Coco Gauff fechou o WTA 1000 de Pequim 2024 de forma impressionante, conquistando o título com uma vitória dominante sobre Karolina Muchova. A jovem norte-americana de 20 anos venceu em sets diretos (6/1 e 6/3) e manteve seu excelente recorde em finais, melhorando para 8-1 ao longo da carreira. Este foi o seu segundo título WTA 1000 do ano, o primeiro registou-se logo no início do ano em Aukland, onde derrotou Svitolina na final. No encontro decisivo, Gauff impressionou com sua capacidade atlética e consistência, aproveitando 3 dos 4 dos break-points que dispôs, colocou 6 ases num capítulo de jogo que colocou igualmente 70% de primeiras bolas.
Foto RecordGauff comentou no final do encontro: Eu meio que disse à minha equipa técnica que queria jogar em Pequim", Estavamos planejando apenas vir a Wuhan. Eu só senti que precisava jogar, me divertir. Eu gosto de Pequim." . Na edição de 2023, Coco jogou pela primeira vez o torneio, tendo chegado ás meias finais. Este ano ainda fez melhor, conquistando o título. E prosseguiu: "Acho que ano passado, ganhei o US Open e pensei, o resto da temporada, quero ir bem, mas tanto faz -- só jogar e ver o que acontece", disse Gauff ao WTA Insider.
Trajecto da nº 4 do mundo até à final:
1ª R: Clara Burel (Fra) 7/5 6/3
2ª R: Katie Boulter (Gra) 7/5 6/2
Oitavos-de-final: Naomi Osaka (Jpn) 6/3 6/4
Quartos-de-final: Yulia Starodubtseva (Ucr) 2/6 6/2 6/2
Meias-finais: Paula Badosa (Esp) 4/6 6/4 6/2
Final: Karolina Muchova (Che) 6/3 6/3
Outras Notas do torneio:
* Muchova perdeu a final mas não deixou de registar uma grande semana. Após 10 meses sem competir, a checa regista 18 vitórias e 5 desaires este ano, destacando-se além da final em Pequim (segunda final WTA 1000, a final em terras transalpinas - Palermo - , e pelo segundo ano seguido as meias-finais no US Open. Muchova venceu esta semana três jogadoras do Top-10, destacando-se igualmente a terceira vitória consecutiva perante Aryna Sabalenka (meias-finais).
Outros números do torneio:
7 - Coco Gauff torna-se na história a primeira jogadora da Era Open (1968) a vencer as suas 7 primeiras finais em piso duro.
2ª - Segunda norte-americana a vencer em Pequim depois da incontornável Serena Williams (2004 e 2013)
4 - Desde a criação do WTA 1000 em 2009, Coco Gauff junta-se a Iga Swiatek, Caroline Wozniacki e Bianca Andreescu nas jogadoras que venceram vários títulos antes de completar 21 anos.
49 - Karolina Muchova tornou-se a jogadora com o ranking mais baixo (nº 49) a chegar à final do evento de Pequim.
Sem comentários:
Enviar um comentário