quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Davis Cup 2013: Antevisão Grupo Mundial (Meias-finais)

A actual detentora do ceptro, a Rep. Checa recebe na bonita O2 Arena de Praga a equipa argentina, "orfã" de Juan Martin Del Potro (por opção) e de David Nalbandian (recuperação de uma cirurgia). A equipa da casa parte assim como teoricamente favorita, num confronto directo na prova em que os europeus levam a melhor por 4-1. Já, na outra meia-final, Sérvia e Canadá discutem a outra vaga na final. 

A selecção argentina irá tentar uma surpresa em Praga, tentando vingar a derrota do ano passado em Buenos Aires na mesma fase da prova (meias-finais). Na altura, os europeus levaram a melhor por um apertado 3-2, com Thomas Berdych a ter um papel preponderante a vencer os dois encontros individuais e participando ao lado de Radek Stepanek no encontro de pares, eles que curiosamente se juntam este ano pela primeira vez na prova para defender as cores checas. Do lado alvi-celeste a "raça" de Juan Monaco e Carlos Berlocq irão tentar fazer estragos mas a tarefa não se afigura fácil. No primeiro dia da prova, Radek Stepanek e Carlos Berlocq abrem as hostilidades seguindo-se o "duelo" Berdych - Monaco. A superfície Indoor da já citada O2 Arena de Praga empresta um pouco mais de favoritismo à equipa da casa. A Argentina procura o seu 1º título na prova depois de ter perdido três finais (duas ocasiões para a Espanha, em 2008 e 2011), e a sua primeira presença na eliminatória decisiva frente à Rússia em 2006. Enquanto a selecção europeia comanda o ranking mundial da Taça Davis - venceu o ano passado o seu 1º titulo na Davis -, a Argentina ocupa o actual 4º posto do ranking da prova. 



Já em Belgrado, a Sérvia de Novak Djokovic procura o seu 2º título na centenária prova. Recorde-se que a Sérvia jogou muitos anos com as insígnias primeiro da Jugoslávia e depois entre 2004 e 2006 da Sérvia e Montenegro. Após o título de 2010, a Sérvia procura nova presença na final contando como é natural com o nº 1 mundial, Novak Djokovic como a sua principal figura. O actual nº 2 sérvio, Jankko Tipsarevic (nº 23 ATP), e a experiente dupla de pares Ilija Bozoljac e Menad Zimonjic completam a equipa balcã. "Do outro lado da barricada" estará a equipa canadiana comandava por Milos Raonic. Vasek Pospisil, que protagonizou um Open do Canada excelente (nº 41 mundial), tentará auxiliar nos encontros de singulares, estando prevista a presença também de Pospisil na variante de pares mas ao lado de Frank Dancevic.Esta é curiosamente a segunda vez que o Canadá chega a tão adiantada fase da prova, todavia, a primeira vez que o conseguiu foi já na longuínqua edição de 1913. Aliás, desde que o Grupo Mundial foi criado em 1981, o Canadá apenas venceu duas eliminatórias no Grupo Mundial - na 1ª ronda da edição deste ano frente à Espanha e diante da Itália nos quartos-de-final. Esta é a primeira vez que ambos os países se encontram na prova. 

Sérvia vs Canadá 0:0


Play-offs de Manutenção no Grupo Mundial





















Sem comentários:

Enviar um comentário