segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Fed Cup 2013 (Grupo Mundial): Ao Raio-X

Foi um fim-de-semana muito emotivo, este que ficou reservado para as emoções da Fed Cup, a competição feminina mais importante ao nível de países. A Rep. Checa confirmou o estatuto de bi-detentora do "ceptro" ao "cilindrar" a Austrália de S. Stosur por um redondo 4-0. O momento-chave da eliminatória foi  sem dúvida quando S. Stosur dispôs de match-point diante de P. Kvitova (no 3º singular), mas acabou por permitir a reviravolta da nº 1 checa. Os dois desaires de Stosur - primeiro diante de Safarova, e depois do já citado encontro face a Kvitova -, acabaram por pesar sobremaneira na eliminatória.
 
Nas meias-finais a selecção checa irá viajar até Itália, onde mora uma selecção muito homogénea que conseguiu apenas no derradeiro encontro de pares a qualificação. A jovem equipa norte-amricana comandada pelas jovens J. Hampton e V. Lepchenko acabaram por surpreender. E tal facto, deveu-se muito à grande prestação de Lepchenko que venceu os dois singulares (primeiro diante de Vinci, depois frente a Errani). Todavia, a dupla italiana recente vencedora do Australia Open acabou por fazer a diferença no encontro de pares e bateu por duplo 6-2 a sua "parelha" adversária Lepchenko/Huber.
 

Na outra meia-final, estarão frente-a-frente a equipa russa e a Rep. Eslovaca. A Rússia sentiu bastantes dificuldades para bater o Japão que esteve mesmo a vencer por 2-1 (vitórias de A. Morita frente a E. Makarova e diante E. Vesnina), mas nos derradeiros dois encontros, a equipa da casa deu a volta ao marcador, primeiro, com a vitória em singulares de E. Makarova (vs K. Date-Krumm), depois da mesma jogadora ao lado de E. Vesnina ao bater a dupla A. Morita/ M. Doi.
 
Por seu turno, a Eslovaquia com Hantuchova e Cibulkova ultrapassou a Sérvia que não apresentou as suas duas melhores jogadoras. A. Ivanovic e J. Jankovic estiveram ausentes e disso sentiu (e muito) a equipa da casa. A eliminatória ficou marcada pela lesão de D. Cibulkova que foi forçada a abondonar quando batia V. Dolonc por 6-4 e 5-4 (no 2º singular), e também do encontro decisivo que opôs J. Cepelova e B. Jovanovski que saiu favorável à tenista forasteira por 11-9 no 3º set.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário