Estão encontradas as finalistas do WTA Championships da edição 2013, que tem a cidade turca de Istambul como anfitriã. Serena Williams e Li Na vão encontrar-se pela 10ª vez no circuito, com ampla vantagem da nº 1 mundial que por uma única ocasião saiu derrotada perante a melhor tenista asiática de todos os tempos. As esforçadas Jelena Jankovic e Petra Kvitova não foram capazes de superar os respectivos favoritismos da nº 1 e nº 5 mundiais, mas deixam boa imagem das suas respectivas participações.
A imponente Sinan Erdem Arena recebe este domingo a final da prova |
(1) S. Williams vs (7) J. Jankovic 6-4; 2-6; 6-4
Uma esforçada e confiante Jelena Jankovic ainda fez frente à nº 1 mundial, jogando taco-a-taco numa das meias-finais do WTA Championships 2013. Logicamente, fazendo das suas virtudes "tripas coração" para conseguir esbater o favoritismo da tenista norte-americana, e tentando "camuflar" as suas fragilidades, o que é certo é que a ex-nº 1 mundial conseguiu roubar um set à comandante do ranking feminino. Ainda assim, Serena sabia que Jankovic é uma das poucas rivais que haveria vencido por 4 ocasiões, e o inicio do embate demonstrou isso mesmo. A sérvia chegou a 3-1, mas não conseguiu segurar a vantagem e perdeu o primeiro set por 6-4.
O 2º set foi o mais irregular em termos exibicionais, com ambas as semifinalistas a cometerem um elevado número de erros directos, principalmente a norte-americana. Jankovic neste período colocou 10 winners contra 4 erros directos, números importantes para suportar a vitória no parcial, e adiar a decisão para um 3º e decisivo set. Com a hora da verdade, "ali ao virar da esquina", Serena elevou o nível do seu ténis e cedo chegou a 5-1, vantagem que viria a ser definitiva. Esta será a 6ª vez que Serena disputa a final do torneio que reúne todos os anos as oito melhores jogadoras da temporada. Dessas 6 finais, venceu por três ocasiões, a última vez das quais no ano passado. O encontro teve a duração de 2 horas e 07 minutos.
(4) Li Na vs (5) P.Kvitova 6-4; 6-2
A fase Round Robin da prova havia revelado uma Li Na cheia de confiança e a praticar um bom ténis. E não destoou nas meias-finais, ao vencer este sábado a checa Petra Kvitova num embate que teve a duração de 1 hora e 36 minutos e finalizou com os parciais de 6-4 e 6-2. A nº 5 mundial apresentou-se fisicamente bem e mentalmente...serena. Entrou com tudo no encontro, e cedo chegou a um "redondo" 3-0. Mas, Kvitova reagiu, venceu 4 dos 5 seguintes jogos e chegou à igualdade a 4. Mas, uma dupla-falta foi o ponto de partida para novo break da chinesa que não enjeitou a oportunidade para fechar a 1ª partida logo a seguir no seu serviço.
Com 3 vitórias e 3 derrotas para cada lado, este foi uma espécie de "tira-teimas". A elegante checa deu mostras de equilibrar o 2º set até ao 2-1, mas um fulminante final da chinesa (venceu 5 jogos consecutivos) proporcionou uma vitória relativamente fácil no segundo parcial, garantindo em simultâneo a subida ao posto de nº 3 mundial e à sua primeira final no WTA Championships.
Sem comentários:
Enviar um comentário