domingo, 13 de outubro de 2013

ATP 1000 Shanghai: Novak Djokovic bi-campeão

O nº 2 mundial, Novak Djokovic, sagrou-se este domingo bi-campeão do Shanghai Rolex Masters, penúltimo evento de categoria 1000 da presente temporada. O sérvio venceu o seu 15º título da categoria 1000 e confirmou o grande momento que atravessa. A final teve a duração de 2 horas e 32 minutos e terminou com os parciais de 6-1; 3-6 e 7-6 com 7-3 no decisivo desempate da 3ª partida. 

Associated Press


A final disputada esta manhã, horário de Lisboa, pode ser dividida em duas "finais". A final do 1º set, em que Djoker comandou todas as operações, e o serviço de Del Potro não apareceu (apenas colocou 56% de primeiras pancadas), o que facilitou um pouco as coisas ao sérvio. "Nole" não se fez rogado, aproveitou tal facto, e não deixou neste período que a direita bem pesada de Del Potro  fizesse q.b mossa no seu jogo. Tais características no encontro proporcionou um claro 6-1 no 1º set ao tenista balcã. 

A segunda parte da final começou com o inicio do 2º set. A disputar a sua terceira final de categoria 1000, "A Torre de Tandil" elevou o nível do seu jogo, nomeadamente com a sua 1ª pancada, situação que alterou profundamente as nuances do "duelo". Del Potro aproveitou a única ocasião que dispôs no "saque" de Djokovic, no 2º parcial,  para fazer o break, mas o suficiente para levar a final para o 3º partida. 

Nesse período, ambos os jogadores estiveram muito perto do seu melhor. Del Potro conseguia colocar pressão no jogo do sérvio, aproveitando a "simbiose" entre o seu forte serviço e a sua profunda e pesada direita. Por seu turno, Djokovic procurava fazer a diferença com o seu forte jogo defensivo, o que acabou por ser cirurgicamente aproveitado no desempate da 3ª partida.  Um mini-break no desempate do 3ª parcial, já depois de ter desperdiçado 2 match-points no serviço de Del Potro, foi suficiente para lograr a vitória. 

Este foi o 5º título de Djokovic em 2013. A saber: Austrália Open, Dubai, Monte Carlo e Pequim, e o seu 15º titulo 1000 da carreira. Em termos absolutos, o agora nº 2 mundial conseguiu o seu 39º título absoluto na lista ATP: Já, Juan Martin Del Potro, perdeu a sua 3ª final de categoria 1000 (Open Canadá, em 2012), e já este ano  a final de Indian Wells. 

Sem comentários:

Enviar um comentário