Costa surge na 930ª posição WTA. 

Maria Palhoto e André Gaspar-Murta tiveram passagens discretas por eventos ITF. André esteve em Espanha onde saiu derrotado na 1ª ronda diante do espanhol J. Hernandez (67 Ret), enquanto Palhoto foi derrotada na 1ª ronda de qualificação diante da italiana Claudia Cippola, na Bélgica. 


Ranking Anual Challenger  (entre portugueses)

Sem comentários:

Enviar um comentário