Uma hora e quarenta e um minutos foi o tempo necessário para a nº 18 mundial e 5ª cs do torneio Premier de Moscovo, Simona Halep, levar a melhor sobre a australiana Samantha Stosur. O encontro teve momentos de excelente ténis com duas jogadoras agressivas, mas com a maior objectividade da tenista romena vir ao de cima nos momentos cruciais. Este foi o seu 5º título WTA, todos eles conquistados na presente temporada. Todavia, esta foi a conquista mais significativa da tenista de leste, já que o torneio de Moscovo faz parte dos eventos de categoria Premier do circuito profissional feminino (WTA).
A final do torneio de Moscovo teve frente-a-frente duas jogadoras em momentos diferentes das suas respectivas carreiras. Samantha Stosur, de 29 anos, já tem um importante trajecto no circuito, com 1 título do Grand Slam (US Open 2011) e com 5 troféus absolutos, enquanto a romena Simona Halep, está num momento ascendente da carreira. A jovem de 22 anos venceu na presente temporada 4 títulos - todos eles de categoria International-, e esta tarde enfrentou uma boa oportunidade para dar um passo mais na sua carreira. No mano-a-mano, Stosur levava a melhor por 3-1.
O Jogo
Simona Halep (Foto AP) |
E o que se pode dizer é que Halep não falhou. Através de uma exibição muito personalizada, a romena esteve praticamente sempre no comando do marcador. Na primeira partida, quebrou o serviço da sua adversária, logo no 4º jogo, chegando a 3-1. Com boas pancadas de direita, Halep construiu pontos de belo efeito, não obstante ter perdido a vantagem no 6º jogo do parcial. Parecia que a maior experiência de Stosur iria prevalecer, mas a romena não desistiu e continuou com uma atitude muito positiva, emprestando ao encontro uma boa intensidade de jogo. No 7º jogo, Stosur salvou 5 break-points muito fruto da sua forte pancada inicial. Todavia, e com o tie-break a decidir a primeira partida, a maior objectividade (e intensidade de jogo) de Halep ofereceu-lhe a vantagem no marcador, vencendo o desempate por 7-1.
O segundo set foi algo parecido com a partida inicial. Halep a tomar conta dos acontecimentos, rompeu o "saque" da australiana logo no 4º jogo e logo a seguir confirmou o break, ao adiantar-se para 4-1. A vencedora do US Open de 2011 e dos torneios de Osaka e Carlsbad, este temporada, estava "encostado" ás cordas e não conseguiu dar a volta aos acontecimentos. Pelo contrário, Halep comandou ainda com maior à vontade as incidências do encontro, fechando a final a seu belo prazer. Alguma precipitação, em determinados momentos do encontro e bastantes erros não forçados de Samantha Stosur, ajudaram também ao resultado final do encontro.
Vencedora do torneio: Simona Halep
Nº Títulos da carreira: 4 (todos em 2013)
Torneios Vencidos: Nürnberg, 's-Hertogenbosch, Budapest, New Haven
Sem comentários:
Enviar um comentário