sexta-feira, 4 de outubro de 2024

De volta ao blog...

 Viva pessoal do ténis. 

Decidi reativar este espaço, não será um blog de atualização diária mas será um espaço descontraído onde irei "mandar os meus bitaites" sobre a modalidade que me habituei a acompanhar desde muito novo. Estamos a viver um momento especial da modalidade, com o circuito masculino a ter de se habituar a sobreviver sem os Big-3, e a nível nacional com o fim de carreira de João Sousa, Nuno Borges com a responsabilidade de transportar a responsabilidade de se "aguentar" no Top-100 mundial.. 


                                                                       Foto ATP Tour (ATP 1000 Shanghai)


Ainda assim, o momento parece sorridente para os portugueses no circuito, com mais jovens - Henrique Rocha e Jaime Faria à cabeça para se imiscuírem na elite do ténis mundial, e no circuito WTA, e com as irmãs Jorge a registarem resultados interessantes tendo em conta o momento do ténis feminino em Portugal. Michelle Larcher de Brito foi a última "player" a intrometer-se nos grandes eventos mundiais, veremos se a médio prazo o mesmo se venha a repetir com as jovens irmãs já citadas.

No circuito ATP, o momento é sensível, com o caso "Sinner" que abordarei brevemente, mas em termos competitivos desenha-se uma rivalidade que tem tudo para explodir entre o jovem transalpino, e Carlitos Alcaraz. Se no circuito masculino o predomínio dos Big-3 chegou ao fim, ainda que Novak Djokovic esteja ai para as curvas, o circuito feminino dispõe de Iga Swiatek, Aryna Sabalenka e Elena Rybakina que ameaçam nos próximos tempos atraírem os grandes sucessos nos tempos mais próximos, colocando um ponto final numa certa anarquia nos grandes registos históricos no circuito. 

Veremos se estes meus vaticínios se confirmam ou se teremos algo de especial a aparecer num mundo cada vez mais ameaçado - como outros desportos -, ao poder financeiro da Arábia Saudita e dos petrodólares. 

Esta fase da temporada é um dos momentos bastante atrativo, com a fase final do Tour asiático a chegar ao fim, e com as decisões finais sobre o apuramento dos oito mais para o ATP Finals (com alguns torneios Indoor na Europa), e a cimeira final jogada em Turim, as decisões da Davis Cup em Málaga, e claro no circuito feminino a mesma situação, e com a expectativa como irá correr as WTA Finals jogado pela primeira vez na história em Riyadh. 

Sem comentários:

Enviar um comentário