quarta-feira, 1 de maio de 2013

Portugal Open 2013 (ATP) Dia 5 ao Raio-X

Hoje, quarta-feira, feriado nacional, o público aproveitou para ocorrer ao Vale do Jamor num dia em que o sol apareceu em força e deu uma vida maior ao Portugal Open. Quiça, inspirado por tal facto, E. Roger Vasselin ofereceu bastante réplica ao nº 4 mundial, David Ferrer que procura em solo lusitano o seu 21º título ATP e o 3º da temporada.
 
Não foi uma exibição uniforme do tenista de Javea que principalmente na segunda partida ofereceu algumas oportunidades ao jogador gaulês que ocupa o posto nº 73 da hierarquia mundial. Depois de uma primeira partida em que David Ferrer esteve cirúrgico (aproveitou a sua única oportunidade de break para resgatar o set inaugural) - 6-4, o espanhol baixou o seu nível de jogo graças a desconcentração evidente. Ao invès, Vasselin não se mostrou rogado e aproveitou tal facto para adiar para a 3ª e decisiva partida a definição do encontro, depois de aproveitar três das oito oportunidades que teve ao seu dispor para romper o "saque" do espanhol. David, que já havia derrotado no Australia Open o jogador francês (em três partidas),  voltou a elevar um pouco mais o seu nível médio de jogo. Aproveitando uma das duas oportunidades de break que conseguiu na "negra" assinou uma vitória que lhe proporciona estar nos quartos-de-final diante do romeno Victor Hanescu. O "carrasco" de Rui Machado no torneio ultrapassou o talentoso francês - mais um a ser eliminado -, Benoit Paire, este com o estatuto de 6º cs. Uma maior consistência do "duro" tenista romeno foi um dos principais factores a contribuir para uma vitória por 7-6 e 6-4 ao cabo de uma hora e trinta minutos de encontro.

No outro embate dos quartos-de-final já definido, o italiano Fabio Fognini irá medir forças com o qualifyer espanhol P. Carreno Busta. O tenista transalpino sobreviveu a um "duelo"cem por cento italiano diante de Paolo Lorenzi. O embate foi  muito intenso e resolvido ao cabo de duas horas e quarenta e dois minutos, ele que ganhou apenas mais quatro pontos do que o seu compatriota o que comprova o equilibrio presente. Finalmente, no último encontro do dia, P. Carreno Busta confirmou o estatuto de principal outsider na prova portuguesa depois de vencer o talentoso belga David Goffin. Recorde-se que o tenista de Gijon, nos três primeiros meses do ano, venceu sete torneios da 3ª divisão mundial -"futures". Amanhã, quinta-feira, jogam-se os restantes quatro encontros dos oitavos-de-final, entre eles o "duelo" Gastão Elias vs Denis Istomin e , Stanislas Wawrinka (2º cs) diante do espanhol Albert Ramos.  
 
 
[1] [WC] D Ferrer (ESP) d E Roger-Vasselin (FRA) 64 46 63
P Lorenzi (ITA) vs [4] F Fognini (ITA) 67(5) 75 46
V Hanescu (ROU) d [6] B Paire (FRA) 76(2) 64
[Q] P Carreno-Busta (ESP) vs D Goffin (BEL) 16 62 62

Sem comentários:

Enviar um comentário