quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ATP 500 Dubai: Meias-finais de sonho

A enorme qualidade que o cartaz do ATP 500 de Dubai apresentava no ínicio não defraudou as expectativas, e amanhã, sexta-feira, teremos o privilégio de poder ver duas grandes meias-finais dignas de um torneio do Grand Slam.
 
N. Djokovic não teve dificuldades para derrotar o 7º cs, o transalpino A. Seppi, que o melhor que conseguiu foi vencer 3 jogos de encontro. O nº 1 mundial como é de seu timbre mostrou toda a sua categoria e "carimbou" uma vitória mais inequívoca (6-0 e 6-3). O seu opositor nas meias-finais de amanhã será o argentino J. M. del Potro (4º cs). A "Torre de Tandil" confirmou o favoritismo e não permitiu grandes veleidades ao seu opositor de hoje, o "qualifyer" alemão D. Brands (6-4 e 6-2).
 
Longe estão os tempos em que N. Davydenko incomodava os grandes "monstros" do circuito. Hoje, ao fim de 54 minutos, o campeoníssimo suiço R. Federer passeou a sua classe no Court Central onde se disputa este mega-evento, e garantiu a passagem às meias-finais. Um duplo 6-2 foi suficiente para o nº 1 helvético perseguir a renovação do título. Todavia, para chegar à final de sábado, Fedexpress" terá que derrotar o checo T. Berdych vencedor do "duelo" com o russo D. Tursunov (6-3 e 6-2). Recorde-se que o último embate foi vencido pelo tenista checo por altura do US Open de 2012.
 
Meias-finais / Confronto Directo
 
(1) N.Djokovic vs (4) J.M.Del Potro 7-2
(2) R.Federer vs (3) T.Berdych 11-6
 

Loulé: De quatro, tiram-se dois ficam... dois

Dois dos quatro jogadores portugueses que tentavam chegar aos quartos-de-final do "future" de 10.000 dólares de Loulé ficaram pelo caminho. P. Sousa (1º cs) e R. Machado (4º) seguem em frente ao passo que André Gaspar Murta e José Ricardo Nunes ficaram pelo caminho, este último depois de ter desperdiçado 2 match-points.
 
O 1º cs do torneio algarvio, P. Sousa confirmou uma vez mais o estatuto de principal cabeça-de-série no segundo torneio internacional disputado este ano em solo português. O nº 232 mundial apenas cedeu dois jogos no seu confronto diante do espanhol R. Mazon-Hernandez (6-2 e 6-0). O outro tenista português que ultrapassou a 2ª ronda com êxito foi o "anfitrião" R. Machado. O "pupilo" de André Lopes não sentiu dificuldades para bater o britânico M. Short em duas partidas (6-1 e 6-2).
 
Menos sorte tiveram José Ricardo Nunes e André Gaspar Murta. Este último sucumbiu diante do sueco E. Ymer (3-6 e 5-7); já Nunes desperdiçou mesmo dois match-points no seu "duelo" com o francês R. Coco, tenista vindo da fase de qualificação, que viria a vencer com os parciais de 2-6; 7-6 e 6-1.

ATP 500 Acapulco: Sousa cede em duas partidas

 

O nº 1 nacional, J. Sousa acabou por sair derrotado na 2ª ronda do ATP 500 de Acapulco diante do sempre complicado colombiano S. Giraldo, nº 66 ATP, em duas partidas (6-7 e 5-7). O encontro foi muito disputado com o tenista luso a entrar bem no encontro, rompeu mesmo o serviço do seu adversário, mas logo a seguir não confirmou tal vantagem ao perder igualmente o seu "saque". A definição da primeira partida foi mesmo levada para o tie-break, num parcial onde Sousa esteve bem no capítulo do serviço, mas Giraldo aproveitou o único break-point que dispôs para em primeira circunstância igualar o parcial, e depois no desempate acabou por vencer por 10-8.
 
Na 2ª partida, o tenista colombiano quebrou o saque do tenista português a 2 igual mas o nº 1 nacional sempre com a sua atitude competitiva não desistiu e recuperou a desvantagem a 4 igual. Com a estatistica dos 1º serviços a descerem de forma considerável, o tenista radicado em Barcelona cedeu no 11º jogo e ficou na mão do tenista colombiano que servia para fechar o encontro logo a seguir. S. Giraldo que perdeu na meia-final neste mesmo evento o ano passado (d. D. Ferrer), fechou mesmo o encontro com os parciais de 7-6(8) e 7-5, num encontro que teve a duração de 1 h 59 m.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Loulé: Mais três portugueses na 2ª ronda

P. Sousa, José R. Nunes e R. Machado juntaram-se, hoje,  a André Gaspar Murta na 2ª ronda do future algarvio de Loulé, evento pontuável para o circuito profissional que distribui 10.000 dólares em prémios monetários. O cs nº 1, P. Sousa venceu o qualifyer francês R. Boutillier em duas partidas, e agora na 2ª ronda irá encontrar o espanhol R. Mazon Fernandez.
 
No único embate do dia entre jogadores portugueses, José R. Nunes necessitou de três partidas para levar de vencida R. Jorge, e nos oitavos-de-final, jogará com o gaulês R. Coco, "carrasco" do seu compatriota e 6º cs, J. Obry (6-4;0-6 e 3-6). J. Domingues não teve a sorte dos seus compatriotas e foi derrotado pelo britânico M. Short, próximo adversário de R. Machado, cs nº 4. O tenista algarvio não sentiu dificuldades para derrotar o francês L. Malouli - nº 582 ATP em duas partidas (6-3 e 6-2). Esta quinta-feira jogam-se os encontros dos oitavos-de-final.
 
 
(1) P.Sousa vs (q) R.Boutillier 6-4;6-0
 (q) José Ricardo Nunes vs R.Jorge  6-3;3-6;6-3
(q) J.Domingues vs M.Short 6-7(5);6-1;4-6
(4) R.Machado vs L.Malouli 6-3;6-2

ATP 500 Dubai: Resultados Oitavos-de-final

Hoje, quarta-feira, disputaram-se os oitavos-de-final do torneio do Dubai, evento de categoria 500 que foi vencido na temporada passada pelo campeoníssimo R. Federer. Entre os resultados de hoje, regista-se o desaire do 8º cs, o irregular M. Youznhy diante do alemão D. Brands. Outro russo, D. Tursunov surge de forma surpreendente nos quartos-de-final, e depois de ter vencido na ronda anterior J. Hasek, derrotou hoje o francês M. Llodra em três partidas. Nos restantes embates, N. Djokovic e R. Federer venceram dois tenistas espanhóis, necessitando de apenas dois parciais, sendo que o nº 1 mundial ainda necessitou de um tie-break (na 2ª partida), para confirmar uma vitória que era de todo esperada. Nos avydenko. A acompanhar os próximos episódios...

Resultados Globais
 
(1) N.Djokovic vs R.Bautista Agut 6-1; 7-6
(7) A.Seppi vs L.Rosol 6-4;7-6(4)
(4) Del Potro vs S.Devvermann 6-4;6-4
D.Brands vs (8) M.Youznhy 6-4;6-4
M.Llodra vs D.Tursunov 6-7;6-2;3-6
(3) T.Berdych vs T.Kamke 7-5;6-1
N.Davydenko vs V.Hanescu 6-4;7-6(2)
(2) R.Federer vs M.Grannolers 6-3; 6-4

Grandes Duelos da História

Roland Garros 1987 - S.Graff vs M.Navratilova 9-9
 
 
Graff vs Navratilova 6-4; 4-6;8-6
 
Hoje deixo aqui um dos grandes duelos entre a germânica S. Graff e a norte-americana M. Navratilova. Sem dúvida, duas grandes campeãs. 
 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Foto do dia: Acapulco 2013

 

A segurança em Acapulco está na ordem do dia


Loulé: André Gaspar Murta em grande

A. Gaspar Murta continua a demonstrar estar em boa forma. Agora, em Loulé, o tenista algarvio venceu na 1ª ronda do "future" local o russo A. Morosov, tenista sem ranking mundial, em duas partidas (6-3 e 6-1). O actual nº 912 ATP, que apenas foi parado na semana passada por P. Sousa (nas meias-finais em Vale do Lobo), irá agora encontrar nos oitavos-de-final o sueco E. Ymer, jogador com 16 anos -  foi derrotado na semana passada por P. Sousa na 1ª ronda.
 
Amanhã os restantes jogadores portugueses irão estrear-se em Loulé. A saber:
 
(1) P.Sousa vs (q) R.Boutillier
(q) R.Jorge vs (q) R.Coco
(wc) J´.Ricardo-Nunes vs (q) J.Domingues
(4) R.Machado vs L.Malouli

ATP 500 Dubai: Djokovic começa com pé direito

 
N.Djokovic entrou com o pé direito no Dubai...

Resultados 1ª Ronda (Mais importantes)
 
(1) N.Djokovic vs V.Troicki
(2) R.Federer vs
(3) T.Berdych vs (wc) R.Ram 6-1;6-4
(4) Del Potro vs M.Baghdatis 4-6;6-4;7-6
M.Llodra vs (5) J.W.Tsonga 7-6;6-2


ATP 500 Acapulco: João Sousa na 2ª ronda

J.Sousa "carimbou" na noite passada em Acapulco, uma das mais "deliciosas" vitórias na sua carreira. O nº 1 nacional levou de vencida o austríaco J. Melzer (cs nº5 e nº 49 mundial) em duas partidas. O encontro teve a duração de 1 h 18 m e foi favorável ao tenista natural de Guimarães pelos parciais de 6-4 e 6-3.
 
No cômputo geral, Sousa venceu 73 pontos - contra 57 do seu opositor -, estatística que demonstra as dificuldades que Melzer teve ao longo do encontro, ele que cedeu 12 break-points ao longo da partida, ainda que Sousa apenas tenha aproveitado 4 dessas ocasiões.
 
Na 2ª ronda, o tenista luso irá medir forças com o "duro" colombiano S.Giraldo, nº 66 mundial, que derrotou em três partidas o veterano espanhol R. Ramirez Hidalgo. Este é o primeiro desafio entre os dois oponentes no circuito ATP.
 
WTA Acapulco (1ª Ronda)
 
Maria J.Koehler vs Estrella Cabeza Candela 2-6;0-6
 
 

Barómetro da semana: 24 de Fevereiro

Recheada de bons torneios, a semana que passou trouxe algumas figuras emergentes a registos bem interessantes, outros nem tanto. Para avaliarmos os bons e os maus desempenhos dos circuitos, temos já em seguida o segundo capítulo da rúbrica "Barómetro da semana".
 
(++) D. Ferrer: O tenista natural de Javea´muitas das vezes é criticado por ter um ténis demasiado uniforme, sem grandes mudanças de ritmo, e acima de tudo alicerçado na consistência de jogo: é verdade que o nº 4 mundial está longe de ser um "mágico talentoso", mas é sem dúvida um jogador muito raçudo, e com enorme, enorme vontade em vencer. É certo que beneficiou do facto do seu compatriota R. Nadal ter estado bastante tempo inactivo, e graças a isso subiu ao posto nº 4 mundial, mas não esqueçamos que tem atrás dele jogadores como J. M. Del Potro, T. Berdych e outros nomes sonantes, alguns deles com talento q.b para estar à frente de nuestro hermano. Só que existe uma diferença entre o tenista de 30 anos vindo do país vizinho e os já citados competidores: é a sua forte atitude competitiva, e claro o seu prazer em jogar ténis. Atingiu 20 troféus ATP em Buenos Aires, e esta semana prepara-se (veremos se teremos essa possibilidade), de ver mais um "duelo" Ferrer vs Nadal em pó-de-tijolo, na circunstância no ATP 500 de Acapulco, onde está o nosso J. Sousa.
 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ATP 250 D.Beach: Elias derrotado na 3ª ronda

 
 
(6) G.Elias vs D. Muñoz de la Nava (Esp) 2-6; 4-6
 
G. Elias tentava chegar ao melhor quadro do ATP 250 de Delray Beach, nos Estados Unidos. O 6º cs da fase prévia não conseguiu confirmar o estatuto de cabeça-de-série e acabou por sucumbir diante do espanhol Muñoz de la Nava. O encontro teve a duração de 1 h 20 m e saiu favorável ao tenista madrileno que ostenta o posto nº 154 do ranking mundial. 

Resumo portugueses: Semana 18 a 24 Fevereiro

 
PORTUGUESES (SEMANA DE 18 A 24/2)
JOGADOR TORNEIO RONDA ADVERSÁRIO RESULTADO OBS
João Sousa
ATP 250 B.Aires
1ªR
F.Del Bonis
1-6;4-6
QP
Gastão Elias
ATP 250 B.Aires
1ªR
T.Robredo
3-6;0-6
Q
Frederico Gil
ATP 250 B.Aires
Q1
T.Gabashvili
1-6;0-6
Q
Michelle L.Brito
WTA Memphis
Q1
(3) J.Cepelova
5-7;5-7
Q
Maria J.Koehler
WTA Bogota
1ªR
A.Cadantu
0-6;3-6
QP
Pedro Sousa
$10.000 Vale do Lobo
F
(1) N.Desein
6-7(3);2-6
QP
Rui Machado
$10.000 Vale do Lobo
Q
G.Gigougnon
4-6;1-6
QP
Leonardo Tavares
$10.000 Vale do Lobo
Q
Pedro Sousa 
0-2; Ret
Q
Andre G.Murta
$10.000 Vale do Lobo
1/2
Pedro Sousa 
5-7;5-7
Q
Bárbara Luz
$10.000 Mallorca
2ªR
(8) Y.Cavalle Reimers
1-6;5-7
Q
Margarida Moura
$10.000 Mallorca
2ª R
Y.Buchina
2-6;5-7
Q


Rankings: 25 Fevereiro 2013

ATP   WTA
Variação
Jogador
Pts
  Variação
Jogador
Pts
1 (-) N.Djokovic 12960   1 (-) S.Williams 10365
2 (-) R.Federer 9855   2 (-) V.Azarenka 10325
3 (-) A.Murray 8480   3 (-) M.Sharapova 9715
4 (-) D.Ferrer 6865   4 (-) A.Radwanska 7505
5 (-) R.Nadal 5755   5 (-) Li Na 6130
6 (-) T.Berdych 4545   6 (-) A.Kerber 5400
7 (-) J.M.Del Potro 4410   7 (+1) P.Kvitova 4980
8 (-) J.W.Tsonga 3660   8 (-1) S.Errani 4915
9 (-) J.Tipsarevic 3125   9 (-) S.Stosur 3835
10 (-) R.Gasquet 2880   10 (-) C.Wozniacki 3570
     
93 (-4) João Sousa 556 102 (+4) Maria João Koehler 644
131 (+3) Gastão Elias 415 134 (-7) Michelle L.Brito 507
181 (+2) Frederico Gil 278 882 (+2) Bárbara Luz 14
232 (-1) Pedro Sousa 204 971 (-33) Margarida Moura
316 (-) Rui Machado 137 1146 (-) Sofia Araújo
908 (+4) André Murta 12
1078 (+3) João Domingues 7
1106 (+2) Frederico F. Silva 6
1297 (+8) Gonçalo Loureiro 3
1418 (+8) Leonardo Tavares 2
1435 (+9) Henrique Sousa 2
1555 (+7) José Ricardo Nunes 2
1561 (+7) Gonçalo Pereira 2
1776 (+5) Gonçalo Oliveira 1
1776 (+5) Artur Completo 1
 
 


domingo, 24 de fevereiro de 2013

Vale do Lobo: Pedro Sousa derrotado na final

P. Sousa, 2º cs no Vale do Lobo Open - Magnesium OK acabou por ceder no encontro derradeiro em solo algarvio. O tenista lisboeta que procurava o seu 3º título da carreira acabou por perder frente ao belga N.Desein, primeiro cabeça-de-série do evento que distribuiu 10.000 dólares em prémios monetários.
 
O nº 230 mundial foi mais forte vencendo por 7-6(3) e 6-2. Curiosamente, depois de ter perdido a final de singulares, acabou por "erguer" o troféu mas na variante de pares, contando com G. Falcão como companheiro. Dois sets (6-3 e 6-4) foram os parciais que foram suficientes para derrotarem a "parelha" J. Arauzo Martinez e J.Pulgar-Garcia. Esta próxima semana joga-se em Loulé, novo evento que tem como promotor a Premier Sports e distribui igualmente 10.000 dólares em "prize-money".
 
ATP 250 Delray Beach
 
2ª Ronda do Qualifyng
 
(6) G.Elias vs R.Sweeting 6-3;3-6;6-4 / 3ª QQ: vs D.de La Nava
 
ITF $10.000 Mallorca
 
2ª Ronda do Qualifyng
 
Bárbara Luz vs B.Dubska (Che) 1-6;6-4;6-2 / 3ª QQ: M.Partaud (Fra)
 
(9) Margarida Moura vs R. Gazzola(Ita) 6-3;6-1 / 3ª QQ: J.Boualem (Esp)
 

Finais da semana: D.Ferrer soma 20º título ATP

 
 
ATP 500 MEMPHIS: K.Nishikori vs F.Lopez 6-2;6-3
 
ATP 250 BUENOS AIRES: (1) D.Ferrer vs (3) S.Wawrinka 6-4;3-6;6-1
 
ATP 250 MARSELHA: (3) J.W.Tsonga vs (1) T.Berdych 3-6;7-6(6);6-4
 
WTA MEMPHIS: M.Erakovic vs (3) S.Lisicki 6-1;Ret
 
WTA DUBAI: (6) P.Kvitova vs (5) S.Errani 6-2;1-6;6-1
 
WTA BOGOTA: (1) J.Jankovic vs P.Ormachea 6-1;6-2
 
 


sábado, 23 de fevereiro de 2013

ATP 250 D.Beach: G.Elias na 2ª ronda do "qualy"

 
1ª Ronda do Qualifyng ATP 250 Delray Beach 
 

(6) G.Elias vs M.McClune 7-3;7-6(7)
 
OUTROS PORTUGUESES
 
 
Bárbara Luz $10.000 Mallorca Q1 Olaya Solis (Esp) 6-2;6-1
 
 
Bárbara Choon $10.000 Antalya Q1
Ekaterina Lavrikova (Rus) 
0-6;2-6
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


ATP 250 Buenos Aires: A "besta-negra" Wawrinka

Está definitivamente aberta a "captura" por parte da armada espanhola à sua besta-negra pelo menos em Buenos Aires: de seu nome S. Wawrinka. Dos quatro jogadores a caminho da final o nº 2 suiço derrotou três jogadores espanhóis -, D.Gimeno-Traver, A.Ramos e hoje, nas meias-finais, o cs nº 2 N.Almagro.
 
A última esperança do "país vizinho" é mesmo D.Ferrer que garantiu a presença na final à custa do seu compatriota T. Robredo. Esta foi a 6ª vitória por parte do tenista natural de Javea - em oito confrontos -, ele que procura o seu 20º título ATP e o 2º ´troféu da temporada. O encontro terminou com os parciais de 6-3 e 6-2 em 1 h 18 m.
 
Já, o "duelo" que possibilitou o êxito a S. Wawrinka teve a duração de 1 h 10 m. Os parciais de 6-3 e 7-5 "testemunham" o equilibrio do encontro. D.Ferrer (cs nº 1) e S.Wawrinka (3º) já se encontraram por nove ocasiões no circuito, registando-se seis vitórias do nº 4 mundial e três para o companheiro mais sonante de R. Federer na Taça Davis.

Vale do Lobo: Pedro Sousa procura 3º título

P.Sousa (2º cs) da edição 2013 do Vale do Lobo Open - Magnesium OK tentará este domingo somar o seu 3º título da carreira. O tenista lisboeta, que ostenta o estatuto de 2º cs, venceu por duplo 7-5 uma das boas surpresas nos últimos tempos para o ténis português.

André Gaspar Murta, nº 912 ATP vinha da fase de qualificação mas acabou por registar uma boa semana em Vale do Lobo. Certamente um jogador a seguir já na semana que vem em Loulé. Todavia, a maior experiência do actual nº 231 ATP foi decisivo nos momentos cruciais. Depois dos 2 títulos que tem no seu curriculum (Espanha F 25, em 2009), e este mesmo torneio no ano passado, Pedro irá tentar erguer novo troféu já este domingo no Vale do Lobo Tennis Academy. O seu opositor será o belga N. Desein, 1º cs e nº 230 mundial.  

ATP 250 Buenos Aires: De quatro tira-se um e ficam...

Hoje, na capital argentina jogam-se as meias-finais do ATP 250 local. Dos quatro semifinalistas, três são de nacionalidade espanhola, o outro chegou da Suiça, apresenta uma esquerda "galáctica" e é o único que pode retirar à armada espanhola o título. S. Wawrinka acabou mesmo por evitar as meias-finais cem por cento espanholas já que derrotou o "canhoto" A. Ramos em duas partidas (7-6 e 6-4). O seu opositor no dia de hoje será o 2º cs, N.Almagro que venceu o talentoso argentino - "carrasco" de J.Sousa no torneio -, F. Delbonis (6-1 e 7-6 foram os parciais).
 
A outra meia-final será disputada entre D. Ferrer (1º cs) e o seu compatriota T. Robredo. O tenista natural de Javea não teve dificuldades para bater o italiano F.Fognini (6-2 e 6-1), enquanto Tommy derrotou o germânico J. Reister em dois sets (6-3 e 6-2).
 
Meias-Finais (Confronto Directo) 
 
(1) D.Ferrer vs T.Robredo 5-2
(2) N.Almagro vs (3) S.Wawrinka  3:4
 
Meias-Finais ATP 500 Memphis (Confronto Directo)
 
(5) K.Nishikori vs M.Matosevic 1:0
D.Istomin vs F.Lopez 0:2
 
 
 

ATP 250 Marselha - Resultados Meias-Finais

 
J.W.Tsonga - Foto Tenniscontected.com

(1) T.Berdych vs (q) D.Tursunov 6-2; 6-1

(3) J.W.Tsonga vs G.Simon 6-2; 6-2





WTA Dubai: P.Kvitova vence 10º título da carreira

A checa P. Kvitova, cs nº 8, selou uma semana verdadeiramente fantástica ao derrotar a italiana S. Errani em três parciais na final do Dubai Duty Free Tennis Championships, evento de categoria Premier e dotado de 2 milhões de dólares em prémios monetários. A final teve a duração de 1 h 40 m e terminou com os parciais de 6-2;1-6 e 6-1.
 
Este foi o 10º título da carreira da ex-nº 2 mundial e o seu 1º título da temporada, ela que iniciou o presente ano com bastantes dificuldades no que diz respeito a resultados. Por parte da nº 1 italiana, Errani perde a segunda final mais importante da carreira, ela que recorde-se perdeu a final de Roland Garros na transacta temporada.
 
WTA Memphis
 
Entretanto, em solo norte-americano joga-se hoje a final do WTA de Memphis. A germânica S. Lisicki e a neozelandesa M.Erakovic são as finalistas da prova. A tenista alemã, que ocupa actualmente a posição nº 40 do ranking mundial bateu nas meias-finais a eslovaca M.Rybarikova (7-5 e 7-5), ao passo que a nº 71 WTA derrotou a helvética S.Voegele em duas partidas (6-2 e 6-4). Nos três embates entre as duas finalistas, Lisiscki leva a melhor (duas vitórias e um desaire).
 
WTA Bogota (Programa Meias-finais)
 
(1) J.Jankovic vs K.Knapp
 
P.Ormachea vs T.Pereira 7-6(5);6-3

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Vale do Lobo Open: Português na final

Na final de domingo do Vale do Lobo Open - Magnesium Ok, estará um tenista da casa já que P. Sousa irá discutir uma das vagas na final diante do jovem André Gaspar Murta. A outra meia-final será discutida entre dois tenistas belgas - N.Desein (1º cs) e G.Gigounon (7º cs e "carrasco" de V.Mensurado e R.Machado), este último já derrotado no dia de hoje nos quartos-de-final.
 
P.Sousa e L.Tavares começaram bem o dia, ao derrotarem na jornada matinal o espanhol J.Pulgar Garcia (6-4 e 6-2) e o francês R.Boutillier (6-4 e 6-4), respectivamente. Com estes resultados, os tenistas lusos encontravam-se na jornada da tarde.
 
Quartos-de-final
 
Antes desse embate luso, R.Machado era derrotado pelo 7º cs, o já citado G.Gigounon (6-4 e 6-1). De volta ao circuito profissional depois da sua longa ausência devido a uma lesão no joelho, o tenista algarvio através do seu facebook declarou:  Perdi hoje 64 61. Não consegui recuperar do desgaste do jogo de 3 horas de ontem. O objetivo principal era entrar em competição sem me resentir do joelho, o que felizmente foi conseguido. Ainda tenho muito trabalho pela frente!
 
A atravessar um grande momento de forma, André Gaspar Murta assegurou pela primeira vez na sua carreira a presença nas meias-finais de um torneio ITF, ao derrotar o irlandês S.Barry por duplo 6-2. O seu adversário de amanhã será P.Sousa (2º cs) que apenas disputou dois jogos diante de L. Tavares que foi forçado a abandonar por problemas fisicos. Neste momento, não temos indicações se a lesão está relacionada com o joelho que o forçou estar isento de competição há sensivelmente nove meses.

ATP 250 Marselha: J.W.Tsonga salva 5 (!) match-points

O grande destaque desta sexta-feira em Marselha, nos quartos-de-final, foi a vitória de J. W. Tsonga depois de ter enfrentado 5 match-points diante do australiano B. Tomic. O nº 8 do ranking mundial lutou a bem lutar para bater o jovem vindo do hemisfério Sul em três sets (4-6; 6-3 e 7-6) ao cabo de 2 h 05 m. O 3º cs vai agora discutir com o argentino J. M. Del Potro ou com o francês G. Simon uma vaga na final (disputa-se neste momento).
 
A outra meia-final será disputada entre o 1º cs, o checo T. Berdych (derrotou o polaco J. Janowicz) ´também em três parciais (6-3;6-7;6-3), e o russo D. Tursunov que bateu esta sexta-feira G. Muller (7-6;1-6;7-5).
 
Última hora: O "anfitrião" G. Simon surpreendeu o vencedor da edição 2012 do Open 13, o também detentor do Estoril Open, J.M.Del Potro ao derrota-lo em dois sets (6-4 e 6-3), igualando assim o confronto directo com a Torre de Tandil (3 vitórias para cada lado). O encontro terminou ao cabo de 1 h 22 m
 
Meias-Finais
 
(1) T.Berdych vs D.Tursunov
(3) J.W.Tsonga vs G.Simon


WTA Dubai: Definidas as finalistas

 
P. Kvitova está a protagonizar uma grande semana (Reuters)

P. Kvitova (6ª cs) garantiu esta sexta-feira a sua primeira final da temporada depois de ter derrotada a dinamarquesa C. Wozniacki em dois sets (6-3 e 6-4). A ex-nº 1 mundial não foi capaz de travar a tenista checa que está sem dúvida a elevar o seu nível de ténis desde a eliminaória da Fed Cup que participou. No encontro decisivo a ex-nº 2 mundial terá pela frente a italiana S. Errani que bateu a sua compatriota (e grande amiga) R. Vinci por um duplo 6-3. Depois de ter discutido a final do torneio de Roland Garros em 2012, esta é a final mais importante da carreira para a 5ª cs do evento árabe.
 
WTA Memphis (Meias-Finais)
 
(3) S.Lisicki vs (7) M.Rybarikova 7-5;7-5
(5) S.Errani vs R.Vinci 6-3;6-3
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

WTA Dubai: Detentora do titulo derrotada

A checa P. Kvitova parece que tomou sabor às vitórias depois de uma fase não muito positiva. A actual nº 8 do ranking mundial derrotou esta tarde no WTA Dubai Duty Free Tennis Championships a actual detentora do título e nº 4 mundial, a polaca A. Radwanska. O encontro teve a duração de 1 h 22 m e terminou com os parciais de 6-2 e 6-4, num "duelo" marcado por sete quebras de serviço, cinco dessas ocasiões para Kvitova, que recorde-se já na semana passada apenas foi parada em Doha pela agora nº 1 mundial, S. Williams. Nas meias-finais, Petra irá encontrar a ex-nº 1 mundial, a dinamarquesa C. Wozniacki que ainda perdeu o set inuagural no seu "duelo" face a M. Bartoli mas acabou por sair vitoriosa (4-6; 6-1 e 6-4).
 
Na final já está assegurada a presença de uma tenista italiana já que S. Errani e R. Vinci estarão na segunda meia-final depois de terem derrotado respectivamente a russa N. Petrova (6-4; 0-6; 6-3), e a 7ª cs, a australiana S. Stosur (6-2 e 6-4).

Vale do Lobo: R.Machado e Murta nos 1/4 final

Hoje, quinta-feira, não ficou concluida a 2ª ronda do Vale do Lobo Open - Magnesium OK, com dois dos tenistas portugueses (dos cinco presentes), a definirem a sua situação apenas amanhã, numa jornada que deverá ser dupla (isto caso venham a ultrapassar a 2ª ronda), para P. Sousa e L. Tavares. R. Machado e A. Gaspar Murta "carimbaram" presença nos últimos oito participantes, já o actual campeão nacional de 18 anos, V. Mensurado ficou pelo caminho.
 
V. Mensurado acabou por sucumbir diante do 7º cs, G. Gigounon (nº 436 ATP) que venceu pelos parciais de 6-0 e 6-3. Na próxima ronda, o tenista belga irá encontrar precisamente o português R. Machado,  vencedor do "duelo" com o espanhol A. Artunedo Martinavarr em dois apertados parciais (7-6 e 6-4). Já, André Gaspar Murta a atravessar um bom momento ultrapassou em três parciais o "qualifyer" francês R.Coco (2-6;6-4;6-2). A jornada de amanhã começa com os embates P. Sousa (2º) vs J.Pulgar Garcia (Court 5), e L.Tavares vs R.Boutillier.
 
Outros Portugueses
ITF $10.000 Mallorca (2ª ronda)
 
(q) Margarida Moura vs (5) Yana Bushina 2-6;5-7
(q) Bárbara Luz vs Ivone Cavalle-Reimers 1-6;5-7
 
 
 

Marcas e Feitos: L. Hewitt e a 571ª vitória...

 

Perfil de L.Hewitt
Foto Topnews.in
 
O australiano e ex-nº 1 mundial, L. Hewitt alcançou a sua 571ª vitória no circuito ATP, igualando o feito de M. Wilander. A marca foi alcançada na 1ª ronda do ATP 500 de Memphis ao derrotar o nº 72 mundial Yen Lu,  por 2 sets a 1 (2/6; 7/6(3) e 6/4 após 2h21min de jogo. Nos oitavos-de-final, o raçudo tenista australiano irá encontrar o uzbeque D. Istomin.
 
De sublinhar o desaire de M. Raonic (2º cs) na jornada desta quarta-feira em Memphis. O tenista canadiano, que venceu no passado domingo o seu 4º título na carreira (em San José), foi "vitima" às mãos do jovem norte-americano, nº 168 mundial, J. Sock. O jogador de 20 anos, que irá encontrar na próxima ronda o veterano J. Blake venceu em três parciais (6-3; 5-7; 7-5).
 



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Grandes duelos da história

Wimbledon 1984 - I.Lendl 22 vs 13 J.Connors
 
 
 7-6; 3-6; 5-7;1-6
 
Nova rubrica no seu blog de ténis - Vamos ter todas as quartas-feiras a exibição dos grandes duelos ao longo da história da modalidade. Damos o pontapé-de-saida com os espantosos desafios entre I. Lendl e J.Connors. Escolhemos a fase final da meia-final em Wimbledon no ano de 1984. Divirta-se com esta nova rubrica...

Vale do Lobo: "Um póker" de portugueses na 2ª ronda

Esta quarta-feira, quatro tenistas portugueses garantiram a presença na 2ª ronda do Vale do Lobo Open - Magnesium Ok, evento de 10.000 dólares que se disputa no Vale do Lobo Academy Tennis até ao próximo domingo. O destaque vai para o regresso às vitórias de R. Machado (3º cs) que bateu o espanhol S.Magro Moreno, nº 977 ATP, pelos parciais de 6-2 e 6-4.
 
No único embate do dia entre dois jogadores portugueses, A. Gaspar Murta derrotou o "wild-card" J. Ricardo Nunes em dois parciais 6-1 e 7-5. Já, P. Sousa (2º cs), sentiu dificuldades tendo mesmo a necessidade de dar a volta aos acontecimentos perante o sueco Elias Ymer, que venceu o set inaugural, mas acabou por ceder ao maior poderio do jovem tenista lisboeta. Sousa "assinou" uma vitória  por 4-6; 6-2 e 6-3. Por último, L. Tavares continua em grande depois da sua ausência de nove meses. Depois de ter "furado" a qualificação, "Leo" derrotou o francês A. Escoffier, 8º cs por 7-6 e 6-1. Esta quinta-feira disputa-se os oitavos-de-final da prova.
 
Outros Portugueses
 
ITF Mallorca $10.000 dólares (1ª Ronda)
 
Margarida Moura vs (wc) Celina Bester 6-0;6-0
 
Programa 2ª Ronda
 
(Q) Bárbara Luz vs (8) I. Cavelle-Reimers (Esp)
(Q) Margarida Moura vs (6) E.Bushina (Rus)
 
 
 

WTA Dubai: Vinci surpreende; Serena desiste

Estão definidos os emparelhamentos dos quartos-de-final do Dubai Duty Free Tennis Championships, evento milionário que distribui 2 milhões de dólares em prémios monetários. Em termos competitivos, S. Errani acabou ser a "figura do dia" ao derrotar a germânica A. Kerber, cs nº 4. O encontro teve a duração de 1 h 11 m, e terminou com os parciais de 7-5 e 6-1. Agora, a tenista transalpina irá encontrar esta quinta-feira a australiana S. Stosur, cs nº 7, que derrotou de forma natural a asiática S.Wei Hsieh, actual nº 25 mundial. Dois sets (6-4 e 6-0) foram os moldes de uma vitória que durou 56 minutos a concretizar-se.
 
A outra nota importante do dia foi a desistência de S. Williams, que deveria ter defrontado a francês M. Bartoli nesta 2ª ronda, todavia, a tenista gaulesa assegurou a passagem aos quartos-de-final sem ter entrado em court já que a agora nº 1 mundial desistiu por deficiências fisicas. A tenista de 28 anos, que ocupa o posto nº 11 mundial irá encontrar nos "quartos" a ex-dinamarquesa C. Wozniacki que derrotou a chinesa J.Zheng, tenista vinda da fase de qualificação (6-0 e 6-1), num encontro de sentido único.
 
Outra das ex-nº 1 mundiais, A. Ivanovic foi derrotada às mãos da checa P. Kvitova (6º cs), num encontro muito bem jogada de ambas as protagonistas, mas nos momentos cruciais venceu a tenista mais segura (7-5 e 7-6). Segue-se no caminho da tenista checa , a polaca A. Radwanska que venceu Y. Putisntseva, que ainda assim ofereceu bastante réplica à tenista 3º cs, saindo derrotada pelo "score" de 5-7 e 3-6. O último dos confrontos dos "quartos" será entre a russa N. Petrova - derrotou sem mácula a espanhola C.Suarez Navarro (6-1 e 6-0) e a outra italiana ainda presente em prova, S. Errani (vencedora do "duelo" com S. Cirstea por duplo 6-4).
 
 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

WTA Bogota: Declarações de M.J.Koehler

Na sua página do facebook, Maria João Koehler deixou algumas reflexões sobre a sua derrota nesta tarde de terça-feira em Bogota, Colômbia, diante da romena Alexandra Candantu, nº 96 do ranking mundial. Maria João referiu:
 
Olá a todos! Foi um dia mau o de hoje em Bogotá. As condições de jogo são muito difíceis e facilmente perdermos o controlo das situações. A bola voa demasiado e o facto de ser uma jogadora agressiva, com um estilo de jogo mais recto, não me favoreceu em tamanha altitude. Sei que são condições que não encontro com frequência e por esse facto vou procurar não dar muita importância ao dia mau que acabei por ter, mas naturalmente tentarei retirar o máximo proveito desta experiência para que as próximas sejam melhores.
 
 Infelizmente ainda não estou a 100 por cento fisicamente e continuo a sentir alguma dor especialmente quando sirvo. Vou fazer uma ecografia aqui no torneio para ver se há risco de piorar, ou se por outro lado poderei continuar a competir nas próximas semanas. Obrigada pelo apoio!

Vale do Lobo: "Leo" e Murta no melhor quadro

Hoje, terça-feira, disputou-se a derradeira ronda de qualificação para o quadro principal do Vale do Lobo Open - Magnesium Ok, future de 10.000 dólares que se disputa até ao próximo domingo no Algarve e tem como promotor a Premier Sports. Dos oito jogadores que ultrapassaram com êxito o "qualifyng" constam dois jogadores portugueses: L. Tavares e A.Gaspar Murta. "Leo" bateu o francês C. Bellot em três partidas (6-2;6-7;6-2), ao passo que Murta - a atravessar um bom momento de forma -, necessitou apenas de dois sets para derrotar o irlandês D. Glancy (6-4; 6-3).
 
Ínicio Quadro principal 
 
Paralelamente à definição da fase prévia disputou-se os primeiros "duelos" do quadro principal. Desses quatro embates, um deles teve a presença de dois jogadores lusos. V. Mensurado, uma das grandes esperanças do ténis português, de apenas 18 anos, derrotou o também "wild-card" R. Barbosa num confronto muito discutido e decidido na "negra" - 6-4; 4-6; 6-4).
 
Jogos agendados para esta 4ª feira com a presença de jogadores portugueses:
 
Nunca antes das 11 h :     Rui Machado vs Sérgio Magro Moreno (Court 5)
                                           José Ricardo-Nunes - A.Gaspar Murta   (Court 6)
Nunca antes das 12 h 30: (2) Pedro Sousa - Elias Ymer (Court 5)
A Seguir:                            Leonardo Tavares vs (8) A.Escoffier (Court 5)