A elite do ténis feminino reúne em Istambul, na Turquia, as oito melhores jogadoras da temporada, numa espécie de tira-teimas de um ano, em que a maior "explosão" tenistica de Serena Williams marcou pontos. A partir desta terça-feira, o espectáculo está garantido num evento em que a ausência de Maria Sharapova, é sem dúvida, o ponto negativo.
Serena Williams parte como a grande favorita, tendo a bielorussa Victoria Azarenka a principal adversária (veremos se também a única), capaz de retirar à norte-americana a possibilidade de fechar um ano que se pode considerar de ouro para ela, ainda antes do WTA Championships começar. Mas vamos por partes.
Foto WTA Tour.com |
Grupo Branco
(1) Serena Williams - A actual nº1 mundial está como nunca, sólida e dá sinais de grande frescura fisica. O seu ténis agradece, ela que registou uma temporada sensacional, é certo que surpreendida pela sua compatriota S. Stephens, no Australian Open (quartos-de-final), e em Wimbledon na 4ª ronda por uma inspirada Sabine Lisicki; mas com triunfos brilhantes na terra batida de Roland Garros e uma vez mais no US Open. Depois do já citado desaire em Melbourne Park, e após Miami, arrancou para uma série de vitórias consecutivas impressionante (34), culminando em Roland Garros mas com títulos igualmente importantes na terra batida europeia (Madrid e Roma). Ainda antes de jogar o seu Open dos Estados Unidos, onde teve réplica taco-a-taco de Victoria Azarenka na grande final, ainda venceu o torneio sueco de Bastad. Bateu-se na famosa final do Flushing Meadows perante Victoria Azarenka no mais mediático e merecido "duelo" do ano. Veremos se Istambul recebe uma vez mais uma dádiva de uma final que seria a todos os níveis titânica... Defende o título.
Presenças no torneio (7) Campeã em 2001, 2009 e 2012
(3) Agnienska Radwanska - A tenista polaca tem vindo a consolidar a presença no Top mundial, não através de grandes conquistas nos grandes palcos mundiais - refiro-me aos 4 Grand Slams, mas sim através de consistência de resultados ao longo do ano. Começou bem a temporada com os títulos em Sidney e Auckland, antes de ser "barrada" por uma agressiva Li Na nos "quartos" em Melbourne Park. Antes de ser parada por Serena em Miami, ainda esteve bem nos torneios de Dubai e Doha, atingindo as meias-finais no Qatar, e com uma presença positiva nos Emirados. Começou a "escorregar" com o inicio da temporada de terra batida ainda que tenha chegado aos quartos-de-final em Paris; provavelmente, perdeu em Wimbledon uma grande hipótese de sagrar-se campeã de um Grand Slam. Após as saídas algo precoces de Serena, Sharapova e Azarenka, foi derrotada numa maratona impressionante diante de uma inspirada Sabine Lisicki nas meias-finais. Outro falhanço registou em Nova Iorque ao ceder perante a russa Ekaterina Makarova, semanas depois de mais resultados aceitáveis em Stanford (finalista) e em Toronto (meia-final). Tem tudo para fazer uma boa campanha, mas precisa de ser mais incisiva nos momentos cruciais.
Presenças no torneio (4); Melhor Resultado: semifinalista em 2012
(5) Petra Kvitova - A checa não registou um ano brilhante. É certo que venceu no Dubai e em Tóquio, mas começou o ano com resultados demasiado discretos para a sua categoria - 1ª ronda em Sidney e 2ª ronda em Melbourne Park perdendo para L. Robson. Antes de perder a final de Katowice (d. Errani), esteve nos "quartos" em Indian Wells e na 3ª ronda em Miami. Antes de perder nos "quartos" para Flipkens, em Wimbledon, não registou grandes resultados na terra batida que está longe de ser a sua superfície favorita. Segunda ronda em Madrid e 3ª em Roma e Roland Garros foram as suas perfomances no pó-de-tijolo. Antes de novo trajecto sem especial evidência em Flushing Meadows (3ª ronda), esteve nos quartos-de-final em Toronto, 3ª ronda em Cincinnati e uma final perdida em New Haven para Simona Halep. Depois do seu título em Tóquio, chegou às meias-finais em Pequim (perdeu para Jankovic), antes de se ter lesionado, e por essas razão não esteve em Linz e em Moscovo conforme o previsto. Chega a Istambul com alguns problemas fisicos. Veremos de a paragem que foi obrigada irá afectar o seu eventual bom desempenho.
Presenças no torneio (2); Melhor Resultado:Finalista em 2011 (d. Azarenka)
(8) Angelique Kerber - A esquerdina alemã não é propriamente uma jogadora mediática, nem propriamente exuberante. Mas o que é certo é que vai consolidando a sua "estadia" entre as melhores do universo mundial feminino. Venceu na presente temporada o torneio de Linz, registou perfomances discretas nos 4 Grand Slams (4ª ronda em Melbourne Park, Roland Garros e US Open), e 2ª ronda na relva londrina de Wimbledon. Acabou depois do último Grand Slam registar a sua melhor fase, ora perdendo a final para Kvitova, em Tóquio, ora vencendo a ex-nº 1 mundial, Ana Ivanovic, no já citado torneio de Linz. Não chegou a competir em Moscovo devido a um problema abdominal. Jogadora que estando em dia sim pode ser muito incómoda às suas adversárias.
Presenças no torneio (1); Melhor Resultado:Fase de Grupos em 2012
Programa Dia 1
(1) Serena Williams vs (8) Angelique Kerber 2:1
(3) Agnienska Radwanska vs (5) Petra Kvitova 1:4
Sem comentários:
Enviar um comentário